Vitrines personalizadas para aumentar as vendas

por Rodrigo Schiavini Quinta-feira, 26 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Acredito que a inteligência artificial será nosso parceiro. Se abusarmos dela, estará em risco; se usarmos corretamente, pode ser nosso parceiro.                                                                       – Masayoshi Son

Quem nunca ficou impactado com a seção de produtos recomendados em um e-commerce que atire a primeira pedra. Dá aquela sensação de estar sendo observado, certo? Tudo não passa de inteligência artificial. O novo perfil do consumidor é mais informado, conectado e exigente, esperando muito mais de um e-commerce, do que simplesmente um site de compras genérico e impessoal.

A importância na personalização da experiência de compra pode ser traduzida em números. A consultoria Gartner prevê que em 2020 haja uma alta de pelo menos 15% no lucro dos e-commerce que utilizam a personalização. E se você ainda está em dúvida sobre o valor agregado que ferramentas do gênero podem trazer, continue a leitura.

Experiência mais agradável

O consumidor aprecia a navegação cada dia mais personalizada. Seis em cada dez clientes esperam que as lojas apresentem produtos e ofertas exclusivas. Somente na Amazon, um terço da receita total vem de recomendações. Usar vitrines inteligentes que mapeiam o comportamento do visitante do seu site pode aumentar as chances de recompra entre outros fatores, como o boca a boca positivo, indicando seu e-commerce para outras pessoas e se tornando um embaixador da marca.

Melhorias na Taxa de Conversão

As vitrines personalizadas trabalham com recomendações de produtos. Quando rolamos a página e visualizamos vitrines com “quem comprou, levou também”, “o que outras pessoas estão vendo agora”, estamos vendo as recomendações. Mas como isso acontece? A partir do momento que seu cliente entra na loja, a inteligência artificial começa a trabalhar e processar dados da navegação pelo site, garantindo exibir produtos de real interesse pelo cliente, ou seja, há maior chance de conversão.

Segundo uma pesquisa apresentada pela Smart Insights, a recomendação do tipo “quem comprou, levou também” é capaz de gerar 68% de receita em uma loja virtual. Ao recomendar produtos, a vitrine personalizada funciona como um vendedor de loja física, indicando ao cliente produtos de sua preferência.

Aumento de Ticket Médio

Uma vitrine personalizada consegue aumentar o ticket médio porque faz recomendações de acordo com o perfil de navegação do usuário, combinando a técnica de cross-selling.

No cross-selling – ou venda cruzada – o e-commerce apresenta produtos complementares aos que o consumidor se interessou. Essa sugestão precisa ter relação com o item que está prestes a ser colocado no carrinho, de forma a estimular que mais de uma mercadoria seja adquirida, e sem deixá-lo indeciso no fechamento da compra.

Uma loja de moda pode trabalhar o cross-selling oferecendo um acessório assim que o consumidor visualiza uma peça, por exemplo: a busca realizada foi sobre saias, então você sugere a compra conjunta de uma blusa, um cinto ou um sapato. É crucial entender a jornada de compra para fazer uma sugestão assertiva. Gerar urgência em mensagens personalizadas como “leve 2 peças e receba 50% off na segunda peça” e “oferta especial para você”.

Com o uso da ferramenta que cria vitrines direcionadas às características e necessidades dos usuários, os e-commerce passam a se adaptar aos produtos de maior relevância para quem está navegando, proporcionando uma experiência de compra única, aumentando a competitividade e o tempo de permanência no site, consequentemente, as taxas de conversão.

Seu e-commerce já está preparado para o futuro do consumo?

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