Acesso rápido
Fernando Di Giorgi

Palestra: Estudo analítico de três dos maiores marketplaces do Brasil

13 de novembro, 09h30 – E-Commerce Brasil HUB

Será mostrado um quadro geral com os principais indicadores de cada mercado com o intuito de identificar as diferenciações entre eles. Tendo em mente as características mais marcantes de cada mercado, serão exibidos, por departamento, os vendedores líderes de preço de cada um deles com duplo objetivo: conhecer os líderes do buy box e, em particular, a participação e liderança da loja âncora. Logo, serão exibidos dados orientados à visão do vendedor e do consumidor.

Para o vendedor, interessa saber com quem ele concorre. Assim, o enfoque no vendedor visa mostrar quem são e qual a importância relativa dos competidores em cada mercado. Para tanto, serão mostrados dados relativos à oferta (distribuição agregada dos vendedores por quantidade de SKU), ao nível da concorrência (distribuição agregada de das ofertas por quantidade de vendedores) e ao nível médio de concorrência (distribuição dos vendedores por ranking).
Para o consumidor, interessa a intensidade da competição entre vendedores reduzindo preço e qualificando serviços. O enfoque no consumidor concentra-se na concorrência por SKU. Serão mostrados e analisados dados relativos à quantidade e à variedade da oferta e sua segmentação.

Todos os mercados têm comportamento idêntico quanto à concentração das ofertas por vendedor, isto é, poucos vendedores têm a grande maioria das ofertas. Dessa forma, é indispensável analisar em detalhe o comportamento dos 30 principais vendedores de cada mercado em termos de variedade, dispersão e composição (exclusivas e concorrenciais) das ofertas.

Por fim, serão apresentados dados referentes às lojas âncora. Elas exercem triplo papel: são proprietárias da plataforma e da audiência de marca; corresponsável pelas vendas de mercadorias de seus associados (P3) e vendedora de mercadorias de sua propriedade (P1) em concorrência com os demais vendedores. Interessa saber em quais departamentos ela opera, a intensidade e liderança de preço de sua atuação. Pelas escolhas das lojas âncora, percebem-se suas preferências.

Conteúdo Programático

O participante terá uma visão panorâmica dos marketplaces da Americanas, Walmart e Extra, partindo do geral para o particular, dos departamentos e categorias para os SKUs, os vendedores e os preços.

A finalidade é fornecer informações necessárias à análise da concorrência interna, da política de seleção de vendedores, da composição do portfólio e da estratégia de operação com mercadorias próprias de cada um dos mercados.

A apresentação, totalmente constituída por gráficos e tabelas, baseia-se na mineração e interpretação dos dados fornecidos pela Precifica.

Data

O workshop, presencial ocorreu no dia 13/11, das 00h00 às 00h00, horário de Brasília.

Local

E-Commerce Brasil HUB
Rua Oscar Freire, 2379

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.