Como alavancar as vendas utilizando os reviews?

por Tatiana Pezoa Sexta-feira, 18 de agosto de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Já faz tempo que acompanhamos as rápidas mudanças no perfil dos consumidores brasileiros e assistimos o mercado aos poucos se adequando e adotando soluções para conseguir atender a todos.

Muito além de tecnologia,os  e-commerces estão começando a adotar várias metodologias muito conhecidas pelas grandes corporações para auxiliar na gestão, como NPS (Net Promoter Score), System Usability Scale (SUS) entre outras. Mas a metodologia “bola da vez” é chamada de Customer Health Score.

Conhecida por ser uma métrica que identifica e calcula o quanto o seu cliente está propenso a voltar a fazer negócio com seu e-commerce de acordo com a experiência que ele teve, o Customer Health Score é mais utilizado em empresas que possuem uma recorrência mensal de pagamento, os chamados SaaS.

Mas como todo e-commerce também vive da recorrência – se não vender, fecha as portas – essa metodologia pode – e deve – ser levada em consideração pelos lojistas. Seu principal diferencial é a segmentação.

Enquanto no NPS um cliente é analisado de forma genérica, no Customer Health Score esse cliente é analisado dentro de uma classificação, a qual é dada por você e de acordo com o perfil do seu negócio.

Alguns fatores são importantes para ajudar os e-commerces a alavancar suas vendas. Como toda e qualquer área, é preciso garantir que o consumidor tenha a melhor experiência de todas dentro da sua loja: sinta a harmonia na UX das páginas, aproveite as descrições completas e detalhadas dos produtos, se encante com as imagens em vários ângulos, assista de verdade aos vídeos, confie nas políticas de troca/devoluções, entre outras experiências.

Somando a toda essa lista de atributos importantes, coloco em primeiro plano os reviews e opiniões dos clientes reais que já viveram essa experiência.

Elas precisam estar em destaque, já que o principal motivo de um consumidor optar entre seu e-commerce ou comprar em uma loja de shopping é justamente a experiência que seu cliente viveu (e aprovou) no seu e-commerce. Não me canso de afirmar: reviews fazem o papel dos “vendedores” na sua loja.

Outro ponto para ficar atento é com relação ao sucesso do cliente, pois muitos e-commerces apenas dedicam trabalho no pós-venda, e quando é para resolver problemas.

Não importa o tamanho do seu negócio: ter um profissional ou uma equipe inteira dedicada a despertar o interesse de seus clientes em adquirir novamente seus produtos é essencial.

Para que isso aconteça de verdade, ações de comunicação, atendimento e marketing são pontos que fazem com que qualquer cliente tenha sua loja como especial e volte a comprar seu produto, independente de preço e concorrência. Acredite.

Por fim, acredito que para ter sucesso nas vendas, os gestores de e-commerce precisam se ficar atento às novas metodologias, principalmente as que são utilizadas em startups de tecnologia, pois são elas que estão sempre buscando resolver o binômio repetível e escalável, tão comum para nós do e-commerce.

E claro, é preciso cuidar muito bem dos consumidores, oferecendo atenção e suporte necessários para que não se abra espaço para a concorrência. Afinal, quem se acomoda nesse mercado é facilmente ultrapassado por aqueles que são ávidos por tecnologias e tendências.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.