O YouTube como ferramenta para aquisição de leads

por André Palis Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Até há alguns anos, o uso do YouTube pelas empresas passava por uma estratégia que era, principalmente, de construção de marca. Os filmes institucionais eram os preferidos das companhias. Elas faziam uma grande produção com entrevistas de funcionários, imagens aéreas da sede e uma animação bonita da logomarca no final. O objetivo era apresentar a marca, emocionar, impactar e criar uma boa impressão no cliente.

Você ainda vai encontrar esse tipo de estratégia no YouTube, mas, atualmente, ela deixou de ser a principal aposta das marcas para essa mídia. Com os avanços na tecnologia do Google e as diversas possibilidades trazidas pela plataforma, o YouTube se transformou em uma ferramenta poderosa para campanhas de aquisição de leads.

Youtube e aquisição de leads

Os motivos para tanto potencial são vários. A começar pelo tamanho da plataforma e por sua capacidade de alcance. São mais de um bilhão de usuários: quase um terço dos internautas. Além disso, o YouTube é a segunda ferramenta de busca mais usada no mundo, perdendo apenas para o Google.

O YouTube também se tornou muito mais versátil. Por lá, é possível encontrar os filmes institucionais muito bem produzidos, mas também vídeos mais simples. Dá para fazer tutorial, entrevistas, vídeo de depoimentos e até transmissão ao vivo. Uma infinidade de possibilidades que podem ser exploradas em diferentes estratégias de marketing.

Aliás, já existem ferramentas para criação automática de anúncios em vídeo. Por meio delas, é possível produzir todo tipo de conteúdo customizado para cada uma das potenciais audiências, o que aumenta a eficiência das campanhas.

Ímã de leads

Talvez, você ainda não tenha entendido por que essa plataforma se tornou um verdadeiro ímã de leads. Eu explico: é que o vídeo não precisa ser um monólogo da empresa. Também não é a intenção substituir o cinema, esperando que o usuário se sente concentrado à frente do computador ou do celular, enquanto assiste aos vídeos, comendo pipoca. O anúncio em formato de vídeo pode e deve ser interativo.

E, dentro desse conceito de diálogo com o usuário, há uma série de possibilidades. Dá para adicionar cards interativos nos vídeos, direcionando os usuários à páginas específicas, de acordo com a estratégia da campanha. Também é possível inserir imagens, frases e os famosos calls-to-action. O direcionamento pode ser para um site institucional, uma página de promoção ou até outro vídeo sobre assuntos relacionados.

Convencimento

Os leads também são consequência do potencial que os vídeos têm para convencimento do usuário. Pense em uma situação em que o cliente está em dúvida entre o seu produto e o do concorrente, que são muito parecidos. Se a sua página inclui um vídeo com mais detalhes dele ou, quem sabe, depoimentos de quem usou, sua chance de conversão será muito maior do que a página do concorrente que ofereceu apenas um bloco de texto.

Leia também: WhatsApp é principal fonte de informação do brasileiro, diz pesquisa da Câmara e do Senado

Os vídeos também podem ser uma excelente ferramenta para oferecer promoções por e-mail marketing. Todos os dias os usuários recebem milhares de mensagens e, na luta pela atenção deles, muitas marcas apostam em textos engraçadinhos e até memes. Mas, fique atento: um vídeo poderá ser um grande diferencial. Lembre-se: a ordem é se destacar!

Percebe como a segunda plataforma de busca mais acessada no mundo pode trazer resultados reais para os negócios? Basta um olhar mais atento à mídia, que pode até ajudar a emocionar e a encantar clientes, mas também é poderosa em convencer, direcionar e converter.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.