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Como a experiência do usuário pode reposicionar sua empresa no mercado?

por Marco Antonio Quarta-feira, 30 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Experiência do Usuário ou User Experience. Independente do nome, trata-se do processo de analisar elementos da interação de um usuário com produtos, sistemas ou serviços. O foco aqui está em avaliar como ocorre essa interação. No UX Design, portanto, busca-se determinar como será a experiência do usuário com a marca. Perceba que o objetivo é o de gerar uma percepção positiva e garantir que usuários encontrem valor no portfólio da empresa.

Muitos especialistas definem UX Design como o comprometimento de desenvolver produtos com o cliente em mente. Acho essa definição muito boa para resumir o termo. Especialmente porque ela vai de encontro ao que o processo de MVP preza: o feedback do cliente. A partir do MVP — sigla de Minimum Viable Product, ou produto mínimo viável —, testa-se a eficiência do produto no mercado, sua usabilidade, aceitação e comparação com a concorrência.

No UX Design estuda-se a interação do cliente durante toda a jornada de compra, do contato com o site à percepção do produto. Por isso é preciso estudar quem são os consumidores e quais são suas necessidades, sempre levando em conta que produtos e serviços devem melhorar a qualidade da vida das pessoas. Exatamente por isso, ter conhecimento da experiência do usuário é essencial também para reposicionar o portfólio de produtos no mercado.

Posicionamento de produto

Toda estratégia de marketing trabalha com o posicionamento de produto, especialmente porque isso ajuda clientes e/ou consumidores a diferenciarem uma marca da outra. E com o aumento de informações que recebemos, posicionar um produto significa destacar-se na multidão.

O posicionamento é especialmente importante porque faz com que um produto se encaixe nas necessidades de um público específico. Ao notarem uma marca com a solução às suas necessidades, consumidores tornam-se mais ligados à ela, aumentando as chances de que eles não migrem para a concorrência.

No entanto, nem tudo são flores. E no mundo competitivo de hoje é bem comum gestores se depararem com quedas nas vendas de determinado produto da empresa. Quando isso acontece, em primeiro lugar é necessário estudar o que levou ao declínio dessas vendas. Pode ser que o preço não esteja mais adequado, ou que exista um produto na concorrência mais completo, ou que o público não tenha mais interesse naquele produto em especial.

As razões para isso são várias e cada caso deve ser estudado. Aqui, o objetivo não é o de procurar por motivos de uma empresa estar vendendo menos. Mas, sim, de ajudar com a solução — e uma das maneiras para reverter esse cenário é com o reposicionamento de produto.

Reposicionando portfólio de produtos

Quando uma empresa se vê frente à uma diminuição nas vendas ao longo do tempo, é hora de implementar mudanças. Para esses casos, pode ocorrer tanto a reposicionamento da marca, quanto de portfólios de produtos.

O reposicionamento ocorre justamente para acompanhar as necessidades de clientes e consumidores, o que tem tudo a ver com o UX Design.

Para a experiência do usuário, reposicionar o portfólio da empresa significa trabalhar diversos pontos de contato entre empresa e cliente. Pode ser um anúncio ou um site, passando pelas interações em redes sociais, e-mails marketing, SAC, embalagem de um produto, entrega de um serviço, experiência do produto ou serviço em si… Enfim, as possibilidades são diversas.

Isso significa trabalhar aspectos emocionais da relação de interação entre empresa e consumidor. Mas, e se você precisa reposicionar algum produto do portfólio? Como o UX Design pode ajudar?

No início deste artigo, comentei sobre o MVP, que trabalha com o ciclo Construir – Medir – Aprender. O processo de construção é feito levando em conta o feedback do público a que o produto se destina. Essa mesma ideia deve ser levada em consideração quando o assunto é UX Design.

Isso porque para colocar em prática o que prega a experiência do usuário, o processo para reposicionar um produto (ou para criá-lo) inicia com pesquisa. Ele passa pela análise de dados e entrevistas com usuários, seguindo para testes de usabilidade. O foco é tornar a interação o mais user-friendly possível. Ou seja, amigável, simples e natural para o consumidor.

Se o objetivo for o reposicionamento de produto, tenha em mente que levar em conta a experiência do usuário significa fazer com que o consumidor perceba o valor do que está sendo oferecido. Não se trata do aspecto físico do produto, mas sim de:

  • Atributos intangíveis que fazem com que o cliente se sinta satisfeito e realizado ao utilizar tal produto;
  • Valores afetivos em relação à marca.

Portanto, UX Design utilizado para o reposicionamento de portfólio trata de trabalhar a experiência do cliente com o produto, identificando as necessidades a serem atendidas.

O processo de pesquisa de um UX Designer envolve:

  • Análise competitiva;
  • Desenvolvimento de personas;
  • Criação de um produto mínimo viável.

Como o foco aqui é reposicionar o produto, o processo pode ocorrer conforme acima. Lembrando em UX Design a atenção será no fluxo do usuário, ou seja, em como ele interage com o produto.

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