Acesso rápido

Varejo de moda online: entenda o comportamento do setor

por Gustavo Chapchap Quinta-feira, 15 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

varejo de moda online é um dos setores que têm ajudado a alavancar o crescimento do comércio eletrônico no Brasil.

O bom resultado do setor mostra que está ficando no passado a resistência dos consumidores em adquirir esse tipo de produto via internet.

Compreensível, uma vez que hoje as lojas virtuais oferecem uma série de recursos para que o comprador consiga conhecer melhor o produto que pretende adquirir.

Os esforços para melhorar a experiência de compra nessa área têm dado resultado. Os dados da 39ª. edição do Webshoppers indicam que a categoria Moda e Acessórios registrou uma alta de 59% no volume de pedidos (comparando 2017 e 2018).

E temos boas razões para acreditar que essa área deve repetir o bom desempenho em 2019. Se você atua nessa área ou está pensando em fazer isso, veja as informações que separamos para ajudá-lo!

Varejo online no primeiro trimestre

Levantamento da Social Miner sobre o varejo de moda online ajuda a entender como foi o comportamento do mercado no primeiro trimestre de 2019.

Vamos aos dados:

  • 36,5% das vendas dessa área concentraram-se no mês de janeiro. Esse é um dado que deve ser analisado com atenção, uma vez que esse período do ano não costuma ser muito bom para o varejo de moda online.
  • O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, foi responsável por um dos picos de venda. Para quem tem um negócio online, a informação é valiosa. Comprova a necessidade de investir nessas datas comemorativas, certo?
  • A maior parte das vendas (57%) foram feitas pelas mulheres. Isso confirma a tendência do setor, no qual predomina a presença do público feminino.
  • Os estados com maior representatividade de vendas de produtos de Moda e Acessórios são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Eles concentraram, respectivamente, 30,83%, 19,29% e 11,49% das conversões.
  • Analisando o movimento mês a mês, constata-se que em termos de vista os resultados têm sido crescentes. Isso mostra, como destacado no relatório da Social Miner, que há uma tendência positiva para o setor.
  • O desktop foi o meio mais utilizado para as compras, contudo, o levantamento confirma que o uso do mobile tem aumentado no caso das visitas. Ou seja, a compra pode ser feita no computador, porém, os dispositivos móveis têm sido usados para consulta.
  • Na base da Social Miner, o preço médio dos produtos da categoria foi de R$ 224, 54 e, o ticket médio, de R$ 313,82.

Por que investir no varejo de moda online?

O setor representa hoje 13,6% do total de pedidos do e-commerce. E, como citado acima, em 2018 teve um crescimento de 59%, quando comparado a 2017.

Se você tem uma loja física de moda e pretende expandir suas vendas (e faturamento), preste atenção nessa informação: a jornada de compras do consumidor torna-se cada dia mais complexa. Ou seja, as pessoas estão pesquisando mais antes de fazer a compra.

Segundo o Webshoppers, em 2018, por exemplo, o brasileiro visitou, em média, 8 canais diferentes para fazer as suas compras.

Sabe o que isso significa para quem tem um negócio? Que investir numa plataforma de e-commerce omnichannel pode ser a saída mais rápida para alavancar o crescimento da marca.

Pense nisso: o seu consumidor, além da loja, pode adquirir seus produtos no website, no mobile, num marketplace ou nas redes sociais.

É importante considerar, também, a importância em termos de imagem. O consumidor valoriza cada vez mais a tecnologia, então, oferecer um ambiente virtual melhora a percepção que ele tem sobre a marca.

Como aproveitar as vantagens do mobile commerce?

Analisando o comportamento atual dos consumidores, há outra vantagem em ter uma loja virtual: a possibilidade de aproveitar melhor as vantagens do mobile commerce.

Os números nessa área são crescentes, então, é importante que a loja consiga atender o cliente nesse canal.

Segundo o Webshoppers, em janeiro de 2019 as vendas via dispositivos móveis representaram 42,8% de todos os pedidos do e-commerce do Brasil. E veja isso: enquanto o comércio eletrônico cresceu 12% em 2018, o m-commerce cresceu 41% no mesmo período.

Como escolher a melhor plataforma para a área de moda?

Para escolher uma boa plataforma de e-commerce para o setor de moda, é importante avaliar as facilidades oferecidas para o usuário final. Esse tipo de compra costuma ser mais crítico, uma vez que é preciso minimizar as dúvidas do consumidor.

Ele precisa ter condições de avaliar, no caso de roupas, o caimento da peça e como combiná-la com outros itens. Daí a importância, por exemplo, das imagens.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.