Validação de sellers em marketplace: invista na automação de cadastro

por Mariana González Terça-feira, 06 de outubro de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

Em meio à crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19, a necessidade de isolamento social alavancou ainda mais o crescimento das vendas online. Segundo dados da ABComm, mais de 100 mil novas lojas virtuais surgiram no Brasil desde março. Anteriormente, a média era de 10 mil novas lojas abertas na internet a cada mês.

Essa intensificação do e-commerce também reforça a importância de medidas fortes e ágeis de segurança. Afinal, o grande volume de tratamentos de dados — incluindo de informações altamente sensíveis, como dados financeiros — é um prato cheio para fraudadores e cibercriminosos. A pandemia também trouxe um aumento no número de fraudes e golpes, tornando a validação de sellers em marketplaces e no e-commerce um tema ainda mais urgente.

Porém, garantir que os sellers são quem eles dizem ser e encontram-se devidamente regularizados e prontos para operar pode se tornar uma tarefa custosa e demorada, especialmente se a validação de cada um for feita de forma manual. Em um período de intensificação das transações, é fundamental pensar em escalabilidade e rapidez, sem contudo deixar a segurança de lado.

Como balancear tudo isso? Continue a leitura e entenda os benefícios de investir em soluções automatizadas para a validação de sellers em marketplace.

Menos fraudes, mais cadastros aprovados

Aprovar mais sellers não precisa significar deixar mais fraudadores passarem. Da mesma forma, fortalecer a segurança não exige que você acabe reprovando um alto número de usuários idôneos. Isso acaba acontecendo com frequência quando dependemos de processos manuais, mas soluções automatizadas e inteligentes podem aumentar o seu throughput de usuários.

Com a automação, você garante processos de validação mais assertivos e rápidos, em que todos os dados necessários são verificados com muito mais agilidade e menos burocracia. Também é possível automatizar consultas de processos e de CNPJ, por exemplo, para você garantir que cada seller está apto a operar no seu marketplace.

Melhoria da experiência do usuário

Outro importante benefício da automação é o considerável aprimoramento da experiência do usuário. A automação permite que você reduza a quantidade de informações que o seller precisa digitar manualmente, por exemplo, já que poderá simplesmente extrair os dados necessários de uma foto do documento.

Além disso, a automação pode trazer reduções significativas no tempo de aprovação do cadastro — algo que contribui diretamente para as suas taxas de conversão e retenção.

Alinhamento com as práticas do mercado

Especialmente em um setor que é por natureza digital, como o e-commerce, é essencial implementar a inovação em todas as etapas do processo. O mercado como um todo entende cada vez melhor a importância de investir em ferramentas automatizadas, que proporcionam desde o primeiro momento uma experiência diferenciada e sem burocracia.

Atualmente, recorrer a processos manuais de validação significa ficar para trás em relação à concorrência — além de deixar seu negócio mais suscetível a fraudes e a golpes. Enquanto isso, investir em validação automatizada e 100% digital traz benefícios concretos tanto para a evolução do seu negócio quanto para a experiência dos novos e atuais sellers.

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