Acesso rápido

Trade-Off de marketing digital interno ou em agência para o seu e-commerce

por Fabiano Cruz Terça-feira, 29 de setembro de 2015

Um artigo redigido por alguém que é responsável por novos negócios de uma agência, sobre a tomada de decisão entre internalizar ou terceirizar, gera uma certa desconfiança sobre imparcialidade mas estarei aqui reforçando a habilidade da empatia, me colocando no lugar de um varejista.

Realmente admiro e entendo a complexidade das decisões pelas quais você tem que tomar, diante tantos pontos referente ao negócio, como modelo de logística a adotar em seu fulfillment, se vale ou não criar uma afiliação em um adquirente direto e contratar um anti-fraude ou ir para um gateway de pagamento que já tenha a gestão de fraude inclusa, se faz sentido vender mesmo dentro de um marketplace e, de quebra, ainda qual é o tipo de plataforma que vale adotar na operação se OpenSource, SaaS ou On-Premise.

Depois disso, tudo, para compor todos os valores que farão parte da sua operação no dia a dia, além dos impostos (sempre nos acompanham), vem a linha do seu DRE que será uma das mais importantes: MARKETING. E agora?

Equipe Interna
Caminhando neste percurso, tendo uma folha de pagamento com a contratação de uma equipe interna para desenvolver o marketing digital do e-commerce, deve-se considerar que precisará de estratégias de inbound marketing, performance, UX e design, falando de forma simplista. Negligenciando algum ponto, você pode até ser eficiente e não eficaz como poderia, todavia, o tempo de produção será reduzido pois os profissionais trabalharão apenas para sua loja que é positivo.

Contratação de Agência
Indo por esta rota, escolhendo uma agência que tenha cases e clientes que endossem suas atuações no mercado, você terá uma operação aproveitando experiências renovadas pelo perfil de profissionais que atendem a outras empresas e com isso, insights diversos podem surgir sendo um ponto positivo. Contudo, o fator tempo amplia devido a organização de solicitações (briefings) e alocação dos profissionais para a sua produção quando em fee mensal por horas.

Core Business fará a diferença na decisão
Para saber o que vale a pena para o seu e-commerce neste trade-off é realmente olhar para o que de fato é o core do seu negócio. Se a sua loja é baseada na cadeia puxada (make-to-order), ou seja, os produtos são personalizados ou confeccionados com o pedido realizado, significa que os esforços de marketing serão concentrados no porquê comprar na sua loja, pelos atributos de matéria-prima, valores da empresa, e terá foco para tomada de decisão do consumidor até antes de chegar no checkout pois ele entrará em sua loja mais propenso a converter. Uma equipe interna poderá colaborar mas o processo de pesquisa e gestão de marketing uma agência tende a ser uma estratégia mais assertiva.

Quando a loja tem o foco em uma cadeia empurrada (make-to-stock), com produtos já fabricados só esperando o consumidor escolher qual SKU comprar para receber em casa, na maioria dos casos você tem a escolha de produtos para vender, e vai se apoiar em grandes campanhas dos fabricantes para otimização em processos de criação, alinhamento de comunicação e reação da concorrência com redução de preços, justificando ter equipe interna trabalhando com a média histórica de vendas e sazonalidade. Certo?

Entretanto a estratégia para atração e retenção de clientes continua sendo um grande desafio devido as inúmeras competências e análises que são exigidas para um plano de marketing efetivo e para tal, caso não consiga headcount (budget) suficiente para todas as necessidades, vale um modelo misto de equipe interna e externa (agência) complementando o que não for viável devido ao momento econômico que estamos.

Deixar 100% em uma agência pode ser uma opção constante ou temporária, o grande ponto é alinhar o nível de serviço de acordo a necessidade da operação, conforme seu budget disponível e competências necessárias para ter uma excelente atuação com ROI em vendas e fidelização.

Espero ter colaborado em colocar mais insumos na sua tomada de decisão. Se puder colaborar em algo mais, entre em contato.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. olá, tem alguém que possa me ajudar sobre pesquisa de marketing digital, marketing contábil nas redes sociais, para o meu mestrado, que envolva isso, mkt digital on line na contabilidade, artigos científicos, livros sobre mkt digital,etc…

    Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.