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Usabilidade que vende

Por: Flávio Rodrigues Maciel

Especialista em e-commerce e marketing de conversão. Empreendedor de internet desde 2001, formado em TI e Marketing. Fundador da Sherlock Commerce - Marketing de Conversão para E-commerce.

No comércio eletrônico, a usabilidade é o verdadeiro vendedor. Informações claras e interfaces realmente amigáveis têm o poder de turbinar suas vendas.

E, de todas as fases que envolvem a venda no e-commerce, o passo de pagamento é a que desempenha o papel mais crítico. É dela que vamos falar.

Se períodos de muitas vendas como o Natal podem transformar pequenos problemas de usabilidade em grandes dores de cabeça, o que dizer se o problema encontra-se justamente no sistema de pagamento?

No iPagare, costumamos ouvir lojistas virtuais que utilizam outros sistemas de pagamento perderem de 40% a 90% de suas vendas por inconvenientes como:

  • Processo de pagamento confuso com cadastros adicionais
  • Demora na confirmação dos pagamentos
  • Sistema de pagamentos frequentemente fora do ar
  • Pagamento recusado sem justificativa
  • A ocorrência de janelas pop-up

Por usabilidade no processo de pagamento, entende-se que o cliente deve poder efetuar o pagamento online:

  • com o menor número possível de telas e cliques
  • com o menor tempo de espera para a confirmação do pagamento
  • da maneira mais intuitiva e amigável, respeitando padrões do mercado

Gateways de pagamento de modo geral são os sistemas de pagamento que melhor ajudam a loja virtual a atingir estes objetivos.

E recursos como Compra com 1 Clique, Cofre e Integração Webservices são exemplos de recursos presentes no gateway de pagamentos iPagare que ajudam a loja virtual neste sentido e permitem:

• Oferecer um processo de pagamento mais rápido e fácil
• Favorecer a venda por impulso
• Estimular clientes a realizar novas compras e fidelizá-los

Usabilidade na etapa de pagamento é assunto sério. Ao contratar o fornecedor de pagamentos, priorize os critérios que trarão impacto positivo para as suas vendas.