- Coca-Cola = US$ 24 Millhões
- Starbucks = US$ 20 Milhões
- Disney = US$ 19 Milhões
- NetFlix, P&G, entre outras ..
Vender no FaceBook, muita garoba e resultados ainda inexpressivos
Que o Facebook é um fenômeno com mais de 800milhões de usuários e que vender dentro do facebook pode ser uma tendência, ninguém duvida (nem eu, com ressalvas!) mas então, por que os e-consumidores ainda não estão comprando maciçamente dentro das Lojinhas Virtuais montadas dentro das FanPages no FaceBook?
A resposta é simples: O F-commerce (e-commerce dentro do Facebook)ainda não decolou e isso é um fato. Ouvimos muito barulho sobre o assunto no Brasil em 2011, uma das Tags mais comentadas na net, todos os veículos comentaram o assunto Social Commerce ou F-commerce, mas nenhum case apresentado, trouxe ou apresentou efetivamente qualquer resultado expressivo em vendas.
Apesar do F-commerce ser uma nova realidade nas FanPages Brasileiras, (começou no ano passado) a maioria das lojinhas virtuais são de pequenos negócios que vendem seus produtos. Esse tipo de aplicativo que gera lojas virtuais dentro do FaceBook já são utilizados nos EUA há mais de dois anos e mesmo lá os números também não são expressivos. Aliás, ainda são inexpressivos comparado ao volume global de vendas OnLine.
Para se ter uma ideia, as projeções de faturamento para 2015 nos Estados Unidos são de US$ 15 Bilhões. Porém os maiores Cases de F-commerce nos EUA são de marcas muito famosas e com muitos Fãs e mesmo assim ainda apresentam faturamento em 2011 bem aquém do projetado, representando apenas uma pequena parcela de suas vendas: