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Vale a pena ter um app para a sua loja?

Por: Carolina Fanin

Redatora da iugu, é especialista em escrever sobre o mercado de meios de pagamento e inovação tecnológica. Acredita no poder do texto e da estratégia digital para ajudar empresas a criar relacionamento com seus clientes e aumentar suas vendas.

O mercado varejista está em uma grande expansão para o e-commerce nos últimos anos, e a tendência é de que continue crescendo. Com isso, surge a pergunta: será que a minha loja deve ter um aplicativo?

Assim como os sites próprios auxiliam nas vendas, ter um aplicativo próprio pode ser uma grande vantagem para a sua loja. Mas alguns pontos precisam ser considerados.

Antes de desenvolver seu aplicativo, saiba como está o mercado varejista no segmento de apps, o que o seu aplicativo deve ter e quais as vantagens em ter um app próprio para o seu e-commerce. Continue a leitura!

O mercado de varejo em aplicativos

O consumo online já é uma tendência há anos no Brasil e no mundo. Estima-se que cerca de 70% da população brasileira têm acesso à Internet, sendo que 50% dessa população a acessam primariamente pelo celular.

Isso significa que os e-commerce precisam se adaptar para o mobile first, ou seja, dar preferência de usabilidade em seus sites para os acessos via smartphones.

O acesso às lojas pelo celular também influencia em outros modelos de vendas, como pelas redes sociais, que cada vez mais se adaptam e aderem ao espaço de marketplace e estratégias omnichannel – com uma estratégia unificada de vendas multiplataforma.

Outra solução que facilita a vida dos varejistas e dos clientes são os aplicativos de pagamento online, que oferecem diversos benefícios como cupons de desconto e até cashback.

E para quem não tem um site ou aplicativo próprio, os gigantes do marketplace abrem espaço para os pequenos varejistas, com plataformas B2B que facilitam o contato com os clientes e oferecem mais segurança para o lojista e para os consumidores.

Entre essas empresas, podemos citar Amazon, Magalu e Americanas Marketplace, por exemplo.

Por fim, chegamos aos sites próprios, sem intermediários, e o desenvolvimento de aplicativos para atender o consumidor mobile.

A criação de aplicativos é quase uma regra entre as grandes empresas do varejo, mas também pode ser uma alternativa para a sua loja se destacar entre os clientes, seja o seu negócio um B2C ou B2B.

O que um aplicativo de loja deve ter?

O desenvolvimento de aplicativo próprio é uma grande vantagem, principalmente para negócios B2C, que precisam se destacar no mercado e definir estratégias mais próximas do cliente.

Porém, para que o app seja um facilitador (e não um problema), ele precisa corresponder a alguns pontos-chave que definem um bom aplicativo de varejo.

Interface responsiva, UX e UI

O aplicativo será pensado para o mobile, mas essa plataforma precisa se adequar a diferentes tipos e tamanhos de telas, além dos diferentes sistemas operacionais e versões em uso.

Além disso, a navegação precisa ser intuitiva, com informações bem dispostas e claras, botões que facilitem o caminho da escolha do produto até o checkout, por exemplo.

Um app com interface bem desenvolvida retém o usuário e tem mais chances de converter aquela “olhadinha” em uma compra.

Auxílio ao cliente

O auxílio e o atendimento ao cliente devem ser o mais acessível possível, devendo-se investir em informações de fácil acesso e canais diretos de ajuda.

O aplicativo será um dos principais canais de venda, e o atendimento ao consumidor deve mostrar a prioridade da empresa em servi-lo.

Boas imagens e possibilidade de zoom

Uma boa plataforma, com interface intuitiva e excelente performance, também deve estender esse padrão de excelência às suas imagens e recursos nos anúncios de produtos.

Portanto, dê preferência a fotos profissionais dos produtos, com boa iluminação e edição, sem abrir mão da identidade visual da marca. Para a visualização, mecanismos de zoom e descrições detalhadas fazem a diferença no processo de conversão.

Notificações do tipo push

As notificações push são muito bem-vindas quando utilizadas com parcimônia e textos convincentes.

Com o aplicativo, é possível disparar avisos de promoções, lembretes de carrinho abandonado, notificações de pagamentos pendentes e muito mais.

Porém, o uso excessivo desse recurso pode irritar o consumidor, o que pode levar à desinstalação do app e consequente perda do cliente.

As notificações push devem estar alinhadas com as estratégias de marketing em outros canais, como as redes sociais e e-mails transacionais.

Checkout simplificado

O processo de checkout precisa ser o mais intuitivo possível, com informações bem dispostas, botões com textos concisos e todo o processo deve passar por poucas telas.

Para facilitar a finalização da compra, o app deve ter recursos como integração a aplicativos de checkout online, possibilidade de salvar dados e suporte para os meios de pagamento mais comuns, que hoje são:

  • Pix;
  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Boleto.

Além de ser um processo simplificado, o checkout deve ter um reforço na segurança, com criptografia dos dados, principalmente quando falamos em pagamento com cartão de crédito ou débito.

Vantagens de ter um app de e-commerce

Ter o seu próprio aplicativo não é muito diferente de ter o seu site de vendas fora de plataformas B2B. Mas o aplicativo requer mais atenção em pontos de desenvolvimento e usabilidade, o que também requer manutenção contínua e atualizações regulares.

Entre as vantagens de ter um aplicativo para a sua loja online, podemos citar:

  • Melhor divulgação e marketing;
  • Proximidade no relacionamento com o cliente;
  • Maior conhecimento do perfil e comportamento dos usuários;
  • Melhor acompanhamento de métricas e relatórios.

Afinal, vale a pena ter um app de e-commerce?

Ter um aplicativo pode valer a pena para o seu negócio, principalmente se a sua loja já tem um bom suporte online para os consumidores.

Essa é a chance de estreitar o relacionamento com o cliente e fidelizar usuários. O custo-benefício também pode ser vantajoso, já que não há repasse de nenhuma porcentagem à plataforma, como acontece em soluções B2B de marketplace.

O uso de aplicativos próprios atende bem às estratégias de marketing, principalmente para os negócios B2C, que têm mais facilidade na proximidade com os consumidores.

Já para pequenas empresas, com suporte reduzido no atendimento ao cliente e com uma clientela menor, pode ser mais vantajoso se manter no B2B e agregar seu negócio às empresas mais consolidadas no mercado.

Sua empresa tem suporte para desenvolver um aplicativo ou já vive essa experiência? Compartilhe suas dúvidas sobre esse modelo de canal de vendas, deixe seu comentário abaixo!

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