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Uma oportunidade de vendas chamada Black Friday: esteja pronto!

Por: Sidney Zynger

Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.

Para quem trabalha no comércio, físico ou virtual, o mês de novembro significa uma importante campanha de vendas: a Black Friday. Neste ano, o e-commerce vem carregado de ainda mais significado, já que passamos por um ano atípico e que o comércio online passou a ganhar novos consumidores e também novos lojistas.

À essa altura, os lojistas de e-commerce já devem estar com a operação de vendas estruturada, com o estoque em dia e a campanha promocional já sendo divulgada nas redes sociais e também na loja virtual.
De toda a forma, separei algumas dicas para quem precisa organizar o seu negócio de última hora. Corre que ainda dá tempo de garantir sucesso na Black Friday 2020.

Estruturação é o primeiro passo

Antes de qualquer dica, é importante destacar a importância de o lojista pensar como lojista, e não como consumidor na hora de organizar a sua campanha de vendas. Isso porque as etapas devem ser antecipadas: organização da operação, controle de estoque, separação de produtos promocionais, divulgação de card e banners nas redes sociais, loja e marketplace, entre outras ações que devem vir antes das vendas em si.

A Black Friday é uma das maiores campanhas de venda da Internet — mesmo no Brasil, que iniciou em 2010. A data vem ganhando força a cada ano e, mais do que nunca, o brasileiro já aderiu ao formato de compra online. Ressalto ainda que o cliente optará por compras nos canais que sentir segurança e vantagens como preço, navegabilidade, atendimento e prazos de entrega interessantes.

Outras dicas para destacar seu e-commerce na Black Friday:

Gestão segura e eficiente

Quem empreende no e-commerce sabe que o trabalho de cadastro, integrações, emissão de notas e controle financeiro acaba ficando bastante concentrado no gestor do negócio. Por isso, contar com um sistema de gestão ERP online para automatizar processos e fazer boas conexões com fornecedores e parceiros logísticos é fundamental. O ERP integrado também auxilia na sincronização do estoque aos múltiplos canais de venda e emissão de notas fiscais e boletos bancários.

Faça-se presente ao seu cliente

Quando o empreendedor conhece o perfil do seu público, fica mais fácil distribuir campanhas de divulgação e impactar o cliente da forma correta. Nesta época o consumidor é abordado pelos mais diversos canais sobre vendas e promoções da Black Friday. Ele precisa saber sobre a sua loja, é importante se fazer presente para ser lembrado durante a campanha de vendas. O perfil do consumidor de e-commerce é pesquisar em muitos canais antes de efetivar a compra. Ofereça ações exclusivas, como conteúdos direcionados, e destaque a data e produtos da promoção para ele ter em mente.

Atendimento é crucial

Bom atendimento, agilidade no retorno ao cliente, mostrar sua boa reputação perante o consumidor… São alguns fatores de grande importância em uma campanha onde praticamente todo o comércio estará com descontos atrativos. O valor dos produtos é importante, mas condições de pagamento e entrega rápida ou gratuita são fatores determinantes para a finalização da compra.

A comunicação entre os canais de venda deve ser aberta e disponível, a fim de tirar dúvidas e também dar mais detalhes sobre os produtos. Além das vendas, a Black Friday é também uma oportunidade de atrair o cliente e conseguir uma fidelização a partir desta primeira experiência.

Considere vender em múltiplos canais

Adotar como estratégia a venda em múltiplos canais é importante, seja em operações híbridas como loja física e virtual, ou integrando aos marketplaces. É uma forma de ir ao encontro do consumidor que já busca por canais de confiança para realizar as suas compras.

A Black Friday ocorrerá no dia 27 de novembro, e você deve estar estar preparado(a) para uma campanha agressiva, com bons produtos, bons preços e condições para os negócios acontecerem com facilidade. Também é válido pensar em ações de Black Week, onde a semana toda é possível oferecer alguns descontos especiais. O consumidor está aguardando ávido por novidades e muitos também já antecipam compras de Natal, férias e final de ano nesta data. Portanto, esteja preparado(a) para atender o cliente da melhor forma possível.

É preciso estar atento para tornar a jornada de compra do cliente incrível, desde a pesquisa, imagens dos produtos, atendimento na finalização da compra até o recebimento do produto.