O que é Flywheel Marketing e como ele ajuda a crescer naturalmente

Por Gustavo Santi Terça-feira, 19 de maio de 2015

Flywheel MarketingAplicar o conceito do flywheel marketing, com uma boa estratégia de conteúdo, pode te ajudar a crescer naturalmente e obter um bom posicionamento no ranking de pesquisas do Google.

Já está claro que SEO é uma obrigação para os profissionais de marketing que atuam com conteúdo online. Não dá mais pra brincar de campanhas online sem ter uma boa estratégia para construir a sua reputação na internet. E é nesse sentido que entra o conceito do flywheel marketing.

Mas o que é Flywheel?

Pense em uma roda propulsora, daquelas em que é difícil de iniciar o primeiro movimento, seja ela uma catraca de bicicleta, uma roda de carro ou a de uma hélice de um grande navio. Começar a rodá-la é difícil, é duro e demora um pouco. Mas ao manter o ritmo, esta roda gira praticamente sozinha, sem muitos esforços.

E é desta forma, como uma boa estratégia de SEO, que você pode aplicar o conceito na construção da reputação online. Com o tempo, você percebe que o conteúdo ganha uma melhor posição no ranking do Google e, com isso, começa a investir em palavras-chave que estejam de acordo com o seu ramo de negócio.

Ao nortear um ramo específico e trabalhar em cima deste conteúdo com SEO, você pode começar uma campanha de Google Ads, para impulsionar os seus resultados. O que ajuda, mas ainda não garante, resultados contínuos no alcance de mais usuários.

Como crescer naturalmente?

Se você tem um site, você deve fazer a distribuição de conteúdo dentro dele, através do link building, aplicando estratégias de SEO com materiais de qualidade que tenham a ver com o seu ramo de atuação. Isso irá melhorar a sua reputação.

Com o tempo, você irá perceber que a sua reputação já está forte, que as pessoas encontram aquele seu conteúdo postado há meses – e até anos – por ter conquistado um bom posicionamento nas pesquisas. Será o momento em que o SEO fica mais fácil. Já que você sabe quais palavras, temas e conteúdos poderá abordar no seu negócio.

Com o seu site aparecendo na primeira página dos resultados do Google, será mais fácil publicar qualquer coisa, já que o alcance é maior. Será a hora em que várias pessoas passarão pela sua “vitrine”. É quando você tem certeza de que qualquer conteúdo que você publicar, muitas pessoas irão ver. Seja um vídeo, um artigo, um e-book para captar mais base de dados ou um novo produto no seu e-commerce. Você escolhe.

Compartilhe conteúdo e ganhe reputação

Fazer a roda girar não está ligado apenas ao trabalho de produzir conteúdo dentro de um site e distribuí-lo no Google com a ajuda do Adwords. É preciso, também, realizar testes em outros canais, como no Twitter e no Facebook. Isso possibilitar que você encontre novos públicos que precisem de algo que o seu negócio pode oferecer.

É quando, de repente, diversas pessoas começam a te seguir no Twitter, pelo fato da própria ferramenta te sugerir como uma pessoa influente que compartilha conteúdos relacionados com amigos. E isso pode ser fantástico para a sua estratégia online.

Automatize para envolver

E mais do que utilizar uma roda em movimento como oportunidade para, apenas, divulgar o que você quiser, é preciso fazê-la girar para manter o seu conteúdo envolvendo as pessoas. É um exercício constante de atualização para que a roda continue gerando resultado.

Neste post nós damos algumas dicas de e-books gratuitos sobre marketing digital e e-commerce

Aplicar o conceito de Flywheel marketing pode ser simples, mas não é fácil. É preciso estar disposto a inovar nos canais e perceber que é possível obter resultados até em campanhas de e-mails. Você ganhará mais assinaturas, suas taxas de abertura irão aumentar e você terá uma entrega maior. Tudo isso pela reputação que construiu em toda a estratégia.

Na teoria, tudo é bonito. Pode parecer fácil aplicar essas estratégias, mas sabemos que nem todos conseguem obter o resultado esperado. Para isso, é preciso estar disposto a arriscar em novos ramos, temas e nichos de mercado sabendo que, em algum momento, você poderá desistir por exaustão.

Ao mesmo tempo em que, algum concorrente seu, pode aplicar o mesmo conceito do Flywheel Marketing e persistir nos testes, mesmo que sem novos ganhos no médio prazo. Até que ele consiga o resultado esperado enquanto você desistiu no meio do caminho. É tudo uma questão de ter disposição para enfrentar fracassos e enxergar oportunidades em novos conteúdos.

E para minimizar as chances de dar errado, é precisar falhar logo, analisar dados e mensurar. O tempo todo. Estar ligado no Analytics dia após dia. Comparando números, fazendo testes e segmentando para obter resultados digitais. Essa visão constante do todo fará com que você encontre novos caminhos, diminuindo custos e obtendo mais conversões no seu marketing online.

Deixe seu comentário

1 comentário

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Commenting as Anonymous

Hosted by: Dialhost Webinars transmission: Qualified Leads: Dialhost Recruitment & Selection: Dialhost Metrics & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost