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O WhatsApp Marketing como uma ferramenta potente para seu negócio

Por: Gustavo Perina

Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Criou a Webstore em 2009, uma das pioneiras do mercado de plataforma de e-commerce, com intuito de levar às pequenas e médias empresas de varejo uma tecnologia de ponta com custo acessível. Através de sua plataforma, ajudou a criar mais de 100 mil lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos.

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensageria mais relevantes do mercado e o mais presente no Brasil, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Segundo a pesquisa “Panorama sobre mensageria móvel no Brasil”, realizada pela Mobile Time e Opinion Box, 98% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter o aplicativo de mensagens instalado em seu smartphone e 95% dizem acessar o aplicativo diariamente.

Imagem de uma pessoa utilizando o WhatsApp no celular

Empresas já são adeptas do WhatsApp marketing e utilizam o aplicativo como canal de divulgação, atendimento e vendas.

Através dele os usuários concentram todas as suas mensagens, grupos de assuntos diversos e conversas com amigos. Inclusive, o interesse dos usuários em permanecer utilizando o WhatsApp o torna uma grande ferramenta para alavancar os negócios. Empresas dos mais diversos segmentos já são adeptas do WhatsApp Marketing e utilizam o aplicativo como canal de divulgação, atendimento e até mesmo venda direta.

Quais os benefícios do WhatsApp para um e-commerce

Confira alguns dos pontos positivos que mais se destacam no uso do WhatsApp para e-commerces:

Catálogo de produtos

Se sua empresa vende por e-commerce, no WhatsApp, o catálogo de produtos se torna sua vitrine de produtos de fácil acesso. Essa função poupa tempo, pois você não precisa enviar o catálogo para todo novo cliente. Afinal, ele ficará disponível para quem for entrar em contato com você no resumo do seu perfil, se tornando muito mais prático para você e para o cliente.

Mensagem automática

Com o WhatsApp Business é possível criar algumas mensagens automáticas de saudação e com limite de horário, que irão facilitar o atendimento para ambos os lados da compra. Você pode, por exemplo, incluir uma mensagem indicando o horário de atendimento ou a forma com que cliente deve fazer o pedido de forma que fique mais ágil para sua operação.

Perfil da empresa

Ao criar uma conta no WhatsApp Business você consegue configurar todas as informações de sua empresa — como horário de funcionamento, link para o site, catálogo de produtos, endereço e e-mail para contato. Esses dados servirão como um cartão de visitas, abrindo mais algumas informações para aqueles clientes que chegam até seu WhatsApp.

O Sucesso do WhatsApp Marketing

O WhatsApp é o canal de comunicação escolhido por mais da metade dos brasileiros. E, por isso mesmo, as empresas viram nele uma oportunidade de relacionamento e novos negócios. Afinal, trata-se de uma ferramenta dinâmica, rápida e que recentemente vem ganhando novos recursos que ajudam as empresas a transformar o aplicativo em uma extensão de seus negócios. Por ter todas essas características, atraiu atenção de diversos profissionais que passaram a criar estratégias de marketing para WhatsApp.

Com a visão de novas oportunidades, o WhatsApp Marketing vem se espalhando pelo ecossistema empreendedor como uma nova forma de criar demanda, relacionamento e negócios. Assim como o e-mail, o WhatsApp se mostra um canal extremamente versátil. De quebra, ele traz um “bônus” de ser acessado com uma frequência muito maior, aumentando as chances da sua mensagem ser lida pelo consumidor.

Porém, apesar da sua — em tese — facilidade, como qualquer outra estratégia de marketing é preciso se assegurar de ter três pontos bem definidos: objetivo, o que será feito para alcançá-lo e qual o retorno esperado.

Sem saber onde se quer chegar não é possível encontrar o caminho certo. Por isso, defina seus objetivos antes de iniciar sua estratégia de WhatsApp Marketing. Eles podem ser de vendas, relacionamento, pós-vendas, entre outros, você quem escolhe!

A partir desse momento é hora de definir como isso acontecerá. Quais ações você e seu time tomarão para alcançar os objetivos e como saberão se estão perto, longe ou até mesmo na direção certa? Ou seja, tenha um plano de ação e um acompanhamento firme das métricas.

A seguir, listei 8 dicas de ouro de o WhatsApp Marketing para e-commerce:

1 – Seja pessoal

O WhatsApp é um canal de conversa em tempo real e originalmente utilizado para interagir com outro ser humano. Por isso evite escrever de forma muito robotizada. Ou seja, conheça seu público, entenda a linguagem dele e adapte sua mensagem.

2 – Não encha seus contatos com propaganda

Da mesma forma que os usuários de e-mail colocam no spam as empresas que enviam conteúdos ruins, os usuários do WhatsApp vão bloquear seu número caso suas mensagens comecem a ficar incômodas. Portanto, fale somente o necessário com quem tem interesse em ouvir.

3 – Faça um planejamento estratégico

Nenhuma implantação de estratégia obtém sucesso sem planejamento — e com o WhatsApp Marketing não é diferente. Antes de colocar a mão na massa entenda o que busca atingir, como vai chegar lá, e crie um caminho para isso.

4 – Conecte-se com quem já é seu cliente

Utilize o WhatsApp Marketing para reforçar a relação com aqueles contatos que já são seus clientes. Para isso, mantenha-os a par das novidades da sua empresa e compartilhe promoções e cupons de desconto. Lembre sempre de manter um limite para não incomodá-los com mensagens demais.

5 – Forneça o serviço de atendimento ao cliente por WhatsApp

Os consumidores esperam comodidade na hora da compra e o mesmo acontece com o atendimento. Por isso inclua o WhatsApp entre as opções de atendimento ao cliente do seu e-commerce.

6 – Faça vendas diretamente pelo app

O WhatsApp como canal de vendas vem ganhando força especialmente nos últimos dois anos, tanto para as marcas quanto para os consumidores. Neste caso, seu sucesso se deve à praticidade que o aplicativo traz. Os consumidores estão constantemente checando o aplicativo e você pode oferecer vendas consultivas, trazendo a experiência da loja física para o mundo digital.

7 – Invista no pós-venda

Bom atendimento e cuidado são algumas das características que os clientes mais valorizam. Por isso aproveite a conveniência do WhatsApp para interagir com seu consumidor após a compra. Aqui, recomendo coletar feedback e prestar o atendimento necessário de pós-venda.

8 – Envie mensagens personalizadas

A era de mensagens genéricas e robotizadas já passou (se é que ela existiu). Sendo assim, invista em conhecer seus clientes e crie um relacionamento para se comunicar de forma personalizada com seus leads de WhatsApp Marketing.

Uma ferramenta prática, gratuita e acessível para empresas de todos os portes. Assim é o WhatsApp Marketing, estratégia que faltava para seu e-commerce decolar. Agora que acompanhou todas as dicas é com você! Hora de aplicar na sua operação e colher os frutos.