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Varejo de interação: como proporcionar experiências para o consumidor?

por Fabio Avellar Sexta-feira, 21 de junho de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que as inovações tecnológicas podem refletir oportunidades positivas para a sua loja? Como, por exemplo, fidelizar clientes e criar ótimas ações para encantar consumidores? Isso é possível graças a tecnologias como omnichannel, RFID, big data, QR Code e inteligência artificial. O uso desses recursos pode transformar o seu negócio em um espaço de experiência exclusiva para o consumidor.

Cada vez mais os clientes estão se integrando ao ambiente digital, buscando por eficiência, atendimento facilitado, qualidade nos serviços e comodidade. Tendo em vista essa realidade, podemos concluir que estamos lidando com um cliente multicanal, que exige adaptações das marcas quanto aos seus hábitos e costumes. E a tecnologia pode proporcionar uma experiência de compra exclusiva e diferenciada para atendê-lo de forma mais independente.

Para ficar mais claro na prática, separei 5 vantagens para transformar o seu negócio por meio das inovações tecnológicas:

  • Integração da loja física com online: o e-commerce é uma alternativa positiva, pois nessa modalidade o cliente pode comprar no site e retirar na loja, economizando no tempo. Duas tecnologias são eficazes para essa integração: o omnichannel, que une os canais de vendas online e a loja física, e os sistemas RFID, que podem ser incorporados no controle logístico;
  • Análise de dados: o big data proporciona um gerenciamento de qualidade dos dados coletados. Isso acontece por meio do histórico atualizado de compras do consumidor que se obtém as características sobre o cliente;
  • Eficácia na gestão: aperfeiçoar os processos internos da loja cria um serviço de atendimento único e personalizado. E isso resulta em maior conversão de vendas e fidelização do cliente;
  • Inteligência para a empresa: a inteligência artificial desempenha um papel de melhoria eficiente. Afinal, a empresa poderá conhecer de fato o seu cliente e proporcionar uma melhoria em sua experiência;
  • Crescimento das vendas: com as ferramentas de gestão que medem o nível de desempenho, os KPI’s, é possível compreender toda a jornada de compra do consumidor. Dessa forma, entenderá o que de fato é relevante para o cliente final, fidelizando a marca e convertendo em vendas.

Vitrine interativa

No que há de mais atual para o varejo nacional, estão tecnologias como um espelho interativo, já em funcionamento no Brasil — além da recém-lançada vitrine interativa. Já imaginou fazer compras mesmo com a loja fechada? Escolher peças, cores, tamanhos… E efetuar o pagamento ali mesmo, para depois receber em casa? Esta experiência também já está a poucos passos de ser implantada no Brasil.

Uma vitrine como esta pode fornecer o aumento da visibilidade e atratividade da marca. Ela já acompanha elementos visuais, capaz de criar interações com ambiente externo da loja — além de atuar como suporte informativo e comercial da marca.

Com a implantação de ferramentas como essas, os empresários podem ter vantagens em longo prazo. Como já mencionado, a plataforma digital integrada às lojas físicas e o engajamento com inovações tecnológicas são opções para fidelizar o cliente com a marca. E, quem sabe, evoluir para um canal de viralização e case de sucesso para seus consumidores.

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