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Você foi atingido por um SEO negativo?

Desde a atualização do “Penguin”, do Google, que a histeria sobre SEO negativo explodiu; com as pessoas culpando-o por todos os problemas. Eu penso da mesma maneira em relação ao SEO negativo pós-Penguim e em relação aos alienígenas. Criei o seguinte gráfico para ilustrar minhas crenças:

Ok, talvez isso tenha soado um pouco áspero, mas aí é que está: embora eu acredite que o SEO negativo seja possível – e já vi um monte de casos em que realmente foi possível – ele não é, normalmente, a causa primária da queda de um ranking. Em outras palavras: a maioria das pessoas que acredita ter sido atingida por SEO negativo não foi.

Este artigo é uma tentativa de aliviar seus medos e ajudar você a descobrir se você é um dos 0,1% que realmente viu que UFO.

O que é SEO negativo?

Fazendo uma definição bem ampla, “SEO negativo” pode significar qualquer coisa maliciosa que alguém faz para prejudicar os rankings do seu site. O vídeo recente de Rand Fishkinsobre SEO negativo abrange muitos exemplos e é um grande resumo. Dentro do contexto da atualização do Penguin, porém, o SEO negativo realmente significa apenas uma coisa: que alguém lançou um esforço organizado para tornar o seu link profile ruim. Isso normalmente significa que eles te atingem com uma tonelada de links de baixa qualidade ou claramente fazem black-hat por um grande número de domínios.

Não quero minimizar os ataques ao seu site. Se você teve uma quebra de segurança, como um DDoS que está derrubando o seu site, ou um ataque de injeção de SQL que tenha modificado o seu conteúdo ou adicionado links externos, leve a sério e manipule-o rapidamente. Com um link à base de “ataques”, porém, a situação pode ficar muito mais complicada; e as curas, às vezes, podem ser pior que a doença. Se você acabou de começar a hackear links ou jogou todo o seu tempo e dinheiro na luta contra uma ameaça que não é a causa raiz de seu problema, você pode retroceder todo o seu trabalho de SEO em meses.

Quais são os sinais?

Vamos supor que você acorde uma manhã e descubra que o seu gato está desaparecido e seus rankings caíram. Isso significa que os seus concorrentes estão aprontando? É possível, mas eu acho que é crítico para SEO, em pleno ano de 2012, voltar e avaliar o problema. Resolver o problema errado pode ser catastrófico – na melhor das hipóteses, é apenas um desperdício de tempo e energia.

Mesmo que seus concorrentes estejam tentando causar problemas, isso não significa que o que eles fizeram tenha te causado problemas. Vejo pessoas fazerem “SEO negativos” ridiculamente ineficazes – um concorrente do cliente contratou uma empresa de baixo custo para criar uma cópia do site do cliente. Essa cópia foi colocada em um servidor de teste na Índia sem nenhum link, mas a home-page bloqueou no robots.txt. Foi mal-intencionado? Claro, mas idiotas maliciosos ainda são idiotas. Não valia a pena um incidente internacional para derrubar um site não autorizado. O SEO negativo real requer um esforço conjunto e uma boa quantidade de know-how.

Não vou mergulhar profundamente nas ferramentas, mas existem várias boas para a obtenção de diferentes visões do seu link profile (e usar mais de uma é, no geral, uma boa ideia):

O novo Bing Link Explorer substitui o Yahoo! Link Explorer e parece promissor, mas você vai precisar se inscrever para ter acesso às suas ferramentas de webmaster. Ambas as ferramentas pagas de gestão de campanha pagas do SEOmoz e Majestic irão controlar os dados dos históricos sobre seus links. Tenha em mente, porém, que a contagem de link pode parar por uma série de razões. Você não está apenas à procura de um salto nos números – você está procurando um padrão claro de links maliciosos.

Mesmo que você veja um aumento em links maliciosos, o impacto de um ataque é geralmente temporário. Muitas vezes as pessoas utilizam métodos que são rapidamente removidos ou descontados (como injeção de links em outros sites). Quando os links vão embora, muitas vezes o problema vai também. Não é muito confortável em curto prazo, mas é fácil ser tão agressivo que o Google vê o ataque e desvaloriza os links. Conseguir o equilíbrio não é fácil – muitas tentativas de SEO negativo falham.

Os aliens estão entre nós?

Cerca de 70% a 80% das vezes que alguém me procura tendo apenas visto um monte de links inexplicáveis de baixa qualidade em seu site, a experiência me diz que é resultado de SEO ruim. Se for a sua própria equipe – e isso é uma boa notícia (mesmo que não pareça) -, você pode ser capaz de desfazer esses links mais facilmente ou mesmo ter um registro deles. Se você contratar uma empresa de link-building externa, certifique-se de obter um registro do que eles fizeram. Quando você perceber que eles destruíram seu link profile, pode ser tarde demais. Monitore os novos link builders de perto e acompanhe os links. Se eles se recusarem, demita-os. É muito simples.

Você pode prevenir isso?

Se alguém realmente estiver a fim de chegar a você e quiser gastar tempo e dinheiro, não há dúvida de que pode causar muito dano. Na maioria dos casos, porém, só não é rentável. E construir um muro de defesas e monitorar os seus links a cada hora não é rentável para você também. Então, o que você pode fazer para prevenir as formas mais comuns de ataque?

Provavelmente, a sua melhor defesa é ter um link profile limpo e competente. O Google está olhando para o seu padrão e para o seu histórico de links; E e se o seu site for forte e com links de alta qualidade, é muito mais difícil te causar danos com um ataque de curto prazo. Os locais mais vulneráveis são os novos sites ou sites que já se envolveram em muitos link-building de baixa qualidade. Se 80% de seus links são lixo, não vai demorar muito para um concorrente te derrubar.

Correndo o risco de simplificar demais: faça um bom SEO. Não estou tentando minimizar a possibilidade do SEO negativo – ela existe e pode causar um dano real. Estou tentando bater no ponto que ainda é muito raro e a maioria das pessoas está gastando tempo e dinheiro demais atoa. Em 99% dos casos, os problemas de SEO dos sites em 2012, mesmo após Penguin, são auto-infligidos. Comece com o que você controla e construa uma ratoeira melhor – ainda é a melhor proteção contra qualquer coisa que a concorrência possa atirar em você.

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está emhttp://www.seomoz.org/blog/were-you-hit-by-negative-seo