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Web Analytics: o que você não pode medir não pode melhorar

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Todos nós já ouvimos que precisamos medir nossas ações, mas realmente sabemos o que isso significa? Alguns iniciantes em e-commerce e alguns veteranos mantiveram essa história, mas não sabem como termina: existe vida além do Google Analytics.

Em um ambiente de varejo moderno e vibrante com interrupções digitais constantes, o imperativo comercial de adotar o digital, os dados e a análise é amplamente compreendido.

Embora os líderes de negócios e a tecnologia possam relatar um bom progresso em iniciativas digitais, simplesmente adotar tecnologias e colocar os projetos em funcionamento não garante que a organização aumente a receita, a lucratividade, a participação de mercado, a eficiência ou a competitividade.

Primeiro passo: medir

Temos que ir passo a passo, e o primeiro é definir o que queremos medir e por quê. Por exemplo, para você que tem um e-commerce: quer medir o número de pessoas que entram em seu site? E o tempo que passam lá? Possivelmente.

O pensador de gestão Peter Drucker é frequentemente citado como tendo dito que “você não pode gerenciar o que não pode medir”.

Quando você pensa sobre essa citação, deve ficar imediatamente aparente o quão verdadeira ela é. Porque se você não pode medir algo e definir as metas mensuráveis para estabelecer o resultado desejado, você não pode melhorar nisso.

Tomamos decisões educadas e orientadas por dados rapidamente

Ao definir claramente quais resultados constituem uma vitória, somos capazes de tomar decisões objetivas e baseadas em dados, tanto internamente quanto para nossos clientes.

Não estabelecemos processos padronizados porque temos um palpite de que podem funcionar, porque ouvimos uma ideia legal em um podcast ou porque é assim que todo mundo faz. Definimos o sucesso, tentamos um processo e fazemos ajustes com base nos fatos.

Assim, trabalhamos para o crescimento sustentável.

Você está administrando seu negócio às cegas!

Você não está medindo seu desempenho, então você não pode melhorar. E, pior ainda, você realmente não sabe no que deveria estar se concentrando.

Sabemos que é difícil decidir quais métricas de negócios online monitorar, especialmente se você estiver no início de sua jornada empreendedora. É por isso que compilamos as métricas de comércio eletrônico mais importantes para começar.

Aqui estão cinco métricas fundamentais de comércio eletrônico que você deve medir agora.

1. Taxas de conversão

Para o seu e-commerce, fazer vendas é uma das suas principais prioridades. E para melhorar as vendas, uma métrica vital que você sempre precisa medir são suas taxas de conversão.

2. Tráfego do site

Essa métrica ajudará você a entender a popularidade do seu site.

3. Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Essa métrica de desempenho de comércio eletrônico mede quanto custa adquirir um novo cliente. A fórmula geral fica assim:

CAC = Custos totais associados à aquisição/Total de novos clientes

4. Estoque e estoque vencido

Saber quanto estoque você tem disponível a qualquer momento e quantos produtos você vende durante um período específico pode ajudá-lo a estruturar melhor seus negócios. É por isso que rastrear seu estoque faz sentido.

5. Customer Lifetime Value (CLV)

Esse indicador mostra quanto dinheiro, em média, um cliente deve gastar em seu negócio ao longo do relacionamento com sua empresa. O valor da vida útil do cliente é uma figura importante a ser conhecida, pois ajuda você a tomar decisões sobre quanto dinheiro investir na aquisição de novos clientes e na retenção dos existentes. O valor da vida útil do cliente é um indicador do lucro associado a um determinado relacionamento com o cliente, que indicará quanto você deve investir para manter esse relacionamento.

Por exemplo, se o valor vitalício do seu cliente for de R$ 200, significa que você não precisa gastar mais do que isso para manter o relacionamento, pois ele simplesmente não será lucrativo para você.

Em resumo, o primeiro passo é rastrear, medir e analisar os KPIs certos. Confiar em seu instinto só o levará até certo ponto. Se você deseja atingir suas metas e ter um desempenho espetacular, precisa apoiar seus esforços de marketing com dados e fatos concretos.

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