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Vantagens negligenciadas de um B2B Commerce

Por: Audrei Moron

Especialista em e-commerce e transformação digital com mais de 15 anos de experiência em e-commerce e marketing digital. Formada pela USP, com MBA em International Marketing pela Thunderbird School of Global Management e especialização em Digital Transformation pela Harvard University. Certificada em B2B Commerce e E-mail Marketing pela Salesforce. Atualmente, atua como Líder de Estratégia de Commerce B2B para América Latina.

Há vários motivos para se ter um e-commerce no universo B2B: aumento de receita, digitalização, alcançar maior número de clientes, acelerar o processo de vendas… Mas existem vantagens que, algumas vezes, são esquecidas na hora de avaliar os prós e os contras de
implementar um projeto de e-commerce B2B.

O e-commerce dá aos clientes (tanto externos quanto internos!) a facilidade do autoatendimento. Com essa vantagem, muitas das funções solicitadas pelos clientes podem ser realizadas na plataforma de compras, sem necessidade de intervenção humana. A integração de outros sistemas ao e-commerce consolida os dados em um só lugar e dá acesso a informações que clientes externos e internos antes precisavam solicitar a alguém e aguardar retorno para conseguirem acessar.

Mas o que isso significa para a empresa que decide implementar um B2B Commerce? Agilidade, redução de custos, melhor experiência dos clientes e geração de dados úteis sobre eles.

Uma dúvida comum de muitas empresas que usam ou pretendem usar o B2B Commerce é como medir essas vantagens, sendo geralmente negligenciadas no momento de avaliar os resultados do uso da plataforma. Então vou dividir com vocês algumas tarefas e funções que
podem ser assumidas pelo B2B Commerce e que podem gerar os benefícios citados.

Busca

Uma busca ágil e inteligente dá ao usuário a capacidade de encontrar o que ele quer e ainda oferecer sugestões de cross e upsellling (produtos que se complementam), gerando aumento de receita e liberando seu time de vendas para atividades mais estratégicas.

Refazer um pedido

Uma boa plataforma de B2B Commerce permite que um pedido seja repetido em poucos cliques, mesmo que seja um pedido com muitos produtos. Em questão de segundos, o usuário resolve sua necessidade e você garante a receita. Essa funcionalidade ainda pode ser elevada
com um programa de assinatura ou compra recorrente, para que o pedido seja repetido na frequência determinada pelo usuário, garantindo a compra sem necessidade de nenhum clique ou ação. Fácil para o usuário e lucrativo para sua empresa.

Informações de consumo

Seu B2B Commerce pode oferecer aos clientes informações de pós-venda, como manuais, guias de uso, tutoriais, regras de armazenamento, documentos de transporte etc. Essas informações são importantes para garantir o uso correto dos produtos comprados e melhora a experiência do cliente com seus produtos e sua loja online. Além disso, muitas equipes de atendimento podem usar os links para essas informações no relacionamento com os clientes, facilitando e unificando a comunicação.

Gerenciar dados da conta

Trocar a senha, atualizar o endereço, incluir um novo usuário, verificar o status de um pedido, solicitar a segunda via de um boleto, pagar uma fatura… Os exemplos são muitos. Tudo isso pode ser feito, sem atrito, através de um e-commerce B2B. Sem necessidade de ligar para
ninguém, ou de disponibilizar um time de atendimento para tarefas como essas. Com essa vantagem, o time do atendimento fica livre para engajar em atividades de maior retorno para sua empresa.

Solicitar cotações e descontos

Não é porque sua loja está online que você precisa ser inflexível na política de preços. Um B2B Commerce pode dar ao usuário a possibilidade de solicitar orçamentos e até negociar preços. Ferramentas como chat ao vivo, e-mail do carrinho de compras e até mesmo integrações com outras formas de comunicação (como telefone, WhatsApp, videochamada) permitem que o time de vendas identifique oportunidades e consiga negociar, aumentando a chance de conversão e melhorando a experiência do cliente final.

Considerações finais

Tradicionalmente, os times de vendas e atendimento usam softwares específicos para suas áreas. No entanto, uma plataforma de e-commerce moderna, com recursos avançados de busca, fácil de usar e integrada com os sistemas da empresa, traz inúmeras vantagens para clientes externos e internos, eliminando inconsistência de dados, duplicidades, retrabalho e economizando tempo. Além disso, a experiência de compra dos clientes ganha agilidade, gera maior satisfação e, por consequência, mais vendas.

Nem todas as plataformas de B2B Commerce do mercado oferecem todas as funcionalidades mencionadas, por isso é importante avaliar com cuidado o custo-benefício de cada alternativa.

E não se esqueça de colocar na balança as vantagens negligenciadas que uma plataforma realmente robusta oferece. Isso certamente faz a diferença para garantir um projeto de sucesso, que traga resultados para toda a empresa em curto, médio e longo prazos.

Leia também: Os desafios dos prospects B2B para o comércio digital