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Venda de produtos usados: por que cresceu com a pandemia?

Por: Ricardo Garrido

Responsável pela condução dos negócios do marketplace no Brasil, incluindo: recrutamento de vendedores, melhoria da experiência de seleção, precificação e entrega, e programas de atendimento como Fulfillment by Amazon (FBA).

Além dos prejuízos irreparáveis, a crise causada pela pandemia provocou mudanças intensas no mercado e na economia nacional e internacional. Um dos principais fatores notados nesse período crítico foi o aumento da venda de produtos usados, que se tornou uma tendência.

Nesse sentido, a pandemia foi um período que mudou os hábitos de compra dos consumidores brasileiros, que se adaptaram a uma nova realidade. Segundo a Agência Sebrae de Notícias, o comércio de usados aumentou 48% somente durante a pandemia.

Mas, afinal, por que a venda de produtos usados cresceu na pandemia? Acompanhar as mudanças do mercado é imprescindível para todo empreendedor. Pensando nisso, confira, neste artigo, os motivos dessa mudança e o que esperar do futuro para se preparar e manter seus resultados.

Veja por que a venda de produtos usados cresceu na pandemia, os motivos dessa mudança e o que esperar do futuro.

As recorrentes mudanças nos hábitos dos consumidores

O mercado está em constante evolução em todo o mundo e a cada ano surgem novas tendências, que direcionam as decisões dos consumidores. Trata-se de um fator considerado natural e exige atenção especial dos empreendedores para se reinventar e manter os resultados.

Com a pandemia, os hábitos de compra sofreram uma mudança expressiva, que exigiu a adequação rápida dos lojistas e clientes. Exemplo disso é o grande crescimento das compras realizadas no comércio digital que, apesar das dificuldades, vive um grande momento.

As dificuldades e as limitações impostas pela pandemia, especialmente pela necessidade do distanciamento social, impulsionaram as compras online. É uma mudança que promete continuar presente no mercado brasileiro, devido às vantagens e às condições que oferece aos clientes.

A importância de ter atenção às mudanças do mercado

Todo negócio que atua no varejo está exposto a diversas oscilações mercadológicas, motivadas por questões políticas e econômicas. Sendo assim, os empreendedores precisam ter um bom planejamento estratégico e flexibilidade para não perder espaço na preferência dos consumidores.

Em outras palavras, monitorar as mudanças do mercado, principalmente em um período crítico como a pandemia, é indispensável para ter clareza e identificar as melhores estratégias para se adaptar, preservando vendas, resultados e receitas.

Portanto, ter atenção às mudanças mercadológicas é importante pelos seguintes motivos:

  • mantém o posicionamento de marca;
  • previne a queda significativa das vendas;
  • evita sentir os impactos das crises;
  • facilita antecipar ações e acompanhar o mercado;
  • contribui para manter as vendas durante a crise;
  • facilita a fidelização de clientes;
  • possibilita sair na frente dos concorrentes.

Diante disso, analisar frequentemente o momento do mercado e as possibilidades para o futuro é uma ótima forma para aperfeiçoar o planejamento – uma atitude que facilita o processo de tomada de decisões importantes, essenciais para a sobrevivência do negócio.

O crescimento da venda de produtos usados com a pandemia

A pandemia exigiu o distanciamento social como uma das mais importantes medidas para conter a propagação do vírus e cenários ainda mais devastadores. Com isso, o setor comercial sentiu fortes impactos, crescendo apenas nas vendas online, que permitem atividades seguras.

Entretanto, além das limitações físicas, toda a economia foi afetada e o segmento da venda de produtos usados se tornou uma alternativa comum. Devido aos valores mais baixos e à possibilidade de ter uma renda a mais, é uma opção que muitas pessoas aderiram para atender às necessidades, sem gastar além do orçamento.

Nesse contexto, os principais produtos usados que tiveram vendas expressivas durante a pandemia foram:

  • geladeiras;
  • bicicletas;
  • celulares;
  • aparelhos de som;
  • autopeças;
  • computadores e tablets;
  • eletrodomésticos;
  • móveis;
  • ferramentas;
  • utensílios domésticos;
  • acessórios.

Dessa forma, os produtos usados ganharam repercussão, sendo comercializados em brechós online e em diversos marketplaces. Esses itens são facilmente encontrados nos comércios eletrônicos, principalmente comercializados entre pessoas físicas.

Por que a venda de usados cresceu na pandemia?

Você viu, até aqui, que a pandemia provocou situações emergenciais e afetaram todos os segmentos do mercado de forma intensa, inclusive o varejo. Sendo assim, diversos fatores contribuíram para otimizar a venda de produtos usados durante a crise causada pelo vírus.

Além do impacto financeiro, as dificuldades de circulação impediram a fomentação do mercado, até mesmo nos feriados comemorativos. Ou seja, os consumidores tiveram que reduzir consideravelmente o volume de compras, limitando-se apenas aos produtos essenciais.

Veja, a seguir, quais os fatores que justificam o aumento da venda de produtos usados na pandemia.

Necessidade de superar a crise

A crise causou impactos profundos nos setores comerciais, devido à queda repentina das vendas. Com isso, as demissões e a suspensão de contratos atingiram níveis alarmantes, o que exigiu que as pessoas buscassem formas mais econômicas para fazer as compras.

Nesse sentido, muitos negócios viram na comercialização de usados uma oportunidade para oferecer preços melhores aos clientes. Assim, é a oportunidade para manter as vendas e evitar problemas ainda maiores para a saúde financeira e a sobrevivência do empreendimento.

Adoção de hábitos sustentáveis

Outro ponto que motivou o aumento da venda de produtos usados no comércio online foi a consciência ambiental da sociedade. Devido à necessidade do consumo consciente, assunto frequente em diversos canais de comunicação, os consumidores priorizam compras mais sustentáveis.

Sendo assim, os produtos usados contribuem para atender às demandas dos clientes, sem ter que adquirir novos. Isso permite elevar a sustentabilidade, requisito cada vez mais considerado pelo consumidor, sendo, inclusive, um diferencial para a decisão de compra.

Necessidade de economizar

Para os consumidores, adquirir produtos usados é sinônimo de economia para o orçamento, sem abrir mão do que precisam comprar. Em um momento de crise e incertezas, gastar menos nas compras representa um alívio para o bolso, fator extremamente importante.

Diante disso, a necessidade de economizar foi um dos principais motivadores da compra de produtos usados, sendo a justificativa de todos os clientes. Esse cenário aconteceu devido à redução salarial e ao índice de desemprego, que atingiu milhões de consumidores no Brasil e no mundo.

Vale a pena vender produtos usados no e-commerce?

Com as mudanças impostas pela pandemia, muitos empreendedores se perguntaram se vale a pena inserir produtos usados no catálogo. Para quem está habituado à venda de itens novos, realmente é uma mudança considerável, que exige atenção e um planejamento específico.

Sob a ótica comercial, vender produtos usados é uma atitude que pode ser favorável à lucratividade, principalmente em meio à pandemia. No entanto, o empreendedor deve considerar diversos fatores para evitar prejudicar a imagem no negócio e a experiência dos clientes.

Um desses pontos é a garantia e as formas para a troca dos produtos, caso os clientes decidam optar por esses serviços. Em muitos casos, realizar essas operações é um grande desafio para o empreendedor e pode gerar custos adicionais para efetuar a venda, sem causar insatisfações.

Sendo assim, a comercialização de produtos usados é uma boa alternativa, mas é importante adotar alguns cuidados e ter um planejamento eficiente. Dessa maneira, a loja tem a oportunidade de oferecer produtos diversificados aos clientes, manter as vendas e promover serviços de qualidade.

Uma boa possibilidade para vender produtos usados com maior eficiência é contar com uma plataforma marketplace, que contribui para elevar a credibilidade. Além de facilitar a apresentação dos produtos, os clientes se sentirão mais confiantes para efetuar as compras.

Portanto, vender mercadorias usadas é uma boa possibilidade e vale a pena para superar as dificuldades provocadas pela pandemia e manter as receitas – sobretudo nos períodos de recuperação da economia, até os consumidores resgatarem o poder de compra e procurarem itens novos e mais inovadores.

O que esperar da venda de produtos usados no futuro

O mercado oferece desafios a todo momento, que vão muito além da competitividade comum em todos os segmentos. As influências da tecnologia, política e economia são diretas e provocam mudanças repentinas, exigindo expertise dos empreendedores para gerar o crescimento do negócio.

Nesse sentido, as mudanças causadas pela pandemia prometem permanecer para o futuro do mercado, inclusive a venda de produtos usados. Por oferecer mais uma possibilidade de compra, com credibilidade e segurança, muitas pessoas ainda devem procurar por essa opção para suprir suas necessidades.

Diante desse contexto, é possível esperar a estabilização das vendas de produtos usados após a recuperação da economia e o fim da crise. Isso demonstra a importância de acompanhar o mercado nesse segmento e aproveitar cada oportunidade para lucrar.

Em outras palavras, os empreendedores do comércio eletrônico não devem desconsiderar a venda de objetos usados. Além da possibilidade de ter lucros extras, é uma ótima alternativa para ampliar o portfólio de clientes e impulsionar os resultados durante todo o ano.

Sendo assim, é preciso estabelecer um planejamento com base nos objetivos e contar com uma plataforma marketplace confiável. Dessa maneira, é possível se adaptar com facilidade às mudanças do mercado, sem comprometer a satisfação do cliente ou ter prejuízos.

Como você pôde conferir neste artigo, a venda de produtos usados foi uma alternativa comum na pandemia e cresceu bastante no Brasil. Portanto, consiste em uma vertente para considerar e estudar formas de explorar esse segmento e ter lucros ainda maiores, favorecendo o sucesso da sua marca.

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