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Promoção de outono: como vender produtos parados em estoque

Por: Nayara Mendes

Nayara Mendes é publicitária de formação e coordenadora de marketing do Bling. Em mais de 10 anos atuando na área de marketing e tecnologia, Nayara passou por diversos desafios e cargos, inclusive palestrando e prestando consultoria para mais de 500 empreendedores de todo Brasil. Apesar disso, ela nunca deixou de ter tempo para continuar aprendendo e se especializando em diferentes áreas como PNL, linguagem de programação e desenvolvimento de produto em busca de agregar mais conhecimentos a sua caixa de ferramentas pessoal.

A cada troca de estação, é preciso pensar em estratégias de vendas de produtos conforme a necessidade dos clientes. A jornada de consumo inicia quando o consumidor é impactado por um produto que ele necessita, e está desejando. Mas esse momento também pode ser uma boa oportunidade para fazer promoções de produtos que estão parados no estoque para que a nova coleção esteja cheia de novidades.

Neste artigo, vamos abordar formas de aproveitar a troca de estação para vender produtos parados em estoque e como identificar isso. Confira!

Neste artigo, vamos abordar formas de aproveitar a troca de estação para vender produtos parados em estoque e como identificar isso.

Controle de estoque é o primeiro passo

Quando se pensa em estratégias de vendas e promoções, o primeiro lugar para o qual é preciso olhar é o estoque. Controlar o estoque significa entender quais produtos estão à disposição para venda, e a partir disso se pode fazer um diagnóstico sobre produtos que estão eventualmente parados no estoque.

Para um controle de estoque eficiente, o ideal é utilizar um sistema de gestão ERP, que é capaz de registrar as informações dos seus produtos, como códigos, descrição e preços, e centralizar a gestão do seu catálogo em múltiplos canais de venda.

Dessa forma, será possível entender quais produtos estão precisando ser vendidos com mais urgência, e a partir disso fazer a sua promoção de vendas.

Como funciona o controle de estoque?

Através da sincronização dos estoques com os canais de venda e o estoque dos produtos, o sistema fica interconectado para gerar relatórios sobre os produtos que estão disponíveis em estoque. Esse processo reduz a necessidade de manter níveis elevados de estoque de segurança.

Cabe ao empreendedor revisar os cadastros dos produtos, monitorar os prazos de entrega dos fornecedores e ter planos de vendas para girar os produtos que ficam parados. No outono, por exemplo, é interessante fazer a promoção de itens mais específicos de verão. Assim, quando a próxima estação quente chegar, o estoque estará liberado para novos itens, diminuindo também o valor de produtos em estoque.

Estratégias para vender mais

Entender os produtos que têm em estoque para facilitar promoções e vendas;

  • Organização de processos e automatização da gestão para facilitar a jornada de consumo do cliente;
  • Impactar o consumidor certo para realizar compras de seu desejo e otimizar o tempo gasto online em pesquisas;
  • Produzir conteúdos para serem enviados ao cliente no momento do pós-venda e poder manter um relacionamento com o consumidor.

Quando o estoque da empresa está bem gerido, a operação funciona com mais fluidez e novas promoções passam a ser criadas. Isso auxilia na redução de custos e no aumento da satisfação dos clientes.

A operação de vendas online deve sempre estar atenta ao estoque para que as vendas sejam contínuas e impactem mais clientes. As promoções vêm para atingir novos públicos e trabalhar novamente os itens de venda online. A cada estação, vale revisitar o seu estoque e pensar em novas estratégias de venda online para beneficiar o cliente com promoções atrativas e também gerar boas experiências de compra online.

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