Utilize o e-mail marketing de pós-venda como canal de fidelização de clientes

por Bárbara Gengo Sexta-feira, 06 de abril de 2012

O email marketing de pós-venda é uma ferramenta de comunicação estratégica para, além de estimular futuras compras, criar novas oportunidades com aquela pessoa que já se tornou seu cliente. Este é um ótimo canal para que as empresas consigam o feedback de seus clientes e consigam analisar diretamente o resultado de suas ações.

Esse feedback pode ser solicitado de diferentes maneiras. Uma delas pode ser a pesquisa de satisfação. Com esse tipo de pesquisa, a empresa abre espaço para que os usuários exponham suas visões. A partir dos comentários postados, torna-se possível entender as necessidades dos clientes. Essas informações são importantes para avaliar a eficácia das estratégias utilizadas.

Para que a mensagem transmita confiança e deixe o usuário à vontade, é importante que o email de pós-venda seja uma peça exclusiva, afinal ele está sendo enviado a uma pessoa que já é seu cliente. Chame-o diretamente pelo nome e deixe claro que você tem conhecimento do produto que ele comprou. Uma dica é incluir no corpo da mensagem conteúdos relacionados à sua última compra.

Se sua mensagem solicitar o feedback dos usuários por meio de questionamentos diretos, é interessante que você abra a possibilidade deles compartilharem nas redes sociais a experiência que tiveram comprando em seu e-commerce . Esta é uma forma de publicidade espontânea, onde você conseguirá avaliar a repercussão de suas ações, a partir dos comentários de uma pessoa desvinculada a sua empresa. Mas atenção: se um usuário insatisfeito publicar uma mensagem negativa da sua empresa, você não pode ignorar esse comentário. Você deve ficar atento e reconhecer o problema, indicando sempre as melhores soluções para resolvê-lo.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

2 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.