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WhatsApp como diferencial no atendimento ao cliente para e-commerce

por Weslley Costa Terça-feira, 30 de novembro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

O atendimento via WhatsApp já é uma realidade para muitas empresas, principalmente com a pandemia do Covid-19, na qual muitos empreendimentos se viram na necessidade de ter um e-commerce para manter suas vendas ativas.

Pensando nesse cenário, vamos discutir um pouco mais sobre como o WhatsApp pode ser o seu diferencial no mercado para conquistar mais clientes e fidelizá-los.

Neste conteúdo iremos falar sobre:

  • Crescimento do atendimento online
  • WhatsApp Business x WhatsApp API
  • Atendimento como diferencial para e-commerce

Continue lendo este conteúdo para entender como o WhatsApp revolucionou o atendimento.

O crescimento do atendimento ao cliente online

Nesses últimos dois anos, uma grande mudança que pudemos notar foi o grande consumo de mídias digitais, bem como a digitalização das empresas e migração de comércios que antes eram apenas físicos para o mundo virtual.

Segundo um levantamento da ABComm, o mercado de comércio online teve um crescimento de 68% em comparação com 2019, e deve continuar em crescimento para os próximos anos.

E quando falamos dos canais de atendimento utilizados para essa demanda que surgiu durante a pandemia, um levantamento realizado pela NeoAssist, mostra um crescimento na demanda de 7x no valor médio de atendimento mensal no WhatsApp. E é sobre ele que vamos falar hoje.

Principais diferenças entre WhatsApp Business x WhatsApp API

Poucas pessoas sabem, mas existem duas versões de WhatsApp que podem ser utilizadas por empresas, uma é o WhatsApp Business e a outra o WhatsApp Enterprise, vamos:

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma das versões do aplicado desenvolvido para empresas de pequeno e médio porte. Segundo o SEBRAE, ele está presente em 72% das pequenas e médias empresas.

Com essa versão, é possível criar etiquetas para categorizar os clientes, automatizar mensagens rápidas, criar catálogos de serviços e produtos entre outros. Todas essas funcionalidades podem ser utilizadas gratuitamente. É preciso apenas vincular o aplicativo em um número de telefone que pode ser fixo ou móvel.

WhatsApp Enterprise ou WhatsApp Business API

Já a versão do WhatsApp Enterprise, que também pode ser chamada de Whatsapp Business API, foi desenvolvida para médias e grandes empresas. A sua estrutura é via API, Application Programming Interface, e necessita de um player para integração.

Com esta versão, o sistema do WhatsApp consegue enviar e receber informações de sistemas diversos como softwares de gestão, CRMs, chatbots, softwares de automação, etc. O que facilita ainda mais a sua utilização na operação de atendimento.

Leia também: A nova experiência do consumidor é phygital.

Atendimento como diferencial para e-commerce

Se o WhatsApp já havia mudado a forma como nos relacionamos com os outros, essa ferramenta ganha ainda mais visibilidade quando falamos da troca entre clientes e empresas.

O aplicativo transformou o atendimento ao cliente e gerou recursos para que pudessem usá-las em prol da conveniência. Estreitando o relacionamento entre os consumidores e as marcas.

Uma imensa parcela das empresas já utiliza o aplicativo como canal de atendimento para compras e vendas, mas nem todas usam o aplicativo como forma de revolucionar o atendimento ao cliente. É importante que todo canal aberto para relacionamento tenha uma finalidade. Por isso, separamos alguns tópicos de como transformar esta ferramenta no seu diferencial:

Tenha um atendimento ágil

Esta rede é utilizada com o intuito de trocar mensagens instantânea, por isso seja rápido da resposta para o seu cliente, pois quando enviamos uma mensagem através do WhatsApp, em sua maioria, esperamos uma resposta ágil e objetiva.

Evite mensagens excessivas

Você deve calcular com antecedência o volume de mensagens enviadas. Lembre-se, o WhatsApp Enterprise API é utilizado para atendimento. Assim, mensagens de promoção ou vendas podem ser desagradáveis para os clientes.

Atendimento personalizado

Já que esse é um canal, na maioria das vezes, de conversas mais informais, personalize seu modo de atender. O WhatsApp abre espaço para uma comunicação mais casual e próxima com o cliente. O que aproxima e cria uma relação mais empática e afetiva com seu cliente.

Leia também: Insights e tendências sobre o varejo de moda em 2021.

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