A transformação digital e as inovações da tecnologia para o varejo

por Miriane Noronha Quinta-feira, 28 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Impulsionada pela crescente digitalização dos serviços e a ascensão de uma nova geração de equipamentos inteligentes, a Quarta Revolução Industrial tem promovido uma verdadeira disrupção na rotina de empresas de todos os portes e segmentos. Além de transformar as Indústrias, a evolução da tecnologia impacta outros setores e mercados, como é o caso do Varejo. Grandes e pequenos varejistas são diretamente desafiados a oferecerem experiências únicas a seus clientes, agregando novos recursos e modelos de negócios a suas operações.

Em decorrência desse cenário, assistimos ao desenvolvimento de soluções e sistemas inteligentes para otimizar a performance das operações de frente de caixa, integração de terminais de pagamento eletrônico, gestão de numerário e muito mais.

Um sistema de caixa automatizado, por exemplo, pode simplificar o gerenciamento das transações e, ainda, reduzir custos com transporte, segurança e logística de valores.

Mas, para atingir o objetivo de se adequar e maximizar a performance de cada negócio, é importante que as empresas busquem soluções efetivamente alinhadas às suas características e aos seus modelos de vendas. Uma única loja pode exigir centenas de configurações de TI e de pagamento específicas, de acordo com seu tamanho e necessidades.

Transformação digital no varejo

Ao adotar tecnologia e estratégia, os varejistas serão capazes de aprimorar seus serviços, agregando mais inteligência à operação diária e, paralelamente, melhores experiências aos seus consumidores.

O trabalho realizado por grandes redes de supermercados, com a inclusão de sistemas de self checkout e identificação de clientes, que maximiza a personalização das ofertas, é um exemplo de como é possível utilizar a tecnologia para agilizar e melhorar a relação com os compradores e, ao mesmo tempo, ampliar os ganhos nas vendas.

A inovação, no entanto, não se resume a caixas autônomos e máquinas de pagamento 100% digitais. Até porque a realidade de grande parte dos comerciantes permanece cercada por antigos desafios.

Prova disso é que, apesar dos avanços no segmento de pagamentos digitais, ainda temos uma grande movimentação de dinheiro físico no País. Uma recente pesquisa do Banco Central revelou que mais de 95% dos brasileiros ainda utiliza regularmente cédulas e moedas para fazerem compras e pagar contas.

Outro item importante e que não pode ser esquecido nesse cenário de inovação do varejo é que ainda estamos diante de uma sociedade bastante desbancarizada. Temos cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil que não movimentam a conta bancária há mais de seis meses ou que optaram por não ter conta em banco.

Esse total, que representa quase um terço da população adulta e economicamente ativa no País (29%), é responsável por movimentar mais de R$ 800 bilhões por ano.

Números como esses deixam claro a importância que as tecnologias terão para agilizar os pagamentos e incluir as pessoas em um novo universo de meios eletrônicos de pagamento e de transações online.

O avanço do varejo se dará com apoio de processos de renovação com soluções preparadas para otimizar as rotinas de negócios como um todo, seja qual for o modelo de transação escolhido pelo consumidor (dinheiro físico ou digital).

Por mais diferentes que sejam os projetos de cada empresa, o fato é que essa jornada de evolução deve focar em uma entrega positiva para toda a cadeia econômica do País.

Com varejistas mais preparados para o futuro, a rede bancária ganha em movimentações, os clientes ganham em agilidade e conveniência e os lojistas atraem oportunidades. Essa é a verdadeira soma a ser perseguida pela transformação tecnológica no comércio.

Teremos muitos avanços digitais, com novas soluções de software, hardware e serviços, para remodelar o dia a dia dos varejistas de todos os portes e segmentos. Com tecnologia de ponta, as marcas terão novas possibilidade de aproximação com seus consumidores, tornando os negócios cada mais bem-sucedidos.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.