Zee.Dog: uma loja de acessórios para pets… feita para humanos

por Júlia Rondinelli Segunda-feira, 30 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 13 minutos

“Coleiras, guias e peitorais para cachorros de atitude” diz a aba aberta do e-commerce da Zee.Dog antes mesmo do clique. A marca, criada em 2012, por donos insatisfeitos com as opções de produtos para pets, ganha cada vez mais destaque em um mercado que não se deixou abater pela recessão econômica no Brasil nos últimos meses.

De acordo com o Instituto Pet Brasil, o setor de serviços e produtos para pets vem crescendo solidamente desde 2016. A última pesquisa concluída apontou que, entre 2016 e 2017, o mercado cresceu 7%. Dentro desse contexto, muitas marcas estão aproveitando para participar mais ativamente das expectativas de consumo dos donos de animais de estimação. Entre elas, destaca-se a Zee.Dog.

Zee.Dog no mercado pet

Com o intuito de oferecer personalidade ao cotidiano de cães e gatos, a marca conquista muito mais do que o coração dos bichinhos. São os donos os verdadeiros encantados e consumidores do mercado pet. O próprio institucional da Zee.Dog prega a premissa de que a marca é diferente por suprir uma personalidade ausente no mercado.

De acordo com Augusto Alves, E-commerce Manager da Zee.Dog, “acessórios de cachorro nunca foram vendidos ou usados como produtos de expressão, produtos que demonstram uma extensão do seu estilo de vida, assim como o sapato que você usa, sua calça jeans e o relógio no seu pulso”. A partir disso, nasceu o compromisso da empresa em se dedicar a vender produtos não só de qualidade, mas com um diferencial de estilo, que, claro, custa mais caro.

E o consumidor está disposto a pagar por um motivo muito simples: uma pesquisa recente da MindMiners revela que 88% dos cachorros adotados são considerados um membro da família pelos donos. E um membro pet da família precisa compartilhar o life style dos humanos, conquistados pela proposta da Zee.Dog.

Augusto Alves explica que a qualidade dos produtos é outro fator relevante para o apego dos consumidores à marca. “Nós criamos e desenvolvemos produtos de expressão, que ajudam a tornar a vida dos nossos clientes e a de seu cachorro muito mais cool”.

Um pouco mais do que um estilo ‘cool’

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abnet), o faturamento total do setor em 2017 foi de R$ 20,3 bilhões somente no Brasil. Dessa quantia, 7,9% foram gastos com o segmento Pet Care, que inclui equipamentos, acessórios e produtos de higiene e beleza, no qual se encaixa a Zee.Dog.

Assim, oferecer produtos diferenciados que agradem aos consumidores mais exigentes é uma oportunidade de crescer e ser referência em um mercado que tem muito para crescer. O cachorro não se importa com a cor da sua coleira ou com o estilo do brinquedo que mastiga, mas seus donos, sim.

A venda de alimentos ainda é, em disparada, a principal fonte de gastos com os animais. A Abnet estima que 70 % dos gastos mensais de quem tem um animal de estimação são com comida. Diversas empresas e empreendedores têm nessa realidade uma oportunidade para crescer. Além de encontrar no mercado rações, petiscos e patês para todos os tipos de cães, hoje é possível encontrar e encomendar sem esforço marmitas específicas para a dieta de cada bichinho.

Mesmo estando na menor fatia do percentual de consumo, quem aposta em acessórios para pets pode se assegurar de que, cada vez mais, os humanos estão dispostos a investir na qualidade de vida de seus amigos de quatro patas.

Há espaço para todos (humanos, animais e vendedores) e em todos os lugares

De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 132 milhões de pets no Brasil. Destes, 53 milhões são cachorros, principais fontes de inspiração para produtos da Zee.Dog.

Uma pesquisa da Euromonitor aponta que o Brasil tem a 4ª maior população de animais de estimação do mundo e ocupa a 3ª maior posição em faturamento com o setor. Fica atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. O Brasil é, então, um ótimo mercado para investir no segmento, mas não é o único. A própria Zee.Dog apostou no mercado internacional como forma de fortalecer a marca.

Desde 2016, a empresa investe em lojas nos Estados Unidos. Busca, assim, maior reconhecimento pela distinção de seus produtos e aposta na experiência de compra. As duas principais lojas fora do Brasil, a de Nova York e a de Las Vegas, ambas nos melhores cenários de consumo do “sonho americano”, contribuem para que as pessoas entendam o conceito e o estilo por trás dos acessórios exclusivos.

A confecção dos produtos não é focada apenas no estilo, no entanto. Por mais relevante que seja para os donos, responsáveis pela escolha e compra dos acessórios de seus pets, existe também uma pesquisa estrutural focada em vestir e atender melhor. Pensando nisso, foi criado um Zee.Lab para que os designers pudessem criar e aprimorar os modelos com a identidade da marca. Detalhe: fica em Madri, uma das maiores referências mundiais em moda e consumo.

“Em tudo que criamos, buscamos sempre unir ergonomia e otimização de funções, proporcionando o máximo de conforto e segurança”, explica Alves. “O resultado são produtos completos criados como uma extensão do nosso estilo de vida”.

Construção de uma imagem

Para o executivo, o principal cuidado em levar a marca para fora foi a construção da imagem da Zee.Dog. Isso justamente por se basearem tanto na proposta de extensão do life style dos donos para os bichinhos. A internacionalização, mesmo que bem-sucedida, é um processo constante: “nos EUA, nós precisamos ainda disseminar o nosso propósito pra cada vez mais nos tornarmos uma marca de referência no seguimento”, explica Alves.

A pesquisa da MindMiner revela que 40% dos entrevistados gastam com roupas e acessórios para os seus pets; outros 44% alegaram uma ocasião especial (aniversário do pet, Natal e outras comemorações) como motivo para a compra de roupas ou acessórios. Das 500 pessoas entrevistadas no estudo, 45% afirmaram que gastam entre R$ 101,00 e R$ 300,00 por mês com os bichinhos, sendo que a maioria tem apenas um cachorro de estimação.

Com um mercado tão aquecido e com tantas possibilidades de produtos, preços e finalidades, Alves explica que fidelizar o consumidor vira um diferencial. A possibilidade aparece quando, através do atendimento personalizado, o consumidor reconhece o valor da marca pela inovação e qualidade dos produtos. “Além de vender produtos e acessórios para cachorros e gatos, a marca sempre está empenhada em várias causas sociais”.

Quem ama adota

Dentro do universo da Zee.Dog, “conectar pessoas e animais” é mais do que um slogan. A empresa emprega parte do lucro da venda de cada produto em salvar animais abandonados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 30 milhões de animais abandonados no Brasil. 10% dos cachorros das cidades grandes estão sem um dono.

“A boa vontade das pessoas não dá conta da quantidade de animais abandonados, e é justamente daí que vem a nossa motivação”, diz Alves sobre as ações pelos animais feitas pela Zee.Dog. “Além da doação de parte do lucro das vendas de ações que fazemos durante o ano, são realizados mutirões em abrigos e instituições”.

Um cachorro de rua vive, em média, dois anos. Em um cenário com tantos animais abandonados, o comprometimento da marca com a causa é fazer com que o amor e a vida sejas possibilidades para todos os animais, não só aqueles considerados da família.

A “grife” alternativa Zee.Dog começou depois da adoção de dois cachorros, que tiveram a oportunidade de viver em um lar e serem amados. Sem eles, não haveria hoje os acessórios estilosos ou a loja no exterior. “A missão é simples: ajudar no que for preciso e, acima de tudo, dar muito amor para cachorros ainda sem lar”, conclui Alves.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!

Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.