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Varejo omnicanal: o que é e por que você precisa de uma plataforma omnichannel?

Por: Douglas Cunha

Executivo com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, especialista em varejo digital e logística, com passagens por empresas como PagSeguro, Walmart, Mandaê. Lidera os times de produto desde que entrou na Nexaas há dois anos e recentemente assumiu a função de COO.

Estimulados pelos grandes varejistas e pela alta demanda dos consumidores por uma experiência de loja mais fluida e prazerosa, varejistas de todos os portes perceberam que não haveria, no futuro, um varejo que não contemplasse a estratégia omnichannel como algo primordial.

O que é o varejo omnichannel?

No varejo, a omnicanalidade diz respeito à jornada de compra. É preciso estar onde o consumidor está, e é preciso estar com qualidade, com conveniência, para atender ao cliente da maneira que ele gostaria de ser atendido: de forma eficiente e agradável, independente do canal escolhido.

Os pontos de contato com o cliente são fundamentais para, primeiramente, atraí-los e, depois, com consistência e eficiência, realizar vendas. Se o processo for feito da maneira adequada, as chances de fidelização são altas.

Muitos varejistas, principalmente no Brasil, ainda consideram que a estratégia omnichannel que eles exercem é um pouco medíocre, do jeito que dá. Sabem que, por mais empolgante e necessária que seja, é também um enorme desafio.

Sabemos que esta é a realidade da maioria e que muitos varejistas ainda controlam estoques e vendas com a utilização de planilhas eletrônicas ou usam diversos sistemas, um para cada aspecto do negócio: contabilidade, gerenciamento de pedidos, estoque, etc. o que pode deixar todo o processo mais suscetível a erros humanos.

Portanto, um dos aspectos mais importantes para iniciar uma estratégia de vendas omnichannel é garantir que o sistema seja robusto o suficiente para automatizar diferentes processos como pedidos, estoques, despachos, preços, dados de clientes, entre outros.

O sistema também deve ser simples e intuitivo, fácil de usar e que possa ser incluído na rotina dos vendedores e consultores sem grandes dificuldades ou necessidade de treinamentos complexos.

Outro ponto importante é a questão da integração. Pouco vale um sistema que não se integre com outros como marketplaces, plataformas de e-commerce, módulos contábeis e fiscais. Ao invés de otimizar a operação, um sistema assim pode até dificultar processos já amadurecidos na organização.

Quando o negócio é distribuído em vários canais, com todos os processos inerentes a cada um desses pontos de contato, é preciso que todos os dados possam ser gerenciados integralmente através de plataforma omnichannel, os benefícios são muitos, entre eles:

  • maior controle de dados;
  • inventários de produtos mais precisos;
  • gestão tributária sem complicação;
  • visão centralizada de todos os pedidos;
  • processamento e remessa eficiente de pedidos;
  • consistência no relacionamento com o cliente ao simplificar processos;
  • fidelização de clientes e promotores da marca;
  • melhor atendimento ao cliente na loja física a partir de um PDV com dados integrados;
  • economia de tempo devido aos fluxos automatizados;
  • mais oportunidades de expansão, entre muitos outros.

Não importa quantos pontos de contato com o cliente ou canais de venda você tem. Sim, um back office eficiente vai economizar seu tempo automatizando processos, evitar erros e oferecer mais controle e confiança para fazer o seu negócio crescer.

Ao “terceirizar” o gerenciamento desses processos, você fica livre para se concentrar nas estratégias de crescimento do negócio. Portanto, omnicanalidade, mesmo que não seja feita da melhor maneira desde o início, é o que vai permitir essa evolução.

A questão não é mais se o varejo precisa tornar parte de suas estratégias de vendas e marketing em omnichannel, mas sim como fazê-lo de forma eficaz.