Três dicas essenciais para encontrar seu nicho

por Breno Koscky Sexta-feira, 23 de Maio de 2014

Com o mercado de trabalho cada dia mais competitivo, os empreendedores em busca de sucesso precisam tomar alguns cuidados e escolher com bastante atenção o nicho de mercado no qual pretendem atuar. Apesar de parecer tentador atingir a todos os públicos e ampliar ao máximo sua oferta de produtos e serviços, segmentar o negócio pode ser o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso da sua empresa.

Por isso, antes de investir tempo e dinheiro em um e-commerce, estude detalhadamente o mercado, escolha com cautela o perfil dos clientes e avalie em qual segmento você poderá exercer seus serviços com excelência. Lembre-se que é mais fácil ser inovador e chegar ao topo em um mercado específico, em que você tem total domínio e sabe como ser o melhor.

Para te ajudar a encontrar o seu nicho de mercado, selecionamos 3 dicas matadoras. Vamos conferir?

1 – Determine seu público-alvo e o produto a ser vendido

Definir o que será vendido e o público a ser atingido são aspectos básicos e essenciais para delimitar o seu nicho de mercado. Por isso, antes de mais nada, defina quais serão os produtos comercializados e para quem você pretende vendê-los: esta segmentação é imprescindível para seu sucesso. Quanto mais específico for seu nicho, maiores as chances de dar certo.

Para delimitar seu público-alvo, faça uma avaliação do tamanho deste público, seu poder de compra, seus interesses, faixa etária, sexo e outras características importantes para traçar o perfil do seu cliente. Na hora de definir o tipo de produto a ser vendido, assegure-se de pesquisar seus custos de compra/fabricação e distribuição, o número de e-commerces semelhantes que já existem no mercado e quais as vantagens de comercializar estas mercadorias na web.

2 – Guie-se por aquilo que você conhece e se interessa

Gostar e entender o básico sobre seu nicho é fundamental para ter sucesso em qualquer negócio – e não é diferente quando se trata do seu e-commerce. Portanto, na hora de definir a natureza da sua empresa, busque assuntos que sejam compatíveis com seus gostos, conhecimentos e experiências – tanto profissionais quanto pessoais.

Se você sempre foi um aficionado pelo mundo de quadrinhos e super-heróis, por exemplo, será muito mais fácil e prazeroso abrir um e-commerce de HQ e toy arts do que um de artigos de bicicletas. Por outro lado, se você é um ciclista que sempre sentiu falta de uma loja virtual onde pudesse encontrar os melhores equipamentos e novidades da área,  este é um ótimo ponto de partida para estabelecer seu nicho.

Possuir conhecimento e interesse sobre certo segmento já é um começo promissor. De fato, tais fatores facilitam bastante a criação de um negócio rentável. A partir daí, é importante buscar os produtos mais interessantes para o seu público, os melhores fornecedores e um atendimento especializado que valorize seus clientes.

3 – Saiba o que as pessoas estão buscando: verifique a rentabilidade do nicho

Outro aspecto importante para quem está em busca de um nicho de mercado lucrativo é saber qual a necessidade e o desejo do seu público-alvo. Estes pontos podem ser identificados através de uma conversa com essas pessoas, de uma pesquisa mais aprofundada de mercado ou ainda através de mecanismos de busca na Internet.

Este termômetro virtual é capaz de fornecer dicas preciosas sobre as demandas atuais do público geral. Utilizando as ferramentas Google Trends e Google Adwords, por exemplo, é possível ter acesso a estatísticas de procura por determinadas palavras-chave no Google, como volume de buscas, locais onde são pesquisadas, sazonalidade, etc. Lançando mão destes recursos, será mais fácil identificar necessidades incipientes do público, ou seja, segmentos potenciais e lucrativos de atuação.

Através das dicas acima, torna-se mais fácil segmentar sua área de atuação e definir exatamente o que vender e para quem. Em suma, ter estas noções facilitará a definição essencial do seu nicho de mercado. Fique atento a estas orientações e boa sorte com seu e-commerce!

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.