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Vantagens e desvantagens ao vender em marketplaces!

Por: Daniel Buglia

Daniel Buglia é fundador da GoBots, graduado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em Finanças Corporativas em Controladoria e Economia pela Fundação Getúlio Vargas.

Se você possui um e-commerce, quer começar a vender online ou está pensando em iniciar sua operação em marketplaces, antes de mais nada é importante saber o que são marketplaces. E, claro, quais são as vantagens e desvantagens em vender seus produtos nesse “shopping” online.

O que são marketplaces

A associação mais interessante de se fazer com marketplaces é a de compará-los a shoppings virtuais. Digamos que você vai comprar algo e quer dar uma olhada nas opções ou pesquisar preço. Você pode ir a um shopping e entrar em diversas lojas (que vendem inclusive os mesmo produtos). Também pode olhar os produtos disponíveis, verificar o preço e sair sem comprar nada.

O mesmo acontece com os marketplaces. Basicamente são sites onde diversos lojistas anunciam os seus produtos e aguardam que algum visitante o encontre e faça uma compra. Parece simples, não? E de fato é, mas é sempre bom saber quais são as vantagens e desvantagens em anunciar seus produtos em marketplaces:

Vantagens

Audiência

Os marketplaces contam com uma audiência gigantesca, milhões e milhões de visitas todos os meses. Portanto, caso você comece a vender em marketplaces, passará a contar com essa enorme audiência.

Logística

Na maioria dos casos, os marketplaces cuidam da logística de entrega dos seus produtos. Ou então fornecem um serviço de fulfillment (processo que envolve desde o pedido do cliente até o recebimento da encomenda) que realizará essa atividade. Eles optam em realizar essa atividade, pois o consumidor que compra no marketplace da Americanas, por exemplo, e recebe o seu produto em atraso, reclama da Americanas e não da sua loja. Por isso eles ficam responsáveis pela entrega — ou seja, uma preocupação a menos.

Marketing

Para conseguir essa audiência os marketplaces investem muito em marketing. Portanto, esse investimento — que tem como objetivo fazer com que o site seja encontrado na primeira página do Google — fica sob responsabilidade deles.

Meios de pagamento

Geralmente os marketplaces também já possuem um parceiro para processar todos os pagamentos que acontecem no site. Ou seja, essa é mais uma atividade sob a responsabilidade deles. Além disso, as taxas deles são muito mais vantajosas com as adquirentes, pois possuem um alto volume financeiro transacionado.

Desvantagens

Taxas

Apesar das vantagens mencionadas acima, vender em marketplaces também tem seus lados ruins, e um deles é a taxa. Nada mais é do que uma comissão que eles recebem para cada venda sua. As taxas variam em média de 10% a 25%, dependendo de seu volume e do alcance negociado com o marketplace.

Poder de barganha

No final do dia quem manda no site é o marketplace. Por isso, qualquer alteração que ele impor, ou você aceita ou para de vender seus produtos. E isso pode ir desde aumento nas taxas até escolher se você vai vender ou não um determinado produto — por isso tome cuidado.

Concorrência

Para os marketplaces, quanto mais vendedores na plataforma, melhor. Afinal, aumenta a diversidade para os consumidores finais. E isso significa que vão ter diversas empresas que vendem os mesmos produtos que você. Sendo assim, a competição no marketplace passa a ser preço e atendimento, uma vez que a entrega, o pagamento e o frete serão todos cobrados ou efetuados pelo marketplace.

Informações privilegiadas de mercado

A partir do momento que você começa a vender no marketplace, eles passam a ter diversas informações de mercado. Como, por exemplo, qual a loja que vende mais barato, quais são os produtos que mais vendem (e qual o preço), entre outras. Eles têm todas essas informações sobre o que acontece no site deles e podem passar a vender esses produtos, pois sabem que vale a pena.

Resumindo

O ponto principal que podemos tirar de tudo isso é que assim como tudo na vida, os marketplaces têm seu lado bom e seu lado ruim. E o grande segredo é minimizar os riscos das desvantagens e aproveitar as vantagens. Ou seja, você deve vender sim seus produtos em marketplaces e aproveitar a audiência deles. Afinal, é melhor vender pagando uma taxa do que não vender. Entretanto, faça as contas antes para ver se a taxa não reduz sua margem para um patamar inviável. Além disso, não esqueça que a sua principal operação ainda deve ser o seu e-commerce. Portanto, continue focando nele, pois se você passar a depender dos marketplaces saberá que as regras podem ser alteradas a qualquer momento.