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Como alavancar as vendas do seu clube de assinaturas para o Dia das Mães

Por: Anahy Zamboni

Jornalista, atua há mais de dez anos com criação de conteúdo, redação e copywriting. Já escreveu para segmentos, como: educação, saúde, beleza, nutrição, finanças e contabilidade. É especialista em Marketing Digital, Performance e SEO. Atualmente, escreve sobre Startups, SaaS, mercado de pagamentos e fintechs.

Aproveitar a sazonalidade para atrair e conquistar novos clientes é uma estratégia eficaz para os clubes de assinatura.

Dedicar tempo e esforços para realizar uma única venda, e fazer com que ela continue rendendo frutos (e dinheiro) por um longo período, parece um sonho. Mas para os clubes de assinatura esse modelo já é uma realidade bem presente e lucrativa.

O promissor modelo de assinaturas ganha cada vez mais espaço, atraindo não apenas novos negócios, mas também marcas consolidadas e grandes empresas, que ampliam suas operações para abocanhar um pedaço desse mercado.

Tudo isso porque os clubes de assinatura possuem, naturalmente, um modelo que é, há muito tempo, o sonho dos empreendedores. Isto é, fazer um esforço inicial de venda uma única vez e, a partir dessa única venda, criar uma relação duradoura com os clientes, fidelizando-os e garantindo que voltem a comprar todos os meses (ou periodicamente).

Saiba como o Dia das Mães pode ajudar a aumentar as vendas do seu clube de assinatura.

Não por acaso, hoje, além dos serviços de streaming de música e vídeo, os clubes de assinatura ganham contornos cada vez mais diversos. Produtos de beleza, vinhos, café, cerveja, supermercado, livros, ração para pets e uma infinidade de outros tipos de produtos e serviços estão disponíveis através de clubes de assinatura.

E com a segunda data mais aguardada para o comércio depois do Natal chegando, é hora de arregaçar as mangas e colocar algumas táticas em prática para garantir o aumento da carteira de clientes.

O poder do mercado de assinaturas x o potencial do Dia das Mães

O mercado de clubes de assinatura dispõe, hoje, de uma infinidade de produtos e serviços para atender aos mais variados tipos de públicos. Com isso, os resultados de seu crescimento ficam cada vez mais evidentes.

Conforme pesquisa realizada pela Vindi, em 2021, sobre o mercado brasileiro de assinaturas, observou-se que empresas que oferecem serviços de assinatura cresceram 65% entre 2020 e 2021, enquanto empresas que não disponibilizam esse tipo de serviço tiveram um crescimento de 28%.

Ainda segundo a pesquisa, metade dos consumidores (50,6%) assinam ou pagam entre seis e dez serviços, e 40,5% possuem um ticket médio mensal acima de R$300 com assinaturas.

De acordo com dados da Betalabs, o faturamento dos clubes de assinatura cresceu 18% entre janeiro e setembro de 2021, com estimativa de entrada de aproximadamente dois mil novos clubes nesse período, entre novas empresas e empresas já estabelecidas que adotaram essa modalidade de vendas.

Entre os segmentos mais procurados, 26% foram os clubes de assinaturas de livros, seguidos por bebidas e alimentos, com 19% e 15%, respectivamente, e cuidados pessoais, com 12%.

Já em relação ao potencial do Dia das Mães para o segmento, segundo estudo da Behup para a Globo, 76% das pessoas entrevistadas afirmam que pretendem presentear suas mães este ano. E, com a diversidade de configurações familiares e perfis de mães, já está mais do que comprovado que o mercado de presentes para essa data não mais se limita a itens de beleza e utensílios domésticos.

Entre os tipos de presentes mais mencionados estão roupas (26%), perfumes (24%) e flores (15%). Mas o nicho de eletrônicos também entra no páreo, sendo TVs e Smart TVs os mais presenteados (75%), seguidas por tablets (56%) e Home Theaters e Soundbars (47%).

Então, independentemente do segmento do seu clube de assinaturas, vale ter algumas táticas-chave no radar para aproveitar essa data e expandir sua carteira.

1. Fretes e prazos de entrega

Tenha uma política de entrega transparente e informe ao consumidor, o quanto antes, durante a jornada, qual será o valor total da compra, incluindo transporte e outras taxas. Isso porque conforme dados da BigCommerce, 24% das pessoas desistem de seus carrinhos porque não conseguem visualizar ou calcular o custo total da compra.

Além disso, ter políticas de frete gratuito pode ser um grande atrativo para quem vende produtos físicos, já que 61% das desistências de compras online ocorrem devido aos custos de envio e taxas.

E como o Dia das Mães é sempre em um domingo, ou seja, um dia não útil, vale atentar para os prazos de entrega e redobrar os cuidados para que não ocorram atrasos.

2. Descontos e promoções

Quem não gosta de um bom desconto, não é mesmo? E melhor ainda quando você consegue garantir um presente incrível para quem ama com uma boa promoção. Por isso, planejar campanhas promocionais e descontos especiais para o Dia das Mães pode ser um tiro certeiro para conquistar ainda mais assinaturas para o seu clube.

Segundo dados do Instituto Qualibest, 66% dos consumidores acreditam que uma das principais vantagens de comprar online é ter descontos nos preços, enquanto 36% se sentem mais atraídos a consumir quando há algum programa de fidelidade ou cashback.

3. Invista na divulgação

Certamente existe um público interessado em consumir o seu produto ou serviço para o Dia das Mães, seja ele qual for, mas, para isso, as pessoas precisam saber que ele existe. Então, aproveite que nesse período o comércio está mais movimentado e invista em anúncios digitais.

De acordo com dados do relatório NuvemCommerce, da Nuvemshop, em 2020, a participação das redes sociais no total de vendas pela Internet passou de 22% para 34%.

Por isso, criando uma boa estratégia para suas campanhas de mídia paga, você consegue não apenas atingir públicos específicos, como apresentar o seu clube de assinatura para audiências mais amplas. E quando são bem planejadas, essas campanhas trazem retornos positivos a custos baixos.

Aposte nas suas melhores táticas e sucesso nas vendas!

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