Vitrine de Instagram: utilizando a ferramenta para alavancar vendas

por Grasiela Tesser Segunda-feira, 06 de julho de 2020   Tempo de leitura: 10 minutos

As mídias sociais cumprem o importante papel de aproximar marcas e consumidores e, com isso, ajudam a gerar mais vendas para diversas empresas. Por esse motivo, criar uma vitrine de Instagram é uma excelente maneira de mostrar seus produtos, diariamente, para um enorme público de clientes em potencial.

Afinal, o Instagram já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários e, no Brasil (segundo país com mais cadastrados), é a rede social que apresenta maior índice de engajamento.

Isso significa que a plataforma aumenta a visibilidade no ambiente online e, assim, ajuda a minimizar alguns desafios comuns no comércio eletrônico, como baixa credibilidade e desconhecimento de marca.

Se você deseja alcançar mais clientes em potencial na mídia social, acompanhe este artigo. Você entenderá como montar um perfil empresarial, qual é a importância de investir em fotografias profissionais, como ativar o Instagram Shopping e o que fazer para aumentar as vendas da sua loja.

Antes de tudo, crie um perfil profissional

Um perfil comercial no Instagram é o mínimo que você precisa ter para dar uma cara mais profissional a sua marca e gerenciar melhor a sua conta. Além disso, é um dos requisitos básicos para ativar o recurso Compras no Instagram, que é fundamental para criar uma vitrine interessante e mais funcional.

Por isso, certifique-se de que seu perfil é profissional e, se não for, faça a conversão. Em seguida, verifique a Bio e busque por oportunidades de otimização, como uma melhor descrição ou a inserção de contatos e links.

O ideal é que, ao ler o perfil, o internauta consiga saber qual a sua Proposta Única de Valor e com quais produtos você trabalha. É interessante também utilizar a função Destaques para salientar informações importantes sobre o negócio, como procedimentos de compra e de entrega.

Veja como a The Craft, loja de calçados em São Paulo que também atua no comércio eletrônico e utiliza a vitrine de Instagram, coloca isso em prática.

Ao acessar o perfil da marca, fica evidente quais produtos vendem e algumas informações importantes para o potencial consumidor, como procedimentos de compra, dicas de uso e itens do catálogo.

No perfil da The Craft no Instagram, o consumidor pode entrar em contato por meio dos botões de mensagem e de contato e se informar mais a respeito da loja na seção Destaques.

Outra coisa que você pode perceber ao acessar o perfil, é a padronização de imagens. O marrom escuro, que lembra o tom de seus sapatos, é predominante e a marca brinca com mosaicos, o que demonstra profissionalismo e inspira estilo.

Isso é importante por que o Instagram é uma rede de forte apelo visual e, por isso, representa uma grande oportunidade para que marcas coloquem em prática sua identidade visual.

Invista em fotografias de qualidade para a sua vitrine

Imagens criativas de alta qualidade e resolução são as principais estrelas da plataforma. Portanto, desperte o interesse do seu público-alvo com fotos interessantes dos seus produtos e de conceitos relacionados à mensagem da marca.

Se você não pode contratar um fotógrafo profissional, com câmera de alta qualidade, dê especial atenção à iluminação. É possível montar um mini estúdio caseiro e criar boas fotos.

Quando isso não for possível, você ainda pode utilizar filtros e adicionar elementos às imagens. Além das opções do próprio Instagram, aplicativos como o VSCO, o Lightroom e o Canva ajudam nesse processo.

Se você vende roupas e sapatos, por exemplo, pode fotografar um ou mais modelos utilizando os itens de vestuário no dia a dia e em ocasiões específicas, como nos exemplos a seguir.

Sugestão de legenda:
Macacão feminino, camiseta básica da marca x e óculos de sol vintage. Venha visitar nossa loja para estes e outros looks incríveis para o seu verão.

Sugestão de legenda:
Acabou de chegar: Sapato feminino com detalhe em dourado da nova coleção outono da marca X. Venha até nossa loja e conheça este e outros sapatos da nossa linha.

É claro que as legendas podem ser muito mais elaboradas e conter muito mais detalhes, mas quisemos ilustrar de forma que você entenda que não é preciso muita informação para comunicar, além do fato de que, você sabe como conversar com seus clientes melhor do que ninguém.

Evite imagens com muita informação, como textos muito grandes, excesso de cores e filtros excessivos e harmonize as publicações com o período. Se os produtos que você vende sofrerem influência de sazonalidade, por exemplo, programe as fotografias e o calendário de publicação considerando a promoção desses artigos.

O recurso de Compras permite que você escolha entre diferentes catálogos, o que significa que é possível montar uma vitrine especial para cada época no Instagram.

Aproveite o timing para mostrar uma nova coleção ou novidades no estoque, novos produtos que a loja recebeu, promoções, kits, presentes para datas comemorativas e conjunto de produtos em uma mesma foto, o que chama muito mais a atenção dos seus potenciais consumidores.

Aliás, o Instagram Shopping é um recurso que foca em facilitar a apresentação de produtos no aplicativo, com fotos, descrições e preços, como em uma loja virtual.

Além de expor o catálogo no Feed, os produtos ainda podem ser incluídos na seção Explorar, o que ajuda a atrair clientes em potencial que ainda não conhecem a sua loja.

Veja como fica sua vitrine, já com Instagram integrado ao seu e-commerce:

Na imagem 01, vemos um exemplo só com produtos, já com marcações do Instagram Shopping, e na imagem dois, uma foto com modelo e vários produtos marcados na mesma foto.

Para as legendas a regra é a mesma: descrever os produtos, a promoção, o look ou a novidade, a diferença, é que a imagem tem um link de compra direta, o que facilita tanto para lojas que só atuam no e-commerce quanto para lojas físicas que também vendem online.

Como o Instagram Shopping funciona

Como vimos acima, essa ferramenta permite acesso da foto do Instagram para seu e-commerce, o que gera um canal a mais para a venda dos sues produtos, além de comunicar de forma mais próxima com os seus clientes que utilizam a plataforma.

Além disso, você pode copiar o link da publicação e enviar via WhatsApp, por exemplo, tendo um alcance bem maior, e divulgando seus produtos para compra imediata. Bom, agora vamos ver como ativar o Intagram Shopping:

Você precisará da versão atualizada do aplicativo e de um perfil comercial para usar a ferramenta. Se você vende bens materiais em conformidade com as políticas comerciais da plataforma, você já pode começar a configuração a função.

A conta da sua empresa no Instagram deve estar associada a uma fan-page ou a uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. No site, você precisará seguir os seguintes passos:

  1. Entre no Gerenciador de Catálogos e inicie a criação de um catálogo para um comércio eletrônico. Você pode escolher carregar as informações manualmente ou por meio de um pixel (se você usa uma plataforma parceira).
  2. Em Fontes de Dados, na seção Configurar, adicione os seus produtos manualmente, por meio do carregamento em massa ou de um pixel.
  3. Na guia Canais, clique em Compras no Instagram para realizar a vinculação com a conta da sua empresa na plataforma.
  4. Acesse o Instagram, clique em Configurações, Empresa e em Configurar Compras no Instagram.
  5. Após a ativação, o que pode demorar alguns dias, volte na guia Empresa, clique em Compras e escolha o catálogo de produtos de sua preferência.

Pronto! O recurso de Compras estará ativado e você poderá montar a sua vitrine de Instagram.

Isso significa que, além de contar com uma nova aba em seu perfil, apenas com os produtos, semelhante a versão mobile de uma loja virtual, você pode marcar itens do catálogo em seus posts no Feed e nos Stories.

Ao tocar nessas marcações, os seguidores da sua loja podem ler mais sobre os produtos, conferir preços e clicar no link disponibilizado para finalizar a compra.

Ao clicar em um produto na vitrine do Instagram Shopping, o consumidor tem mais acesso a mais informações sobre o item, como nome e descrição. O link faz o vínculo com a loja virtual da empresa.

Essas informações são vinculadas ao catálogo no Facebook e, portanto, é importante que a empresa mantenha um gerenciamento integrado. Se quiser saber mais sobre o assunto e evitar erros comuns, confira este artigo sobre gestão de estoque.

Alavanque as vendas da sua loja no Instagram

Um dos grandes benefícios do Instagram Shopping é poder associar produtos a ocasiões em que são demandados com imagens criativas.

O setor de moda pode se aproveitar muito desse benefício para expor coleções, como fazem as lojas de calçados — aliás, se você atua no ramo de calçados, talvez queira conferir este artigo sobre marketing para loja de calçados.

A Barbour, loja de vestuário do Reino Unido, por exemplo, conseguiu criar uma identificação das pessoas com seus produtos de uma forma muito suave e, segundo o Facebook, desde que criou uma vitrine com o recurso de compras, aumentou em 98% o tráfego originado do Instagram e em 42% as vendas.

Você pode marcar produtos tanto nos posts no Feed quanto nos Stories. Una uma fotografia de qualidade a uma legenda com sugestões como “Clique no produto para saber mais” ou “Salve este post para comprar mais tarde” e, assim, incentive o engajamento.

Não deixe de utilizar também os outros elementos do Instagram, como os adesivos, perguntas, enquetes e votações. Além de aumentar o seu engajamento, você entende melhor o que agrada o público e até alcança mais consumidores em potencial — principalmente se utilizar hashtags.

Outra opção interessante, mesmo para quem ainda não habilitou o Instagram Shopping, é utilizar plataformas como a Linkin.bio e a Like2Buy. As soluções dessas empresas criam uma “cópia” do perfil e permite efetuar compras como se o cliente ainda estivesse na rede social.

No entanto, o próprio Instagram já está fazendo testes para permitir a finalização da compra no aplicativo, portanto, caprichar na vitrine pode representar mais chances de vender no futuro.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de acompanhar os resultados na guia informações do seu perfil. Você entenderá como as pessoas interagem com o seu conteúdo de compra no Feed, nos Stories e nas páginas de produto. Assim, conseguirá mensurar o sucesso das estratégias e planejar melhor as ações futuras.

Você já deve entender a importância de criar um perfil profissional e montar uma vitrine de Instagram para aumentar as vendas da sua empresa.

A função é poderosa, mas ainda pouco utilizada por muitos lojistas. Portanto, avalie o perfil da sua empresa na mídia, invista em fotografias de qualidade, ative o Instagram Shopping e se prepare para o futuro do varejo em uma das mídias sociais mais utilizadas pelos brasileiros.

Se este artigo lhe foi útil, é provável que ajude também a empreendedores colegas seus. Conhece alguém que poderia se beneficiar com uma vitrine no Instagram Shopping? Então compartilhe com ele ou ela este artigo!


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