Acesso rápido

Entenda o que são os veículos autônomos e seus benefícios para a logística

por Juca Oliveira Sexta-feira, 02 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

As possibilidades do uso da tecnologia na melhoria das operações empresariais parecem não ter fim. Nesse sentido, mais uma inovação acena no mundo dos negócios: os veículos autônomos.

Esse é o assunto do presente artigo: o que é essa inovação, quais são os impactos e benefícios dos veículos autônomos no campo da logística e como os profissionais da área devem se preparar para as mudanças que ela promete. Portanto, para saber mais, continue com a leitura e confira!

O que são veículos autônomos

Veículos autônomos nada mais representam do que a aplicação de tecnologias de computação e de comunicação em automóveis. De modo a substituir a ação humana em graus diversos, desde uma simples função, como o controle de velocidade ou de rota, por exemplo, até a totalidade de seus comandos.

Instrumentos tecnológicos e modo de funcionamento

Os veículos autônomos contam com modernos instrumentos tecnológicos — computadores, softwares especificamente planejados, sensores, acesso à internet etc. —, de maneira que percebam os objetivos e situações no trânsito e tomem as decisões mais acertadas a cada momento.

Um simples aparelho de GPS é um exemplo disso. Já que ele verifica o destino desejado — que foi informado pelo motorista —, traça a melhor rota e informa os rumos a tomar durante todo o trajeto.

No extremo (automóvel totalmente automatizado), bastará informar onde se quer chegar para que ele realize toda a tarefa, dispensando qualquer intervenção humana. Ou seja, o veículo controlará todas as funções no trânsito, como:

  • direção e velocidade do veículo;
  • paradas obrigatórias (passagens de pedestres, semáforos);
  • monitoramento das condições do carro (combustível, temperatura, freios etc.).

Desafios e benefícios para a logística

Essa inovação já se encontra em estágios avançados de desenvolvimento em grandes empresas, como a Google, Uber e Apple. Porém, existem muitos desafios pela frente, por exemplo:

  • questões relacionadas à segurança: apuração e controle das possíveis falhas nos equipamentos e que possam pôr em perigo as pessoas ao redor;
  • implementação da estrutura rodoviária: ruas, avenidas e estradas adaptadas à circulação dos veículos automatizados;
  • preparo dos profissionais: gerentes de logística, supervisores de transporte e motoristas, bem como outros tipos de usuários.

Enfim, estamos diante de uma realidade promissora, mas ainda em fase de desenvolvimento. Os veículos autônomos acenam para uma profunda mudança no mercado logístico, com os consequentes benefícios, tais como:

  • redução de custos e, portanto, acréscimo de lucros;
  • aumento da eficiência e eficácia operacional;
  • maior qualidade nos serviços prestados e a consequente manutenção e ampliação da clientela da firma;
  • drástica redução de riscos nas operações (tanto para pessoas como para os produtos em circulação), em razão da eliminação das falhas humanas.

Futuro da logística e de seus profissionais

Como afirmamos acima, essa transformação já está em andamento. Mas ainda tem um longo caminho a trilhar até mudar por completo os modos tradicionais de trabalho no campo da logística.

Porém, quem atua no mercado em questão não pode ficar de braços cruzados. Deve acompanhar de perto as mudanças que se apresentam e se preparar para elas. Para isso, o investimento em informação, no preparo profissional e em tecnologia é fundamental.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.