Utilizando retargeting para atrair clientes desistentes- Parte 2: Google

por Mariana Reis Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Em meu último artigo abordei como criar estratégias de retargeting usando o Facebook.  No artigo de hoje, vou abordar como usar o Google para elaborar campanhas de retargeting.

Você deve estar familiarizado com a Rede de Display do Google AdWords (ou Google Display Network), como aqueles banners laterais que você encontra espalhado por toda a internet. Alguns aplicativos de terceiros possuem acesso a parte dessa rede.

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Centenas de empresas já se inscreveram para fazer parte dessa rede. O Display Network usa o poder da ferramenta de anúncios do Google para obter resultados.

Retargeting a partir do Display Ad Network para B2B

Se alguém visita o seu site é porque tem interesse em seus produtos ou serviços. Não importa, nesse momento, quem essa pessoa é, o importante é que ela está interessada em você. Então, não importa, realmente, em qual site você vai usar anúncios retargeting. Uma mulher com filhos pode estar interessada em música, nesse caso um anúncio no GrooveShark ou last.fm poderia trazer resultados para você.

O usuários que navegam na sua página obviamente está interessado nas páginas que eles visitam. Então, não importa muito outras páginas da web que eles estão visitando, contanto que estas páginas façam parte da Rede de Display.

Veja abaixo o exemplo da MasterCard

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Retargeting a partir do Display Ad Network para B2C

Se a sua empresa vende diretamente para o consumidor final, eu recomendo usar a rede de display para aumentar a exposição de marca.

Vamos supor que uma pessoa tenha um evento para ir na sexta à noite. É quinta-feira e ela não tem roupa para usar. Ela busca algumas lojas e entra no seu site, porém sai. Ela volta a trabalhar. Em outro momento, nesse mesmo dia ela decide checar as notícias do dia ou escolher uma música para ouvir enquanto trabalha, lá está seu anúncio. Pronto, vendido.

Talvez você ainda não venda, mas a sua marca, o seu logo e seu produto serão conhecidos e ficarão fixados na mente desta pessoa. Você já passou na frente de seus concorrentes.

Exemplos reais

Vamos supor que eu estivesse procurando por dicas para uma vida saudável em um portal que trata do assunto, então não ficaria surpreso em encontrar um anúncio como o abaixo:

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Otimização e segmentação

Muitos aplicativos de terceiros otimizam seus anúncios para você. Eles farão isso baseado em anos de experiência, portanto, eles sabem que se alguém visitou sua página mais de uma vez na semana é porque essa pessoa está muito interessada em sua empresa. Então ele determinará o tipo de anúncio que obterá a melhor taxa de cliques.

A otimização e segmentação por aplicativos de terceiros podem influenciar positivamente a taxa de cliques em seus anúncios e aumentar o ROI.

Conclusão

Como já havia mencionado, o momento em que o visitante deixa seu site não é o fim. Esses clientes podem ser alcançados. Além das ferramentas oferecidas por Google e Facebook existem diversos aplicativos de terceiros, que poderão te ajudar a trazer esses clientes de volta.

E você já havia desistido destes clientes? Já usa retargeting? Compartilhe sua experiência comentando abaixo.

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