Logo E-Commerce Brasil

Transparência em Marketing Digital

Por: Ricardo Zacho

é especialista em links patrocinados e co-fundador da MZclick.

mktdigital-polemica
O assunto é polêmico!

Várias são as variáveis, vários são os pontos de vista. Eu irei analisar apenas o ponto de vista do cliente. Esse é indiscutivelmente um ponto de vista relevante! Não acha?

Vários modelos de trabalho são propostos para atrair novos clientes (a qualquer custo!), porém vários deles só defendem um dos lados, o da agência. Ao invés de apontar modelos que considero errado, vou apontar o modelo que considero certo.

Regra Simples!

Os logins Administrativos DEVEM ser do cliente.

O cliente deve ter a preocupação em ser ADMINISTRADOR das contas desde o primeiro dia de campanha. Essa regra é importante, pois protege as informações da conta, garante a aplicação correta da verba (sem possibilidade de desvios) e dá transparência plena em todos os relatórios.

Parece óbvio, mas não é!

Você sabe quem é o administrador da sua conta no Google Adwords? No Buscapé? No Facebook? No Analytics? No LinkedIn? No Bing? Se a resposta for: Tenho dúvidas! Vou dar um conselho… Tenha cuidado!

Quando você não é o Administrador, desconfie! O Barato pode sair CARO!

Sabe o que acontece?

Se você resolve cancelar o contrato, seu histórico irá se perder! Será muito difícil conseguir acesso a essas informações. Sempre ficará a dúvida se os relatórios estavam corretos, quais ações foram feitas nas campanhas e quais foram os erros e acertos estratégicos realizados.

Você terá que começar uma nova campanha do ZERO.

Cuidado!

Algumas “agências” passam um acesso somente leitura ou padrão para que os clientes tenham a falsa sensação de acesso administrativo.

Eu comparo essa tática ao passado… quando algumas empresas tentavam segurar o cliente registrando o domínio com os dados da “agência”.

Ah! Lembrete básico! O domínio também deve ser criado em seu nome e com seus dados.

Transparência é Ética!

Converse, entenda esses pontos antes de contratar ou assinar contratos. A transparência e ética são conceitos fundamentais que devem ser aplicados desde o primeiro dia em TODAS as suas campanhas de marketing digital.

Republicado com autorização do autor. Texto original disponível em: http://www.mzclick.com.br/etica-e-transparencia-em-marketing-digital/