Tracking ativo: 3 motivos para aderir já ao rastreio personalizado

por Fabio Garcia Segunda-feira, 02 de agosto de 2021   Tempo de leitura: 8 minutos

Atualmente, fazer as entregas das compras dentro do prazo previsto não é um diferencial para o e-commerce. A maioria dos lojistas já está ciente que o envio rápido é um dos quesitos analisados pelos clientes na hora de decidir comprar em uma loja ou na concorrência.  Portanto, o que antes era entendido como algo que agregava muito valor ao seu negócio, hoje, os consumidores veem como uma obrigação da empresa.

Desta forma, é preciso se reinventar e usar de inovações tecnológicas para se destacar em meio a tantos comércios varejistas on-line, haja vista o aumento de empresas que iniciaram no ramo de vendas virtuais com a chegada da pandemia.

Aumento da concorrência

De acordo com a pesquisa “Perfil do e-commerce brasileiro”, encomendada pelo PayPal em parceria com a Big Data Corp, houve um aumento de 40,7% de lojas virtuais no país de agosto de 2019 até o mesmo mês no ano passado.

Leia também: Como melhorar a entrega do produto e os custos com soluções logísticas?

O estudo mostra que foi o maior crescimento de e-commerce no Brasil desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2015. Isso porque no ano passado as lojas virtuais superaram a marca de 1,3 milhões de unidades.

Em 2019, antes do início da pandemia, o país tinha cerca de 930 mil e-commerces, o que mostra que, diante das restrições impostas pela covid-19, os empreendedores recorreram ao comércio virtual para continuarem vendendo ou se iniciarem no mundo do varejo digital.

E o tiro foi certeiro para a maioria desses empreendedores, uma vez que, assim como houve o aumento das lojas virtuais, também aconteceu um enorme crescimento nas vendas. Em meio a tantas lojas querendo vender e tantos consumidores querendo comprar, o nível de exigência aumentou e, consequentemente, a qualidade dos serviços também.

Um dos benefícios que os e-commerce que desejam se destacar diante da concorrência podem oferecer aos clientes é o serviço de tracking.

O famoso rastreio da mercadoria não é algo novo e já é oferecido há tempos nos Correios e em algumas transportadoras. Contudo, como comentei inicialmente, empresas que querem atuar com diferenciais no mercado devem apostar em inovações tecnológicas.

Pensando nisso, o antigo rastreio, cheio de números, letras e diferentes canais para obter uma informação, se modernizou e passou a ser o tracking ativo.

Entenda mais sobre essa modalidade de rastreio personalizado e os motivos para oferecer já esse serviço aos seus clientes.

1. Praticidade

A praticidade é uma das principais vantagens do tracking personalizado. Com ele, o serviço é feito de forma ativa, ou seja, sem o cliente precisar solicitar a localização ou ter que acessar algum site para descobrir a localização da sua compra.

Com o tracking ativo, a localização da mercadoria e o status são enviados pelo WhatsApp do cliente de forma automática.

Isso facilita a rotina de quem compra, que não precisará pesquisar – seja no site dos Correios, da loja ou da transportadora – o status da compra, uma vez que receberá as informações na palma da sua mão, podendo fazer o acompanhamento do produto em tempo real.

Essa vantagem vai além da comodidade gerada para o consumidor, pois a praticidade também influenciará positivamente no trabalho do lojista, que terá menos solicitações no serviço de atendimento ao cliente em relação à entrega de mercadorias.

2. Segurança

Serviços de tracking com inteligência logística podem trazer segurança para as entregas. Isso porque o lojista conseguirá acompanhar em tempo real o trajeto feito pelo produto.

Em caso de alguma anormalidade, pode ser feita uma intervenção a fim de averiguar possíveis falhas. Essa possibilidade antecede o surgimento de problemas e evita atrasos nas entregas, extravios de mercadorias e até furto de produtos.

Com isso, o cliente recebe a compra dentro do prazo ou, caso haja alguma intercorrência, será avisado antecipadamente sobre possíveis atrasos.

Além disso, a segurança gerada pelo rastreio personalizado pode auxiliar nas finanças do negócio, uma vez que reduz gastos com reposição de produtos.

3. Boa experiência

Para o cliente, comprar e ter a certeza de que seu produto chegará intacto e dentro do prazo já traz, por si só, uma experiência positiva de compra.

Se agregado a isso houver a preocupação da empresa em se comunicar de forma eficiente e personalizada, com informações a respeito do pedido, melhor ainda, não é mesmo?

É por isso que o tracking ativo gera uma boa sensação de compra e aumenta a satisfação do cliente, fazendo com que a experiência positiva com a marca o faça lembrar-se dela na próxima vez que for adquirir uma nova mercadoria.

Inovar para se destacar

As inovações tecnológicas, como as logísticas, geram inúmeros benefícios para os lojistas de e-commerce e seus consumidores.

O tracking ativo, por meio do envio de mensagens aos clientes para mantê-los atualizados sobre o status da compra, pode, portanto, reduzir os custos com os serviços de atendimento ao cliente, uma vez que a comunicação será automatizada e personalizada.

A automatização e personalização das mensagens também melhora a comunicação com os clientes e, consequentemente, aumenta a satisfação desses consumidores com a experiência positiva de todo o processo de compra até a entrega do produto.

Por isso, se quer destacar o seu negócio, é hora de aderir ao serviço de tracking ativo no seu varejo. Esse rastreio personalizado pode facilitar a sua vida e a dos seus clientes.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER