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Uma nova jornada de consumo: 55% já exige interações digitais em suas compras

por Marcio Mota Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022   Tempo de leitura: 3 minutos

Em busca de conveniência e preços baixos, os consumidores estão cada vez mais criativos ao construir (e desconstruir) suas jornadas de compra . Usando tecnologias diversas, navegando de forma incerta e sem um padrão definido, eles esperam que as marcas façam o mesmo e estejam antenadas aos movimentos e demandas de toda uma nova forma de comprar produtos e serviços. E você, já está preparado para participar da nova jornada de compras de seus clientes?

Em 2022, as linhas que delimitam o online e o offline estão cada vez menos nítidas e os consumidores exigem uma experiência fluida ao interagirem com plataformas e pontos de contato presentes em ambos os ambientes. Comprar na internet e retirar na loja; comprar na loja e receber em casa acompanhando a entrega pelo aplicativo; ou comprar pelo app e esperar que a loja mais próxima entregue no endereço indicado. Vai sair na frente quem oferecer uma experiência continuada e que extraia o melhor dos recursos de cada um. Ou seja, uma experiência rápida e eficiente em diferentes dispositivos através da web — aliada à conveniência, atendimento humanizado e estímulos sensoriais que só uma loja física pode oferecer.

Aliar essas capacidades e atender a estas demandas exige um time multidisciplinar engajado e focado nas características do seu cliente. É preciso entender para atender. Compreender como e quando atender os diferentes perfis de clientes alvo que fazem ou podem fazer parte da sua base de consumidores. Após passar 2 anos interagindo com telas no processo de compra, estas estão visceralmente integradas a esta jornada. Ainda que o varejo físico retorne gradualmente à normalidade, há uma novo normal ao qual será necessário se adaptar. Tecnologia é só o começo e já não é mais um diferencial competitivo tão relevante. Portanto, pessoas pensando em como encantar e interagir com pessoas é parte crucial para vencer neste cenário.

Há uma pesquisa realizada pela IBM (com mais de 19 mil entrevistados em mais de 28 países) sobre os novos hábitos de consumo, estilo de vida e sobre gastos com itens de primeira necessidade. Nela, mais da metade dos consumidores que responderam ao questionário já considera as interações no ambiente digital parte necessariamente integrante durante seu processo de compra. Sendo que 28% compra exclusivamente online, e 27% dos entrevistados primeiro usa a internet para pesquisa de preços e condições de frete, para só então se dirigir à loja física que melhor atendeu suas expectativas em relação ao que era procurado.

Esse é o cenário geral entre as categorias pesquisadas. Se considerarmos alguns setores em específico, como vestuário e calçados por exemplo, a fatia dos que exigem uma interação online durante a jornada de compra chega a incríveis 60% dos entrevistados.

Pois é, o espaço para quem ainda relega sua estratégia digital para um segundo plano está cada vez menor. Presença online significativa e bem trabalhada é imperativo nesses novos tempos de Phygital, jornada hibrida ou o nome da moda que você quiser usar. O importante é que você garanta que seu cliente encontre sua empresa bem posicionada, sempre que lembrar ou despertar para a necessidade do seu produto, o sucesso presente e futuro do seu negócio, cada vez mais, depende disso.

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