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A transformação da indústria automotiva

Por: Valéria Mancini

Valéria Mancini é especialista em comércio eletrônico, marketing e negócios digitais. Com mais de 10 anos de experiência no setor, Valéria é Account Manager da Alephee, uma empresa com três anos de mercado que ajuda marcas, distribuidores e varejistas em sua transformação digital, criando redes, conectando a cadeia comercial para desenvolver estratégias de comércio eletrônico.

A 4ª revolução industrial está transformando todos os setores da economia, inclusive a indústria automotiva. A tecnologia tem sido grande aliada do setor, proporcionado grandes avanços em toda a cadeia desde o início da produção industrial, especialmente na era fordiana.

Por conta da pandemia da Covid-19, o ano de 2020, se comparado a 2019, não foi tão expressivo para o setor automotivo em geral, registrando queda de 46% na quantidade de pedidos e de 37% no faturamento, segundo dados do relatório da Webshoppers. O ano de 2021 foi de recuperação para o setor, e as projeções de crescimento são positivas.

A transformação digital na indústria automotiva já é realidade e vai se potencializar ainda mais nos próximos anos.

Primeiros passos da transformação digital na indústria automotiva

Seria possível imaginar que algum dia se compraria carro pelo comércio eletrônico? Com experiências cada vez mais imersivas, essa tendência já é uma realidade. Um bom exemplo é a Renault que, mesmo antes da pandemia, em 2018, criou o “K-Commerce”, plataforma que permitia a venda do lançamento Kwid de maneira online.

O sucesso foi imediato e, em menos de cinco meses, a montadora vendeu mais de cinco mil unidades, representando 37% dos emplacamentos do modelo durante os primeiros meses de lançamento. Ainda nesse período pré-pandemia, também já era possível encontrar gigantes da mecânica e das autopeças explorando as possibilidades do e-commerce em seus negócios.

Mesmo para um grupo majoritariamente offline, o caminho para a digitalização era inevitável. Com a pandemia, o comércio eletrônico passou a ser uma realidade para diversos players do ecossistema, não apenas para montadoras e concessionárias, mas também para as lojas e revendas de autopeças, potencializando a capacidade de atingir mais e novos clientes e de ampliar as possibilidades de venda por meio do uso do catálogo digital, por exemplo.

Os benefícios da transformação digital

Com a retomada das atividades, os mundos online e offline passaram a coexistir e se suportar no setor, ampliando as possibilidades da indústria em impactar os clientes nos diferentes momentos da jornada de compra, oferecendo mais recursos e experiências agradáveis.

A digitalização tem trazido diversos benefícios para o setor automotivo, como:

  • Cadeia de suprimentos conectada: integração das equipes e processos que garantem processos padronizados e integrados para maior eficiência operacional.
  • Vendas online: a adoção do comércio eletrônico em toda a cadeia do setor tem sido exponencial, especialmente na área de autopeças, que tem adotado o catálogo digital para ampliar suas possibilidades de vendas.
  • Dados reais, em tempo real: acesso a dados e informações para tomada de decisões mais rápidas e eficazes dos gestores.
  • Foco no cliente: oferecer melhor experiência de compra e ter acesso a informações de consumo que possibilitam conhecer melhor o consumidor para aprimorar estratégias.

Pensando no produto final, podemos esperar um crescimento dos carros elétricos nos próximos anos, que já vêm apresentando crescimento ano a ano, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

A transformação digital no mercado automotivo já é realidade e vai se potencializar ainda mais nos próximos anos. Por isso, como gestor ou dono de um negócio digital, você não pode ficar de fora dessa revolução. Bons negócios!

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