Acesso rápido

Varejo e Indústria se encontram para transformar a experiência do consumidor

por Janaína Reimberg Quarta-feira, 03 de abril de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

A Integer\OutPromo, agência de comércio do grupo Omnicom, realizou na terça (26/03), a segunda edição do Commerce Xperience. Trata-se de um evento proprietário que busca fazer uma reflexão do mercado, trazendo inovação e transformação digital para as relações das indústrias de bens de consumo (FMCG) e varejistas on e offline.

O evento aconteceu no Hub SP (centro de inovação para startups apoiado pelo Governo do SP) e contou, inclusive, com participação do Global CEO do The Integer Group, Mike Sweeney. Ele explicou os desafios globais que as marcas enfrentam para unir branding e selling e como a agência, que já está alinhada com esse desafio, pode ajudar a tornar as estratégias ainda mais coesas entre varejo e indústria.

Mike Sweeney, Global CEO do The Integer Group.

A transformação no varejo brasileiro não é um processo fácil e requer muita energia para a tomada de riscos até a tão esperada inovação. E sem propósito, empatia e habilidade para errar não chegaremos a essa experiência positiva do shopper e consumidor.

“Os shoppers buscam cada vez menos interações (processos) durante a sua jornada e querem que a tecnologia os atenda com mais eficiência. Quanto mais jovens e economicamente ativos, mais à vontade com self-service”

Toshiba Consumer Research – NRF 2019

Essa foi apenas uma das conclusões que apareceram nas discussões. Elas também contaram com a participação dos conselheiros do E-commerce Brasil, Vanda Dias (Head de E-commerce da Hope) e João Paulo Amadio (Fundador da consultoria de E-commerce – DWBH) que inauguraram as conversas trazendo aprendizados (e alertas) que viram na NRF para a indústria e o varejo brasileiro.

Colocando as pessoas como o centro das inovações, os desafios foram apresentados do ponto de vista humano e de como as pessoas utilizam os meios e a tecnologia para facilitar suas atividades diárias e de compra.

Vanda Dias, Head de E-commerce da Hope.
João Paulo Amadio, Fundador da consultoria de E-commerce – DWBH.

A reflexão HUMANS > MACHINES foi o tema da palestra dos diretores da Integer\OutPromo no Brasil, Ricardo Franken (Managing Director), Cláudio Olímpio (Operation Director) e Janaina Reimberg (VP Insight & Strategy), que trouxeram as tendências do SxSW, CES e NRF. A provocação buscou deixar claro que a tecnologia transforma sim, mas ela só transforma aquilo que as pessoas permitem que seja transformado.

Da esquerda para direita: Luiz Candreva, Ricardo Franken, Mike Sweeney, Janaina Reimberg e Claudio Olímpio.

Deixaram a mensagem de que é importante entender a tecnologia e é vital entender as suas aplicações e como o seu shopper e consumidor estão se relacionando com o seu varejo e com a sua marca.
E, em linhas gerais, para cada evento, trouxeram os seguintes highlights:

SxSW:

1 – Voz comandando as relações com os Gadgets;

2 – Automação doméstica;

3 – Reconhecimento facial e emocional;

4 – Inteligência artificial recebendo emoções.

CES:

1 – O dispenser inteligente de ração de gatos que monitora a sua casa

2 –  A Self-driving store que já está tomando as ruas do Vale do Silício

3 – O Smart Fabric da Owlet monitorando o bebê desde a barriga da mãe

4 – E se o ar-condicionado estivesse no seu braço? O Embr Wave já existe

NRF

1 – E-commerce: o futuro do consumo;

2 – IoT: Indo além da experiência de compra;

3 – Fidelização além dos programas de CRM;

4 – Frictionless Experience:

5 – Test & Learn: Cultura da inovação;

6 – Blockchain no varejo;

7 – As pessoas são a experiência

8 – O futuro está no RFID.

E o fechamento ficou para a provocação do Head de Inovação do próprio Hub SP, Luiz Candreva, que convidou a todos a se movimentarem e saírem do “status quo”, sem medo de arriscar. E o questionamento mais marcante veio quando disse a todos para pensarem se a sua empresa fará sentido daqui 5 anos? E como ela estará lá.

O futuro dos negócios e os negócios do futuro abriram a porta para as apresentações de 4 startups que criaram novos negócios logísticos (Courri e Levoo), modelos de venda colaborativos (Numenu) e de prevenção de acidentes para o público da terceira idade (Techbalance). E com uma provocação atemporal sobre inovação, o público de indústria e varejo se despediu do evento.

“The best way to predict your future is to create it.”

Abraham Lincoln.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.