Logo E-Commerce Brasil

Z: a geração que valoriza a jornada

Por: Pyr Marcondes

Senior Partner Pipeline Capital

Pyr Marcondes é um dos profissionais mais experientes do marketing e da comunicação no Brasil, com mais de 40 anos de atuação no setor. Atualmente, é Senior Partner na Pipeline Capital e colunista do Propmark, além de sócio e curador da Innovation Experience. Foi fundador e CEO do Grupo M&M (Meio & Mensagem), e também ocupou cargos de liderança na Eletromidia e na MField, atuando em projetos de transformação digital, mídia e inovação. É formado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP e possui especializações em negócios e inovação pela Singularity University e pela Harvard Business School. Ao longo da carreira, também integrou conselhos de empresas e instituições ligadas ao marketing e à pesquisa de dados, como o IBPAD.

Ver página do autor

Contrariando estereótipos sobre a impaciência da geração Z, pesquisas recentes mostram que esses consumidores frequentemente preferem experiências de compra que ofereçam contexto, significado e descoberta.

Três jovens sorridentes tiram uma selfie juntas. Elas usam roupas e acessórios coloridos e estilosos.
Imagem: Freepik.

Os nativos digitais cresceram em um ambiente de abundância de escolhas. Para eles, a escassez não é de produtos, mas de experiências significativas.

Descoberta com propósito atrai mais que variedade

Eles não precisam de mais um app que mostre milhares de opções em segundos – eles valorizam plataformas que os ajudem a navegar nesse mar de possibilidades com propósito.

A Depop, marketplace de moda second-hand que foi adquirido por US$ 1,6 bilhão, exemplifica essa abordagem.

A plataforma é deliberadamente menos otimizada que marketplaces tradicionais, favorecendo a exploração e descoberta sobre a eficiência pura.

Os usuários passam em média mais de dez minutos por sessão – um número impressionante comparado aos 4-5 minutos típicos em sites de e-commerce convencionais.