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Uma carta aberta aos novos profissionais de SEO

Caro novos profissionais de SEO,

Primeiro, deixe-me parabenizá-los. Seja por sorte ou por um bom planejamento, vocês já entraram no mercado em um momento em que a área está crescendo e praticamente todas as empresas decentes que conheço estão à procura de talentos. Então, vocês podem estar se perguntando por que eles não contratam vocês.

Faça primeiro, fale depois

Vocês estão fazendo isso na ordem errada. Vocês precisam ler isso (dica importante da @chriswinfield). Vou parafrasear: antes de abrir a boca para se gabar sobre como você é ótimo, prove. Sim, há pessoas arrogantes em SEO; e, sim, algumas delas ganham muito dinheiro, mas você não é uma delas (pelo menos não ainda). Sua postura pode te render alguns fãs no Twitter, mas a não ser que você esteja direcionando sua carreira para o cinema, fãs não vão pagar suas contas.

No entanto, não se trata apenas de arrogância. Perdi as contas de quantas vezes fui a eventos de networking e não consegui interagir com ninguém porque, simplesmente, eu não tinha nada para conversar. As pessoas não querem ouvir sobre o que você poderia fazer com tempo suficiente, dinheiro e feijões mágicos. Eles querem ouvir sobre o que vocês fizeram (ou, pelo menos, o que estão fazendo). Se quiserem que pessoas se interessem naquilo que fazem, então, façam algo interessante!

Construa algo (qualquer coisa)

Quando digo “faça algo interessante”, significa criar algo. Poderia ser um super artigo, como o que David Mihm faz anualmente, “Local Search Ranking Factors”. Ou poderia ser uma ferramenta, como a Local Citation Finder de Darren Shaw. Esses são apenas dois de dezenas de exemplos que impulsionaram um recém-chegado ao estrelato do SEO.

O fato é que construir algo não só mostra que vocês possuem habilidades, mas também que se comunicam em seu meio. Todos nós queremos ser tudo para todas as pessoas quando estamos começando, afinal estamos com medo de fecharmos qualquer porta. Não me interpretem mal – sou um generalista e eu valorizo, absolutamente, um amplo conjunto de habilidades.

O problema é que ser um generalista é horrível para o seu marketing. Se alguém perguntar o que você faz e sua resposta for “qualquer coisa que for pago para fazer”, prepare-se para não ser pagos. As pessoas querem o “cara WordPress” ou “cara link-building”. Encontre o seu nicho – uma vez que seu pé estiver na porta, então você poderá chutá-la e abrir bem.

Pare de se comparar

O cérebro humano é engraçado. Há dias em que você pode ser arrogante e duvidar de si mesmo tudo na mesma meia hora. Há uma área onde a Internet é especialmente terrível: ela te expõe cada dia a centenas de pessoas que são melhores em tudo que vocês. Supere isso. Vocês não têm que ser o número um, ou mesmo o número 10001 em algo. Escolha alguma coisa e faça-a até que vocês melhorem. Esse é o segredo para tudo.

No ano passado, eu terminei o desafio “100 push-up” (100 em um único conjunto). Sabe como fiz isso? Eu fiz um conjunto de oito, depois dois conjuntos, até chegar a cinco. Depois eu comecei a fazer cinco conjuntos de nove, dez, onze… Até que eu bati cinco séries de quarenta. Levei quase um ano, mas agora eu faço 200 por dia na maioria dos dias. Querem se tornar um especialista link-builder? Parem de assistir a vídeos de gatos e construam alguns malditos links.

Abocanhar 20% a mais

Vocês não irão crescer a não ser que forcem seus limites. As pessoas dizem isso o tempo todo, então, deixe-me fazer uma observação contra: sempre peguem 20% a mais do que acham que conseguem fazer. Na minha experiência, 20% é o ponto onde vocês se obrigam a continuar aprendendo, mas ainda podem cumprir suas promessas. Se vocês só fazem o que já fizeram, sempre terão pequenos projetos e resultados igualmente pequenos. Não mintam sobre suas capacidades, mas forcem a sua zona de conforto em todas as oportunidades que tiverem.

Trabalhe mais sábia e seriamente

Como técnicos, estamos naturalmente obcecados com a construção de uma estratégia melhor. Isso é ótimo e há sempre espaço para trabalhar mais sabiamente, mas também há uma linha tênue entre a eficiência e a preguiça. Cedo ou tarde vocês precisam parar de procurar atalhos e aplicativos do iPad e começar a fazer o trabalho. Aprendizagem o suficiente para se intitular um especialista leva centenas (talvez milhares) de horas, e construir um negócio online é um trabalho de tempo integral. Se quiserem entrar no jogo, vão em frente. Se quiserem ganhar a vida, então, comecem a trabalhar.

Diga às pessoas o que você faz

É surpreendente quantas pessoas conheço há mais de cinco anos na indústria e eu não sei o quê, especificamente, elas fazem. Esse é um erro que cometi, pelo menos nos primeiros dois ou três anos sendo autônomo no ramo. Eu supus que as pessoas sabiam o que eu fazia porque eu frequentava determinadas comunidades e escrevia sobre determinados temas. Claro, eles tinham uma vaga ideia da minha formação e experiência, mas enquanto não comecei a ser mais específico, novos clientes não começaram a aparecer. Diga às pessoas que tipo de trabalho que querem fazer, em detalhes. Se vocês estão procurando um emprego de período integral, diga explicitamente. Oportunidades não caem do céu só porque vocês estão abertos a elas.

Então, chegue lá, encontre o que te anima, gaste tempo, force os seus limites, crie algo e, em seguida, compartilhe essa emoção. Faça isso e colherá todos os frutos de uma indústria crescente.

Com amor,

Dr. Pete