Acesso rápido

Vale a pena utilizar o Google AdSense na minha loja virtual?

por Thiago Mazeto Segunda-feira, 01 de julho de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

Você já cogitou a possibilidade de usar o Google AdSense para loja virtual? Ele é uma ferramenta do Google, que permite gerar anúncios patrocinados em sites, blogs, vídeos, e-commerces. Sendo assim, uma opção de aumentar a renda mensal do varejista.

Mas antes de apostar nessa ferramenta é preciso entender como usá-la e assim obter os resultados que ela é capaz de oferecer para o seu negócio.

O que é o Google AdSense para loja virtual?

É uma das várias ferramentas que o Google disponibiliza para auxiliar seus usuários. O AdSense é um meio de o comerciante conseguir obter rendimentos mediante anúncios e propagandas exibidos em seu site. Para conseguir gerar essas divulgações, é preciso fazer uma inscrição, usando a plataforma do Google.

Os anunciantes que querem fazer a publicidade de seus produtos pagam uma taxa a esse motor de busca para que seus serviços sejam exibidos. Dessa forma, é repassada uma parte desse valor ao e-commerce registrado. Isso torna a ferramenta uma forma de monetizar sites.

Então, o varejista inscrito ganha um percentual, em torno de 63%, a cada vez que um usuário se interesse pela propaganda. Ele tem a possibilidade de receber de duas formas: por clique que o visitante dá no anúncio ou por impressões, não sendo necessário que a compra dessa mercadoria seja realmente realizada.

Como os anúncios serão exibidos?

As propagandas são apresentadas de acordo com o nicho no qual você se inscreve, o comportamento do usuário ao navegar na web e palavras-chave que ele digita.

Assim, por exemplo, se sua loja vende produtos relacionados à moda, ao entrar nela, o consumidor verá anúncios de roupas, sapatos etc.

O comerciante pode gerenciar tais divulgações e escolher se vão aparecer na parte superior do site ou nas laterais. Ele tem ainda a viabilidade de decidir que tipos de propagandas serão mostradas ― evitando, assim, os anúncios de seus concorrentes, se desejar ― e em que momentos aparecerão: ao entrar na loja, antes do checkout ou depois da confirmação do pagamento, por exemplo.

Dessa forma, ele tem total controle em impedir as propagandas que sejam impróprias ao seu público, as que não estejam alinhadas ao conteúdo e as que, de alguma forma, infrinjam princípios da internet.

Como é feita a inscrição?

É necessário ter mais de 18 anos, uma conta de e-mail no Google, um site próprio, número de telefone e fornecer algum endereço físico, que pode ser o do comércio ou da própria residência. A ferramenta analisará o conteúdo do blog ou do e-commerce, pois não aceitará temas que incitem a violência, que gerem conteúdo sexual explícito ou que violem regras éticas. Os anúncios só começam a aparecer depois que o Google faz a verificação e a liberação do seu site.

Será preciso também informar o número da conta na qual você pretende receber o dinheiro com os cliques. Após todo esse registro, será enviado ao endereço físico cadastrado um envelope com um código de confirmação, o qual você adicionará para completar o cadastro.

Qual a vantagem de exibir anúncios no meu site?

A dúvida que geralmente gera é: será que aparecendo propagandas, seja de concorrentes ou não, eu correrei o risco de diminuir minhas vendas, já que as pessoas poderão sair do meu site?

A resposta é: depende de como essa estratégia é implementada. Alguns comerciantes não se importam de gerar anúncios para seus concorrentes, pois conseguem ganhar certa quantia financeira quando o usuário clica nesses banners. Já outros preferem gerenciar isso, de forma minuciosa, a fim de evitar perder vendas.

O lado bom é que a inscrição do AdSense é gratuita e ele pode ser facilmente gerenciado. Então, o que vai dizer se, de fato, vale a pena para o seu negócio é analisar por meio de ferramentas de monitoração do comportamento do usuário. Assim, é possível verificar em que momento os cliques acontecem com mais frequência.

É recomendado fazer testes e comparar os resultados, modificando o lugar dos anúncios, o momento em que aparecem e os tipos de produtos que são sugeridos aos visitantes do seu e-commerce.

Quais dicas para gerar mais renda com o Google AdSense?

Ainda que seja uma boa opção de aumentar o faturamento mensal, é importante seguir algumas orientações para melhorar os resultados.

Tenha um layout amigável

É essencial que o usuário tenha uma boa experiência ao navegar pelo seu site. O design dele precisa ser claro, fluido e intuitivo. Os anúncios não podem ser confundidos com os produtos que você comercializa, para que suas vendas não sejam perdidas. Seguindo a mesma lógica, um ambiente poluído, com muitas animações e banners cansará o visitante, fazendo-o sair da loja.

Configure do jeito certo

Já dissemos aqui que a ferramenta dá a possibilidade de você gerenciar, modificar e bloquear o que for indesejado. Outra dica é, para manter esse processo otimizado, configurar o anúncio de modo que, ao alguém clicar nele, outra aba seja aberta em vez de ser preciso sair do site.

Pense na responsividade

Hoje em dia, grande parte das pessoas utiliza a web por meio de seus smartphones e tablets. Dessa forma, é necessário que o site, seu layout e os anúncios estejam adaptados para serem vistos, de forma hábil, por esses dispositivos.

Não deixe de produzir conteúdos

Ainda que essa estratégia gere boa monetização, para que ela seja ainda mais eficiente é importante que os conteúdos do site, seja do e-commerce ou do blog da loja, não deixem de ser produzidos, pois é esse fator que ajuda a aumentar o tráfego e a conversão. Poucas visitas na página têm menos chances de cliques nos anúncios.

Então, o que podemos concluir é que o Google AdSense para loja virtual pode sim ser uma boa forma de aumentar o lucro do comércio. Contudo, assim como qualquer tipo de tática executada, é imprescindível fazer análises de resultados e testes comparativos a fim de poder perceber o que é cabível no seu negócio.

Leia também: Como o Google deixou de ser um buscador e virou uma ferramenta para o varejo

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.