Scanner de impressão digital da Apple pode impulsionar Mobile Commerce

terça-feira, 10 de setembro de 2013 1 comentário
tags: ,

Com o lançamento dos iPhones hoje, 5S e 5C, vale falar da próxima geração de smartphones ou tablets que virão equipados com scanners de impressões digitais, aumentando a segurança dos usuários nos aparelhos e também no e-commerce de bolso.

Liderando dispositivo móvel fabricantes Apple e Samsung estão no caminho da inclusão de scanners de impressões digitais nos smartphones. Inicialmente, os scanners de impressões digitais irão ubstituir as senhas utilizadas para fazer login em dispositivos, mas as melhorias posteriores podem significar que o uso desses scanners pode funcionar para verificar pagamentos móveis e fazer compras direto nos smarphones.

“Como os consumidores dependem cada vez mais dispositivos móveis para realizar transações e armazenar dados pessoais, uma solução confiável de autenticação do lado do dispositivo pode tornar-se uma necessidade”, disse a analista Maynard Um para a Apple Insider.

Como esse recurso pode impactar Mobile Commerce
O argumento de que a segurança biométrica – ou seja, usando traços humanos para identificação – vai afetar o comércio móvel inclui a ideia de que a biometria, como scanners de impressões digitais, será um tanto mais seguro e mais fácil de usar do que os métodos de segurança de pagamentos móveis hoje existentes.

Smartphones atuais, que contêm uma quantidade significativa de informações pessoais e, em alguns casos, carteiras digitais titulares de números de cartões de pagamento e informações bancárias, geralmente são protegidos com senhas de quatro dígitos ou outros padrões.

Fora a sensação de segurança que o recurso passa, o scanner de impressão digital elimina a “tarefa” de fazer login, cadastro, e digitar várias informações no mobile. Pensando alto, isso pode até substituir os open ID s, que fazem logins com contas de Facebook e Twitter.

Já pensou? Para verificar uma transação, basta tocar no dispositivo móvel, scannear a sua digital e certificar que é você quem está fazendo a compra/transação. Então vemos o futuro mobile avançando cada vez mais.

O mobile commerce já é um dos canais mais importantes do comércio online. Somente os e-commerces móveis dos Estados Unidos, por exemplo, somaram 4,7 bilhões no segundo trimestre de 2013, de acordo com o monitoramento da ComScore. Em 2013 os gastos no mobile commerce nos EUA podem chegar a 25000 milhões de dólares até o final da temporada de compras de Natal.

A Apple comprou a patente que suporta scanner de impressões digitais
A empresa tomou duas ações no ano passado que fez com que especulações já fossem criadas sobre o lançamento dos próximos iPhones com o recurso embutido.

Primeiro, a Apple adquiriu a empresa de segurança móvel AuthenTec por cerca de 356.000 mil dólares. AuthenTec tinha sido um líder no desenvolvimento e fornecimento de sistemas de autenticação de impressão digital, incluindo scanners de impressões digitais utilizados em alguns sistemas portáteis HP.

“A Apple quer ser o campeão do comércio móvel”, ABG Sundal Collier analista Per Lindberg disse em um relatório publicado em agosto. “Eles provavelmente querem integrar [impressão digital digitalização] em estreita colaboração com a App Store. Mas é por isso que eles compraram AuthenTec ano passado. Faz parte da estratégia. ”

Em julho deste ano, o Patentes e Marcas dos EUA revelou uma patente da Apple para um scanner de impressão digital que alguns acreditam é baseado na tecnologia AuthenTec.

Diagrama da patente do scanner de impressão digital da Apple

Diagrama da patente do scanner de impressão digital da Apple


Hoje foi o lançamento do iPhone barato e do prateado/dourado da Apple. E olhando para o e-commerce, já podemos imaginar um mundo de oportunidades nos meios de pagamento e certificação via mobile.

Muitos adoraram a nova opção. Já outros, criticaram o modo como a empresa capta os dados dos usuários, questionando sobre a privacidade desses dados.

Estamos cada vez mais conectados.

Com informações de Practical E-commerce

Gustavo Santi

Gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil e sócio do Laboratorium.

Últimos posts de Gustavo Santi

1 comentário Comente também

  1. Não acredito que aqui no Brasil isso vá pegar de cara. Lá fora as coisas funcionam bem, o povo se adapta. Aqui os brasileiros ainda compram o smartphone por status e não pela usabilidade que ele proporciona. Acho que vai demorar um pouco, mas que é uma tendência, pode apostar !

Dê Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Este projeto é mantido pelas empresas:

Oferecido e patrocinado por: