Você sabe quanto tem para receber dos marketplaces hoje?

por Nôga Simões Segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Grandes varejistas adotam o modelo de negócios de marketplaces a cada dia, sendo que observam-se grandes players neste segmento: Mercado Livre, Via Varejo, B2W, Walmart, Magazine Luiza, Amazon, Dafiti, Netshoes, Buscapé, Carrefour, dentre outros.

Contudo, em geral, observa-se que a conferência dos pagamentos dos marketplaces para os sellers é feita manualmente, o que exige um esforço operacional muito alto por parte das empresas. Assim, manter o controle dos valores de cada venda é um desafio.

Pois, cada marketplace possui comissões e regras de repasse diferentes, o que pode tornar o processo de conciliação manual moroso, uma vez que é necessário levar em conta a regra individual de cada marketplace, considerando-se multas, prazos, pedidos cancelados, trocas, etc. Além disso, os colaboradores podem levar vários dias para conciliar e com alta possibilidade de ocorrer erros de conciliação.

Imagina não precisar conferir manualmente cada pagamento que o marketplace faz para seu e-commerce? Os softwares específicos para conciliação podem tornar esse processo totalmente automatizado e confiável para sua empresa. O intuito é promover paz, ou seja, não ter dúvidas sobre o valor que irá receber, o que garante essa tranquilidade para o planejamento das ações de cada e-commerce.

O objetivo da conciliação financeira automática nos marketplaces é garantir que os sellers recebam os seus lucros e comissões corretamente. Neste sentido, a automatização da conciliação já é uma possibilidade de mercado, sendo que verificam-se softwares que trazem essa automatização. A proposta de valor é apurar em tempo real o montante líquido a ser recebido por marketplace na conta corrente do lojista.

Mas quando automatizar? O quando é uma questão de número de pedidos, faturamento nos marketplaces, número de marketplaces em que seu e-commerce está e o tempo que se demora para conciliar. Tudo precisa ser colocado na ponta do lápis. Porque ao contratar um software é intrínseco tomar a decisão com cautela. A matriz de decisão pode ser um caminho a ser considerado para facilitar o processo decisório.

Neste âmbito de conciliação financeira nos marketptlaces, os benefícios de se automatizar são: transparência, pois torna o processo de conciliação mais confiável e agilidade, uma vez que tem-se a conciliação com os marketplaces em poucos segundos.

Com a conciliação automática, sua operação pode ter mais agilidade, transparência, controle e confiança no processo de repasse de pagamento dos marketplaces para sua empresa. Além de evitar prejuízos financeiros, ter aumento de produtividade e do lucro da equipe operacional da sua loja virtual.

Com a automatização, sua empresa pode investir o tempo que antes era usado na conferência dos repasses em outras tarefas essenciais para o seu negócio. Enfim, a estratégia é o diferencial. “A essência do posicionamento estratégico é escolher atividades diferentes daquelas dos concorrentes” (Michael Porter). O que seu e-commerce tem feito de diferente? Compartilhe conosco!

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