Projeto mantido por:

Brasileiros assistem mais vídeos online: oportunidades para estratégias de marketing

por Diego Carmona Terça-feira, 24 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Um dado surpreendente de uma pesquisa do Google mostra que os brasileiros estão assistindo cada vez mais vídeos online e que, nos últimos quatro anos, o consumo deste tipo de mídia na web cresceu 135% só no Brasil.

Outro dado curioso é que 75% dos entrevistados assistem aos vídeos pelo celular e o conteúdo está presente em diversos lugares, seja nas redes sociais ou no YouTube, o segundo maior buscador do mundo.

O aumento do consumo desse tipo de mídia deixa claro que, por meio dos vídeos, as pessoas descobrem o que há de novo, o que está fazendo sucesso e quais são as tendências do momento. Se observarmos com um olhar empreendedor, essa é uma ótima notícia para diversas empresas que adotam o vídeo marketing como parte de sua estratégia digital. 

Não é por menos que o audiovisual se tornou hoje uma ótima maneira de compartilhar conteúdo na web e um formato muito interessante para a estratégia digital de um negócio. O marketing por meio do vídeo corresponde à utilização estratégica de conteúdos audiovisuais para atração, conversão e retenção de clientes.

Basicamente, é fazer uso de vídeos para promover uma marca, serviço ou produto que pode ser feito de diferentes formas como, campanhas publicitárias, vídeos institucionais, tutoriais educacionais, entrevistas, cursos, teasers, coberturas de eventos e estudos de caso de maneira dinâmica.

Vídeos online

Segundo dados fornecidos pelas principais ferramentas de rede social, cerca de um bilhão de horas em vídeo são assistidas todos os dias só no Youtube. Já no Facebook, o número é de 100 milhões de horas e no Instagram, com seus stories, são mais de 500 milhões de espectadores diários e cerca de 82% dos usuários do Twitter assistem vídeos online dentro da rede.

Esse levantamento mostra que dessa forma, 50% do tráfego mobile da internet é proveniente de vídeos. As previsões são de que, até 2020, mais de 80% de todo o tráfego online seja neste formato. Porém, é importante ressaltar que é necessário saber quando, onde e como fazer uso do vídeo marketing e integrá-lo em sua estratégia digital. A dinamicidade deste formato é tão grande que permite que os conteúdos sejam explorados de diferentes formas.

Assim, o vídeo marketing é também uma oportunidade para que sua empresa seja mais criativa, rica em conteúdos variados e que sua estratégia seja mais eficiente. Para isso, existem diversos formatos de conteúdo em vídeo que podem ser explorados:

Campanhas Institucionais

Por mais tradicionais que sejam, campanhas institucionais continuam sendo uma ótima estratégia para transmitir a mensagem da empresa. Por meio delas, é possível fazer uso do vídeo marketing para atrair novos talentos e até mesmo visitantes. O ideal é que esse material seja disponibilizado no site da empresa ou até mesmo em seu canal do YouTube;

Cases de sucesso

Mostrar o que sua empresa faz de melhor por meio de vídeos também pode ser uma boa forma de utilizar o vídeo marketing em sua estratégia digital. Transmitir informações sobre casos de clientes antigos, com dados e depoimentos, pode auxiliar muito na conversão de novos leads. Materiais como esse podem ser utilizados em apresentações comerciais e até mesmo em páginas de portfólio no site da empresa e no canal do Youtube;

Entrevistas com especialistas

Entrevistar profissionais da sua empresa para que eles possam explicar melhor seus produtos, serviços ou até mesmo como funciona o setor onde trabalha. E o dia a dia da empresa é uma forma de aproximar os clientes de sua organização;

Efeitos especiais

Apostar em infográficos, que fazem uso de ilustrações para simplificar e explicar melhor diversos tópicos, as animações podem ser bastante esclarecedoras. Normalmente são didáticas e ricas em conteúdo para seus clientes, colaboradores e outros públicos. Este tipo de vídeo pode ser utilizado para diversos fins, como vídeos explicativos, tutoriais de produtos, apresentação de conteúdo, treinamento;

Vídeos educacionais e tutoriais de maior duração

Caso algumas situações demandem explicações mais extensas e complexas, tutoriais e vídeos educacionais de maior duração são uma opção no vídeo marketing. Estes formatos também são indicados caso a presença de uma pessoa ou de um produto real sejam necessárias para explicar ou exemplificar algo;

Webinar

Um outro formato de vídeo marketing é o webinar, que nada mais é do que um seminário online transmitido em vídeo. Geralmente, falam de assuntos específicos e podem ser ao vivo ou gravados. Ambos os formatos são interessantes e possuem pontos positivos e negativos específicos. Mais uma vez, é importante ressaltar que a escolha dos tipos de vídeos a serem utilizados para o vídeo marketing variam de acordo com a estratégia digital da empresa.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER