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Um olhar sobre a filosofia de negócio de Jack Ma, do Alibaba

Ultimamente as pessoas têm me feito a mesma pergunta: “está cada vez mais difícil fazer negócios agora, será que eu ainda vou conseguir fazer dinheiro se eu abrir uma loja na Taobao?” [Taobao é um marketplace onde 8 milhões de varejistas chineses vendem – Internet Retailer). Muita gente entende que os outros fazem dinheiro no Taobao sem esforço, enquanto falham em lucrar um centavo, e logo querem desistir. Eles acham que começaram seus negócios muito tarde.

Na verdade, nunca foi fácil conduzir um negócio! Empreendedores têm que persistir para serem bem-sucedidos. Gastam dias e noites preocupados com isso e aquilo. Sacrificam o tempo com os amigos e familiares. Seus esforços poderiam simplesmente não ter resultado. Tornar-se rico da noite para o dia existe apenas nas novelas de TV. Você precisa dedicar tempo e esforço para estabelecer um negócio de sucesso. Gastar tempo e energia não garante sucesso, e você nunca ter sucesso.

Abrir uma loja no Taobao não é diferente. De fato, não são muitos donos de lojas que sobreviveram aos 13 anos de existência do Taobao. Era muito difícil abrir uma loja algum tempo atrás. Consumidores online eram raros, o sistema de entrega era ineficiente e o pagamento era um desafio. Aqueles que tinham lojas físicas pensavam que quem tentava ter uma plataforma online estava louco. É estranho que as pessoas que queriam se tornar ricas da noite para o dia desistiram ou fecharam suas lojas. Mas aqueles que perseguiram o interesse de conduzir suas lojas e comunicar com os consumidores foram bem-sucedidos. Muitos deles que começaram com um colaborador, estão agora gerenciando centenas de funcionários.

O primeiro elemento presente nesse tipo de sucesso é ter um coração totalmente dedicado. Você deve ser apaixonado pelo que faz. Porque quando você tem um coração para seus próprios produtos e serviços, e você tiver feedbacks positivos dos seus consumidores você será grato e vai se comunicar com eles com paixão e paciência. Acredito que as pessoas que sentem gratidão com frequência por outras estão melhor preparadas para o sucesso. Não importa se você falhar na primeira vez, o que importa é são aqueles que estão interessados nos seus produtos e serviços.

O segundo elemento para o sucesso é colocar o cérebro para trabalhar. Uma vez que você decidir o que vai fazer, você precisa considerar cuidadosamente como vai fazer. Isso é vital para os pequenos negócios encontrarem suas próprias qualidades – ser diferente e divertido enquanto desenvolve seu negócio, para criar conexões com seus consumidores. Fazer negócios não é simplesmente comprar e vender, é criar e explorar o mesmo conjunto de valores compartilhados com seus consumidores. Encontrar um consumidor que gosta do seu produto é tão valioso como encontrar uma alma gêmea. Você não é grato e empolgado quando encontra a sua alma gêmea?

O terceiro elemento é dedicação de tempo, energia e força física para o seu negócio. Os empreendedores mais exemplares encontram formas para melhorar seus produtos e serviços onde e quando estiverem. Eles agarram cada oportunidade e cada minuto para ouvir seus clientes e funcionários. Eles aprendem com seus erros. Eles encontram esperança quando estão desesperados e encontram oportunidades em suas preocupações. Ao longo dos anos, muitos disseram que o Taobao simplesmente tinha “sorte” e é verdade que existam elementos de “sorte” no sucesso. Porém, nós estamos onde estamos hoje porque nós levantamos cedo, saímos tarde, não dormimos e tivemos feridos mais curtos. Ralamos dia e noite e animamos uns aos outros no momento de frustração e desapontamento.

Então os negócios do Taobao são fáceis hoje? A resposta é definitivamente “não”. Mas você não pode um lugar melhor que o Taobao. Centenas de milhões de consumidores online visitam o Taobao todo ano. Se você achar o consumidor certo, você deve perguntar a si mesmo se você tem trabalhado seu corpo e mente suficientemente duro para isso. No passado você estava fazendo negócios para meia dúzia de pessoas e agora você está de cara com o mercado de consumidores de todo o seu país e até mesmo do mundo.

Então a pergunta é: seus produtos e serviços são únicos o bastante? Você consegue identificar suas almas gêmeas entre as centenas de milhões de consumidores? Como você cria fidelização no seu cliente entre as suas almas gêmeas? Quando o marketplace do Taobao começou, nós esperávamos que isso trouxesse felicidade para todos. Vender produtos é felicidade. Quando você tem problemas em vender seus produtos, encontrar o cliente certo vai trazer felicidade para você,

Desde o primeiro dia, o Taobao não foi projetado para funcionar como um shopping ou supermercado. Ao invés disso, nós estamos criando um estilo de vida compartilhado entre os jovens via experiência de compra. Esta é a verdadeira razão para as pessoas irem até o Starbucks – pela experiência de não pelo café. É um estilo de vida. Roupas caras não são feitas para manter as pessoas aquecidas, este é um estilo de vida.

O Taobao está trazendo inovação, originalidade e criatividade para a vida. Você pode encontrar quase tudo no Taobao. Curiosamente tenho observado que muitos varejistas bem-sucedidos no Taobao são aqueles que lidam com seus negócios como seus hobbies. Eles enxergam seus negócios de uma forma divertida e agradável de comunicação. Se ninguém está comprando, isso significa que você está fazendo isso errado. É simplesmente ridículo pensar que você vai encontrar seus clientes despejando dinheiro no marketing. Você precisa investir, mas usar sua criatividade para melhorar seu serviço é a chave.

A era do e-commerce apenas começou. Nas próximas três décadas ele vai decolar. No futuro talvez você não venda produtos reais, mas você vai usar sua criatividade e originalidade, suas esperanças e sonhos, para encontrar não apenas os seus consumidores, mas as suas almas gêmeas. O que você precisa aprender não é como fazer negócio, mas como encontrar um novo estilo de vida. Você não está gerenciando uma empresa, você está se tornando melhor.

O mundo é vasto e o e-commerce ainda tem mais 30 anos. Vamos testá-lo. Que tal focar em encontrar suas almas gêmeas? Ok se não estamos transbordando dinheiro. Nós só precisamos encontrar amigos que nos reconheçam.

Traduzido do chinês para o inglês por Alibaba. Também disponível no blog oficial do Alibaba.

Conteúdo original disponível em: https://www.internetretailer.com/commentary/2015/07/12/glimpse-business-philosophy-alibabas-jack-ma?p=2