Logo E-Commerce Brasil

Vai iniciar seu negócio de assinatura? Temos uma dica: comece simples

Por: Rodrigo Dantas

Empreendedor, fundador e CEO da Vindi, startup brasileira especializada em assinaturas inteligentes, venda recorrente e monetização.

Ter um negócio sustentável e competitivo no mercado não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Contudo, se podemos dar uma dica para quem já conhece os clubes de assinatura e deseja iniciar um é: comece simples. Isso, contudo, não significa perder a qualidade, mas sim pensar de forma eficiente.

Mantendo esse princípio em mente, no artigo de hoje apresentaremos 3 passos essenciais para começar o seu negócio de assinatura. Mas, antes, responda mentalmente as seguintes perguntas:

– Você já sabe quantos produtos irá oferecer?

– Já sabe a periodicidade com que irá enviar esses produtos?

– Quais os seus horários de funcionamento?

– Haverá personalização nos produtos para os seus clientes?

– Haverá presentes para os seus clientes?

– Haverá promoções relâmpago e derivados?

Quantas perguntas, não é mesmo? Isso porque, para começar um negócio, é preciso conhecê-lo. Contudo, você está iniciando e, por isso, ainda não possui muitos dados para entender o que seus clientes querem e exigem.

Você até poderia tentar adivinhar, mas bolas de cristais ainda não funcionam! E esse processo de adivinhação exige muito trabalho!

Por isso, vamos aos 3 passos para que você possa manter seu negócio enquanto aprende e desenvolve as competências essenciais para tornar-se competitivo e sustentável. Vamos lá?

Passo 1: compreenda o que você está vendendo

Para entender o seu produto, você deve saber exatamente o que está vendendo. Isso significa conhecer o seu mercado, o valor do que está oferecendo e qual o nível de complexidade do que você pretende oferecer.

Na realidade, o que você deve pensar aqui é na questão da personalização. Para isso, você deve aprender com os primeiros assinantes, por exemplo. Escute o que eles têm a dizer sobre seu produto, se relacione com seus fãs nas mídias sociais e obtenha feedbacks. Assim, você poderá aplicar os ajustes necessários para tornar a experiência de compra e o produto ainda melhores.

Para auxiliar nessa empreitada, procure se perguntar por que seus clientes comprariam seu produto, entenda os feedbacks negativos, veja o que está errado e procure melhorar.

Passe os valores de sua empresa e agregue valor ao seu produto, transforme tudo em uma experiência prazerosa para o cliente. Pensando nisso, você conseguirá encontrar suas respostas e criar uma lista de prioridades para sua equipe.

Passo 2: não atire para todos os lados!

Não adianta querer atingir todos os públicos. Procure o seu! Além disso, não encha seu cliente de produtos em um mesmo mês. Um cliente com muitas opções fica perdido, sua experiência não é prazerosa e o resultado esperado não é atingido.

Por isso, não ofereça milhões de tipos de assinatura quando começar. Comece pelo mais simples. Além disso, construa um site mobile friendly, com uma boa usabilidade e poucos comandos. Três seções são mais do que suficientes!

Passo 3: lembre-se: comece simples

Por fim, voltamos ao início: mantenha seu negócio simples. E ter um início simples, não significa que ele não pode ser grandioso. O mais importante é ter a certeza que todo começo é aprendizado.

Melhore a experiência do cliente cuidadosamente e gradativamente. Dessa maneira, o crescimento e satisfação serão contínuos. É importante também: estar aberto aos feedbacks dos assinantes.

Republicado com autorização do autor. Originalmente publicado em: https://blog.vindi.com.br/vai-iniciar-seu-negocio-de-assinatura-temos-uma-dica-comece-simples/