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Um balanço da Black Friday em 2018

por Alberto Carreras Guerra Segunda-feira, 03 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Em um ano com os Shoppings Centers cheios e registro de novo crescimento de 23% no comércio eletrônico, segundo dados do E-bit,  completou-se a nona edição da Black Friday no Brasil.

Com muitas compras represadas devido à grande expectativa dos consumidores e ao momento econômico delicado do país, a Black Friday vai ganhando cada vez mais importância no varejo e adesão de todo o tipo de oferta e de empresas.

Algumas novidades como a Virada Black Friday no famoso bairro oriental da Liberdade, uma mistura de ação de desconto com atividades culturais e entretenimento para os cliente, registrou-se também shoppings e lojistas mais bem preparados e preocupados com o bem estar e experiência do cliente, oferecendo espaço para descanso e massagem, assim como entretenimento e monitores para as crianças que acompanhavam os pais nas compras.

Muitas empresas fizeram ações promocionais B2B, um importante campo potencial a ser explorado nas próximas edições, assim como venda de serviços, para quem adere, que cresce absurdamente e ainda tem muito a avançar.

Outra evolução importante nessa edição, foi a preocupação Omnichannel dos varejistas. Uma parcela significativa dos lojistas no e-commerce ofereciam serviços de retirada em lojas ou pontos físicos de apoio, com diversas formas, ferramentas e canais de compra, que vão desde as redes sociais, sites de busca, televendas, QR code, uso de chatbot, assistente virtual e  aplicativos.

Além disso, pequenos varejistas se beneficiaram muito do marketplace, especialmente daqueles grandes portais que oferecem apoio ao lojista em relação à entrega, recebíveis, estrutura, navegação, armazenamento e despacho, buscando cumprir a missão de facilitar a compra do consumidor e diminuir o atrito.

Mas em um ano tão difícil com promoções sendo oferecidas praticamente todo os meses, foi um grande desafio para a maioria dos lojistas aplicar descontos significativos em produtos que já vinham com remarcação.

Com isso vimos muita reclamação de clientes que esperavam descontos mais vantajosos, com crescimento de 22% das queixas em relação ao ano passado no site do ReclameAqui. Esse é um ponto de muita atenção, pois a cada ano as expectativas dos consumidores crescem e as empresas precisam se reinventar para não frustrá-los.

Mais uma vez a adesão das lojas abrindo na quinta-feira à noite e shoppings e supermercados virando a madrugada pelo menos até as 3 horas da manhã, mostra uma tendência que vai se solidificando para os consumidores mais impacientes.

Uma  questão chamou a atenção: a adesão de muitos lojistas à “Black Friday Antecipada”, que são as antecipações de ofertas desde o início de novembro.

Particularmente tenho minhas dúvidas sobre a eficácia deste tipo de ação, especialmente em excesso como se viu, por isso esta é um a questão que estou estudando e pretendo trazer os resultados no ano que vem.

Essas promoções antecipadas são bem vistas pelos consumidores? As pessoas realmente compram, ou os lojistas só estão gastando margem de descontos que deveriam  aplicar durante a Black Friday? Espero ter uma pista em breve para compartilhar com vocês.

Como parte dos meus estudos sobre Black Friday estou liderando com alguns colegas uma pesquisa que tem por objetivo entender as compras realizadas  pelos consumidores na edição da  Black Friday 2018 e também sobre a intenção  de compras de presentes de Natal e final de ano.

Como foi a Black Friday para você?  Compartilhe nos comentários!

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