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Volte seus olhos para a área de beleza e saúde

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Nos últimos dois anos a área de beleza e saúde despontou no mercado virtual brasileiro e hoje ocupa o terceiro lugar no ranking de vendas. Se pararmos para pensar no comportamento de consumo do brasileiro, esse resultado não é surpreendente. O Brasil é uma terra de pessoas vaidosas. Estamos sempre na lista de países com maior número de cirurgias plásticas realizadas durante o ano e há uma nova loja física de produtos estéticos e/ou salão de beleza sendo aberto todos os dias. Migrar esse negócio para o mundo virtual era apenas uma questão de tempo.

Hoje esse cenário é formado por lojas físicas que ampliaram seu poder de alcance na web e empresários que decidiram iniciar um negócio diretamente no e-commerce. As vantagens desse setor para comercializações virtuais são atraentes até para quem nunca esteve envolvido com a área. Produtos de beleza como maquiagem, shampoos, cremes e esmaltes e produtos de saúde como medicamentos e suplementos alimentares são comprados com regularidade e garantem a fidelização do cliente com mais facilidade do que um e-commerce de eletrodomésticos, por exemplo.

Ao mesmo tempo são produtos – em sua maioria – pequenos e leves, ou seja, de fácil transporte. Conseguir fretes com preços reduzidos não é um grande desafio. Consequentemente, comprar online se torna atraente devido ao conforto, grande número de opções, variação de preços em produtos e entrega a baixo custo. Além disso, a forte presença feminina como público do e-commerce e de pessoas acima dos 50 anos garantem um público-alvo formado por uma grande quantidade de indivíduos.

É possível ainda reduzir a extensão do seu público e investir em uma área de produtos mais caros e igualmente necessários. Pense em dentistas, fisioterapeutas, cabeleireiros e sua necessidade de móveis e equipamentos específicos para a prática da profissão deles. Não haverá mais a vantagem de fretes baratos, mas a oferta de um preço mais acessível e melhores formas de pagamento, impulsionam as vendas. Até porque não são todas as cidades do país que possuem lojas físicas com equipamentos e objetos necessários para profissionais da área da saúde e estética.

Quando a área de beleza e saúde é escolhida, o maior cuidado a ser tomado é com as prestações de contas à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E-commerces desse segmento não devem se preocupar somente com a Receita Federal ao final do mês. Deve-se seguir as normas do órgão regulador e esperar por visitas frequentes realizadas a fim de garantir produtos de segurança e permitidos para comércio em solo brasileiro. Mas, basta uma primeira adequação às exigências. A manutenção se transformará em um processo automático.

E para sobressair em um mercado que já possui grandes e-commerces e milhares de pequenos, pense em oferecer opções não tradicionais. Pense em formalizar convênios com bancos e oferecer financiamentos de equipamentos para seus clientes. Pense em clubes-fidelidade para e-commerces de remédios e produtos estéticos com valor médio inferior a R$100. Trabalhe bem com SEO e a publicidade da sua empresa. Lembre-se de que um negócio bem administrado sempre encontrará mercado para se firmar. Analise os principais concorrentes existentes e se inspire neles para criar o diferencial de seu e-commerce.