Acesso rápido

Transformação da informação: saiba como tangibilizar um dado

por Gustavo Esteves Sexta-feira, 28 de setembro de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas vezes, durante uma análise de Web Analytics, acabamos encontrando dificuldades para tangibilizar um dado. Ou seja, em transformar esse dado em algo mais concreto e de fácil entendimento. Aqui nós passamos por isso com frequência, tanto em nossas consultorias como também internamente em nosso blog. E a melhor forma que encontramos para lidar com esse problema foi cruzar informações de diferentes ferramentas para chegar em uma conclusão.

Para facilitar a explicação falarei do Hotjar, uma ferramenta que utilizamos bastante para tangibilizar um dado e concluir análises. Mas como isso é feito?

Imagine um cenário onde você está analisando uma taxa de saída de 60% em uma página de cadastro, e a média do seu site é de 43%. Com certeza tem algo nessa página fazendo com que o usuário saia do site e não siga o fluxo.

Você pode investigar mais informações nesta página, como o tempo que o usuário leva para sair e se ele visualiza 100% do scroll. Isso vai te ajudar a reunir mais argumentos para poder entender melhor o seu comportamento na página e tornar cada vez mais fácil de compreender os motivos.

Com o Hotjar, por exemplo, você consegue pegar essas informações analisadas e reunir com um vídeo do usuário na página. Certamente, ao analisar esse vídeo você identificaria, por exemplo, em qual campo o usuário está saindo do site. E ao cruzar esse dado com a taxa de saída, conseguirá saber exatamente se com aquele campo o usuário interage, clicando sem preencher, e logo após isso abandona o site.

Imagine que você é uma instituição de ensino online e possui uma página com um formulário, que o usuário necessita preencher por completo para garantir a sua pré-matrícula. Você mediu que essa página está com 60% de saída e a sua média é de 43%, como citamos acima. Ao analisar os vídeos do Hotjar, você identifica que pede para o usuário o título de eleitor e também o certificado de reservista. SÉRIO! Você que está lendo esse artigo sabe de cabeça qual é o seu título de eleitor e seu certificado de reservista? Muito provavelmente não, pois são documentos pouco utilizados. O Hotjar pode te ajudar a tangibilizar que o usuário está abandonando o site nessa parte de preenchimento de documento, pois é algo específico e que as pessoas não possuem de cabeça ou de fácil acesso.

E você, que é a instituição, vale o pensamento: será que realmente precisa dessa informação para garantir a pré-matrícula do usuário? Se não precisar, qual é o motivo de você estar pedindo isso online? Talvez você percebesse que era exatamente nesse momento que o usuário abandonasse o site durante o preenchimento. Mas, de qualquer forma, ainda seria apenas um achismo, e não uma certeza.

O que estamos falando aqui é justamente para você tangibilizar esse dado. Mostrar em vídeo que o usuário está indo embora do seu site ao clicar naquele campo, o qual não está preenchendo.

Outra forma de você tangibilizar seria fazendo uma pesquisa com o usuário após ele fazer uma compra, ou até mesmo quando ele estiver saindo do seu site.

Por isso, também é válido ouvir e analisar o seu usuário. Com ele te dizendo o que quer, será a forma mais barata de tangibilizar e comprovar um dado!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.