Acompanhamento de preços: como aumentar as vantagens competitivas do seu e-commerce

por Burc Tanir Sexta-feira, 08 de junho de 2018   Tempo de leitura: 11 minutos

Já não é mais suficiente ter um produto vencedor. No clima atual, muitos vendedores terão o mesmo produto vencedor que você.

Contudo, se você deseja se destacar, deve pensar em como pode aumentar sua vantagem competitiva. Para isso, é preciso pensar qual é sua vantagem e como pode aumentá-la.

O ponto crucial é: todos lojista deve procurar formas de oferecer soluções, produtos ou serviços melhores do que seus concorrentes. Isso pode ser feito de várias maneiras. Sua vantagem competitiva pode ser encontrada em baixos custos ou até mesmo através da história de sua marca.

Seja qual o for o método escolhido para encontrar sua vantagem competitiva, você deve ser fiel a esse método e torná-lo um hábito para melhorá-lo ao longo do tempo.

Vamos abordar um conjunto de funções de acompanhamento de preços que aumentam a vantagem competitiva para os varejistas de comércio eletrônico. E depois de ler este artigo, experimente implementar algumas de nossas ideias. Seria um prazer saber seus resultados!

Benefícios de ter uma vantagem competitiva para e-commerce

Mencionamos anteriormente que todo o cenário do e-commerce está saturado. Nele, todos estão disputando a atenção dos potenciais clientes. Você não é diferente.

É por isso que é importante decifrar como irá ganhar esta vantagem e qual o processo que usará para lá chegar.

Quando você tem uma vantagem competitiva, tem uma razão pela qual os compradores devem usar sua loja em oposição a outras.

Não podemos dizer a melhor maneira de aumentar sua vantagem competitiva. Pois o método escolhido depende muito do modelo de negócios que você possui.

Mas suas opções são:

  • Usar funções de acompanhamento de preços para aumentar a vantagem competitiva;
  • Criar uma história da marca bem conhecida para usar como vantagem competitiva;
  • Possuir o melhor produto patenteado.

Nesta publicação, vamos abordar especificamente como você pode usar um software de rastreio de preços e as funções nele incorporadas para lhe dar essa forte vantagem competitiva que você procura.

Melhore sua produtividade e aumente sua vantagem competitiva

Quer você seja o único fundador de uma empresa de e-commerce ou uma equipe de pessoas trabalhando juntas, há sempre mais trabalho pra fazer do que você é capaz de suportar.

Se você deseja aumentar sua vantagem competitiva, precisa ter ideias de como vai fazer isso.

É um processo contínuo para garantir que você não seja controlado por seus clientes. Mas, se também tiver de se preocupar com os preços, como encontrará tempo para melhorar sua vantagem competitiva?

É por isso que o rastreio de preço automático é tão importante. Pode ajudá-lo a aliviar o tedioso trabalho de acompanhamento manual dos preços. Assim, terá mais tempo pra focar nas partes importantes do crescimento de seu negócio.

Além disso, como humanos, estamos propensos a cometer erros. É natural, mas pode ser impedido acompanhando automaticamente os preços de seus concorrentes.

Esteja a par das tendências do mercado e da indústria

Usar o software de acompanhamento de preços ajudará você a aumentar sua vantagem competitiva ficando à frente das tendências do mercado e do setor. Os preços são uma fonte observável de dados que pode dizer muito sobre o que a concorrência está oferecendo e ofereceu anteriormente.

No cenário atual, quanto mais informações coletar, melhor será sua vantagem. Acompanhar em tempo real as táticas promocionais e de atribuição de preços da concorrência ajudará a incorporar essas táticas em sua própria estratégia. Vai lhe dar uma visão mais clara do mercado e garantir que você nunca perca uma mudança de preço.

Mas como isso dá uma vantagem competitiva? Em suma, centrar profundamente a análise de preços da concorrência vai ajudá-lo a fazer melhores previsões com base em dados reais, em vez de em suposições.

A vantagem competitiva aumenta em função do lucro

Se você deseja ver aumentar seus lucros, deve mudar seus preços baseando-se nos dados coletados.

O preço é uma ótima vantagem competitiva, especialmente para empresas que não possuem presença forte. Se você puder oferecer o mesmo produto a um preço mais baixo que a concorrência, terá uma vantagem competitiva significativa, especialmente quando se trata de compradores procurando uma pechincha.

No entanto, para que essa abordagem funcione, o ideal é acompanhar os preços diariamente. É fundamental, porque competir no varejo virtual está se tornando um jogo “em tempo real” e é preciso ser proativo e não reativo.

A Amazon é um exemplo de empresa cuja vantagem competitiva é, muitas vezes, o preço. Por exemplo, você poderia comprar esse colchão viscoelástico para cama de casal na Amazon por 69,99 £.

 

Mas um colchão viscoelástico para cama de casal semelhante da loja líder neste material, a Tempur, o custo total é de 2,049 £.

A Tempur é uma empresa líder em seu setor. Como tal, teve de construir uma marca para suportar isso. Se não o fizesse, como esperaria obter algum lucro quando você pode comprar um produto similar na Amazon por uma fração do preço?

Se você tiver um produto que parece ser mais caro do que os outros no mercado, garanta que você gastou o tempo economizado no acompanhamento manual de preços para construir a história de sua marca.

Competir em termos de preço usando um software de acompanhamento de preços irá ajudá-lo a otimizar vendas e lucros. Isso o ajudará a justificar sua decisão de aumentar ou diminuir os preços com base na posição atual da empresa no mercado.

Conclusões

No mundo competitivo do comércio eletrônico, todos esperam obter uma vantagem competitiva significativa.

Analisamos até aqui como determinadas funções de acompanhamento de preços podem dar a você essa vantagem competitiva exata e deixar seus concorrentes imaginando como eles podem alcançar as grandes expectativas que você definiu para seus clientes.

Quando você utiliza todo o poder do software de acompanhamento de preços, sua empresa pode se beneficiar não apenas de aumento na produtividade, mas também de aumento nos seus lucros. Se isso não é algo que deve ser feito de imediato, eu não sei o que é.

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