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Como conseguir que os seus usuários "paguem" com compartilhamentos nas redes sociais

Está procurando maneiras de aumentar o engajamento nas redes sociais para impulsionar o tráfego do seu site?

Claro que sim! Afinal, você é um social web e vive em um mundo social. E, dessa forma, todos queremos mais pessoas para compartilhar o nosso material.

Para isso, basta completar alguns passos simples e, cada vez que postar novos conteúdos, você vai expandir o seu engajamento nas redes sociais, aumentando a visibilidade da marca e gerando receita.

Neste artigo, você vai descobrir como conseguir que os usuários “paguem” com a moeda do compartilhamento nas redes sociais.

Obviamente, o seu conteúdo é gratuito (como deveria ser), mas você ainda deve fazer todo o possível para conseguir até o último compartilhamento de cada postagem. Quando os usuários compartilham o seu post, eles estão – de alguma forma – “pagando” pelo uso dele.

Como você pode aumentar o compartilhamento do seu conteúdo e levá-lo para um próximo nível?

1) Conecte a sua plataforma de blog às suas contas de mídia social

A SproutSocial recentemente publicou estatísticas que mostram que 63% dos millennials ficam atualizados sobre marcas por meio das redes sociais e 46% confiam nelas ao fazer uma compra online.

Isso é responsável pela integração da mídia social com o site de negócios, tornando a decisão fácil, já que 78% das empresas agora dizem ter equipes dedicadas a essas mídias.

O WordPress é a plataforma de blogs mais amplamente utilizada – por isso, vamos começar por ela.

Ligar contas de redes sociais com o WordPress é realmente muito simples. Após se cadastrar no site, clique em “Configurações” para abrir o submenu e, depois, em “Compartilhamento”.

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Depois disso, o menu de configurações de compartilhamento vai se abrir. Na seção “Publicize”, você verá 6 sites populares de mídia social que podem ser conectados ao WordPress: Facebook, Twitter, LinkedIn, Tumblr, Path e Google+. Clique no botão “Conectar” em cada seção para fazer o login na sua rede social e conceder permissão para o WordPress postar em sua conta.

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Você então tem a opção de permitir o acesso apenas para si próprio ou a todos que postam na conta. Para conseguir o melhor custo-benefício, é recomendável que todos os que contribuam para o blog vinculem seus perfis para todos os seus posts. No entanto, esta decisão deve basear-se nas dinâmicas específicas do negócio.

Depois de configurar as contas, cada novo post no WordPress irá listar as redes ligadas à seção “Publicize” dentro da seção “Publicar”. Todas as contas com problemas de conexão serão destacadas.

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Quando cada novo post for publicado, ele será automaticamente compartilhado em todas as redes sociais enumeradas, gerado compartilhamentos imediatos.

Para conectar outras redes, como o Instagram, Pinterest ou Reddit, ou quando for utilizar outros serviços de blogs, como Blogger/BlogSpot ou Tumblr, um utilitário online chamado “If This then That” (IFTTT.com) é a maneira mais fácil de conectá-las.

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Registrar-se no IFTTT é tão simples quanto clicar no “Sign Up” no canto superior direito da tela, digitar o seu e-mail para o nome de usuário, selecionando uma senha, e clicar em “Ativar”. Então, você é apresentado a um painel.

Escreva tanto “WordPress”, “Blogger”, “BlogSpot”, ou “Tumblr” na barra de pesquisa no topo, e você será apresentado a sequências, chamadas “receitas”.

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As receitas IFTTT são “bots” (robôs) que detectam quando um novo post aparece em um site e automaticamente o redireciona para outro endereço. Escolha as contas de redes sociais específicas nas quais você deseja promover seus posts e clique no botão para abrir as opções de ativação do canal. Clique em cada botão de conectar, faça o login das suas contas e dê ao IFTTT permissão para acessá-las.

Depois de concluir essa configuração inicial, cada novo post em seu blog aparecerá automaticamente nas redes sociais selecionadas. Agora, em vez de postar em um site, você vai adicionando novo conteúdo para vários endereços com um clique de um botão, multiplicando exponencialmente o seu alcance em todos os posts futuros com nenhum esforço extra.

3) Adicione botões de compartilhamentos aos seus posts

A Search Engine Land descobriu que ações de mídia social estão se tornando cada vez mais um fator importante nos rankings das ferramentas de busca, como Google, Bing, Siri e DuckDuckGo, os quais tentam apresentar aos usuários as informações mais relevantes possíveis.

Enquanto postar nas suas próprias contas de mídia social ajuda, você também precisa dar aos leitores uma maneira fácil de compartilhar conteúdo com os seus círculos sociais. Fornecendo uma simples call-to-action, que permite compartilhar com um clique, as chances de o post ser compartilhado aumentam significativamente. Isso pode ser oferecido ao usuário por meio da adição de botões de compartilhamento para as mídias sociais nos seus posts.

No WordPress, você pode fazer isso na seção “Sharing” (compartilhamento) descrito acima. Rolando a página para baixo, clique na aba”Publicize”, na qual aparecerão as opções de ativar botões de compartilhamento para o seu Facebook, Tumblr, LinkedIn, Twitter, Pinterest, Reddit, Google+, Pocket, E-mail, Imprimir e Skype. Você pode até mesmo adicionar qualquer outro site da sua preferência clicando no link “Adicionar um novo serviço”.

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Basta arrastar botões de “Serviços Disponíveis” para “Serviços habilitados” e escolher quais devem ser mostrados e quais escondidos atrás de um botão “Compartilhar”. Em seguida, você pode personalizar o estilo do botão e rótulo (sharing label) e clicar em botões de rádio (click radio buttons) para determinar se esses ícones devem ser exibidos na primeira página, posts, páginas, mídia, pedidos e Projetos.

Quando você tiver acabado de personalizar os seus botões de compartilhamento, clique em “Salvar alterações” na parte inferior da página.

No Blogger, acrescentar botões de compartilhamento requer a edição do modelo de blog. Você pode fazer isso clicando em “Template”, no menu à esquerda, e, em seguida, pressionando o botão “Editar HTML”.

Uma vez que o HTML do seu site for exibido, pressione CTRL+F para pesquisar o texto e digite: <data:post.body/>

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Isso irá destacar a seguinte seção: <span expr:id=’data:post.id’><data:post.body/></span>. Diretamente neste local, copie e cole o seguinte código:

<span class=’st_facebook_hcount’ displayText=’Facebook’></span>
<span class=’st_googleplus_hcount’ displayText=’Google+’></span>
<span class=’st_twitter_hcount’ displayText=’Twitter’></span>
<span class=’st_sharethis_hcount’ displayText=’ShareThis’></span>

Em seguida, pressione novamente CTRL+F e digite </head> na barra de pesquisa para encontrar o texto no seu modelo de blog. Diretamente abaixo, copie e cole o seguinte código:

<script type=”text/javascript” src=http://w.sharethis.com/button/buttons.js></script>
<script type=”text/javascript”>stlight.options({publisher: “074821ed-063e-4ae5-bad9-3e26ecf249f3”}): </script>

Clique em “Salvar”, e cada post agora terá botões para compartilhar conteúdo no Twitter, Google+ e Facebook, juntamente com outros serviços escondidos no botão ShareThis.

Ao adicionar opções de compartilhamento de mídia social no seu site, a taxa de engajamento e ranking de busca do seu site será aumentada duas vezes, à medida que mais usuários estão clicando em links dentro da sua página, e esses cliques promovem o seu site para novos usuários que de outra forma estariam desavisados que você existe.

3) Envolva o seu público das mídias sociais

Quando ocorreu uma queda de energia durante o Super Bowl (a final do futebol americano nos Estados Unidos), a empresa de biscoitos Oreo foi rápida em tirar proveito com um agora infame tweet: “Power out? No problem” (“A luz acabou? Sem problemas”), com uma imagem de um Oreo acompanhado do seguinte texto: “You can still dunk in the dark” (“Você ainda pode comer seu Oreo no escuro”; “dunk” significa molhar algo comestível em um líquido, no caso do tweet, biscoito Oreo no leite).

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O tweet foi um sucesso instantâneo em todos os canais de mídias sociais, aparecendo nos “trending topics” do Twitter, e até mesmo recebendo grande atenção da mídia. Ao compreender os usuários dos populares sites de mídia social, a marca alimentou uma paixão agora renovada pelo icônico cookie.

Com os posts relacionados ao negócio já automatizados pelo site e pelo IFTTT, concentre os esforços em se divertir e interagir com o público. Apenas um em cada sete posts de mídia social devem ser relacionados à venda (“salesy”). O resto deve mostrar a personalidade da empresa, uma excentricidade, e fornecer razões para as pessoas seguirem você.

Não basta se concentrar em material seco relacionado ao negócio. Os seres humanos são multifacetados, e queremos saber se as empresas que estamos seguindo têm bastante variedade.

Se você não tiver certeza do que postar, comece a navegar nas páginas dos seus seguidores para ver o que eles postam. É aceitável até mesmo comentar nos posts deles como qualquer outro amigo, fã ou seguidor faria.

Isso cria uma relação de confiança que aumenta a chance de os usuários partilharem seus pensamentos, ideias e outras mensagens com os seus círculos sociais.

Também não se esqueça de aderir e participar de grupos no LinkedIn, Google+ e Facebook. Eles são preenchidos com milhares de pessoas interessadas no tema geral do grupo.

Reúna 10 a 12 palavras-chave relacionadas ao seu negócio, marca ou assuntos nos quais você está interessado e procure esses sites de redes sociais para grupos focados nessas palavras-chave. Isso lhe abre para novos públicos fora de sua base de seguidores.

Tome cuidado para não se autopromover dentro dos grupos, porque isso irá remover as suas mensagens e talvez possa baní-lo.

Em vez disso, contribua para o grupo como um especialista para incentivar os membros a seguirem a sua conta, ampliando o público que vai ver as suas mensagens promocionais.

4) Use imagens únicas para se destacar

Evidentemente, você não pensaria que a Denny’s seria responsável por alguns dos lugares mais estranhos e mais interessantes de posts na mídia social, mas a empresa ganhou mais de 1 milhão de curtidas no Facebook e 290 mil seguidores no Twitter por postar algumas coisas muito bizarras.

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Em vez de encher seu site com imagens chatas, obsoletas (ou, pior ainda, roubadas), eles começaram a ser criativos.

Os millennials são muito diferentes das gerações anteriores: eles nunca conheceram um mundo sem internet e celulares. As imagens visuais são importantes para captar a atenção de um grupo acostumado a ter em todos os momentos tudo na ponta dos dedos.

Não é preciso uma câmera profissional DSLR de R$ 3 mil para produzir grandes imagens. Simples screenshots e até mesmo fotos de telefone celular e vídeos são comuns em nossa sociedade. As pessoas estão acostumadas a ver essas imagens, e geralmente elas navegam na sua tela pequena de dispositivos móveis.

Depois de postar uma foto em uma página da Web, considere legendá-la com uma frase humorística ou provocante. Muitas vezes, a própria imagem irá incentivar os usuários a compartilhar um post e outros a clicar nele ou promoverem o chamado reshare.

De acordo com o HubSpot, em um período de apenas três dias as pessoas costumam se lembrar de só 10% do que foi dito pela primeira vez. No entanto, com uma imagem relevante em anexo, as pessoas costumam reter 65% da informação.

Visual marketing é um ingrediente chave para atrair pessoas que estão mais propensas a se conectar à mensagem da marca do que com o texto sozinho.

Conclusão

Agora, é a sua vez.

A mídia social é um componente vital da estratégia online de qualquer marca.

Aumentar o engajamento nas redes aumenta a visibilidade da marca tanto lá como em ferramentas de busca online.

Ao fornecer opções simples de compartilhamento, automatizando a publicidade de mídia social, e criando uma atmosfera de comunidade, você vai conduzir o tráfego para o seu site, aumentar leads e a sua lucratividade.

Que estratégias nas redes sociais você tem utilizado com sucesso para melhorar o seu compartilhamento?