Logo E-Commerce Brasil

Como a qualidade de trabalho da equipe impacta positivamente os resultados da empresa

Por: Mariana Reis

Profissional com mais de cinco anos de experiência no mercado de tecnologia, passando por empresas nacionais e multinacionais e empresas de recrutamento focadas em tecnologia da informação.

Em tempos em que o home office se tornou o novo comum, as equipes tiveram que se inovar e entender o que fazer para continuarem evoluindo.

O mesmo acontece com a maneira como gerenciamos nossa nova maneira de trabalhar, os novos desafios que vêm junto com ela e como continuar atuando tão bem quanto presencialmente.

Os colaboradores, hoje, estão experimentando um aumento nas distrações e interrupções durante o período de trabalho. E, embora, possa parecer difícil se avaliar constantemente durante este período de transformação, focar na melhoria contínua da equipe é uma ótima maneira de mantê-los focados e trabalhando em prol dos objetivos da organização.

Hoje, a informação e o conhecimento são peças-chave para o sucesso de um negócio, e a gestão de equipes se tornou uma das atividades mais importantes dentro das empresas, tendo em vista que as pessoas são o componente fundamental para que as metas sejam atingidas e a organização tenha sucesso.

Gerir equipes é tão importante que, atualmente, muitas empresas dedicam parte do orçamento para moldar líderes capazes de manter os times engajados e com a capacidade de aumentar a produtividade de cada setor. E, para que todos trabalhem em prol de um objetivo, é importante investir esforços na gestão de equipes, fazendo com que isso se torne uma grande aliada no aumento do resultado da empresa sem precisar fazer novos investimentos.

Mas como identificar se a qualidade do trabalho da sua equipe tem impactado os resultados do negócio? E como melhorar isso enquanto as metas e as demandas são aumentadas e alteradas, constantemente? Confere este texto até o final que eu posso te dar uma luz.

1 – É essencial manter o time motivado. Uma maneira de conseguir isso é compartilhando informações.

Quando um time está motivado, os funcionários trabalham melhor e de forma mais eficaz. E por isso é essencial sempre encontrar maneiras de potencializar o engajamento da equipe. Uma maneira sutil e eficiente é mostrar o quanto cada um dos colaboradores é importante para a empresa. E isso pode ser feito a partir do momento que são divididas as conquistas e compartilhadas as novidades e as notícias.

Um bom gestor tem que ser, também, organizado, para que os subordinados entendam o papel deles em cada momento da empresa e como isso reflete no sucesso do negócio.

2 – Deixe todos alinhados para que trabalhem pelas mesmas metas.

Primeiro de tudo, saiba quais são os objetivos da sua equipe. Crescimento, plano de carreira, metas pessoais e o que mais gostam de fazer. Cruze tudo isso com as metas da sua empresa. A partir daí, é possível criar um planejamento estratégico mais eficiente e com expectativas mensuradas.

Cada colaborador precisa ter, inclusive, metas individuais dentro da organização. E, claro, é importante que os objetivos sejam atualizados com frequência, visto que é comum que haja alterações na economia, no mercado e nas demandas da empresa.

Uma boa gestão precisa estar antenada, acima de tudo, sobre atualizações e possíveis alterações de percurso. E esses cuidados são essenciais para garantir que todos os colaboradores estejam no mesmo barco, atrás de resultados melhores e que, em longo prazo, tragam maior lucratividade. Esse é o mundo ideal, não?

3 – Saiba gerenciar o tempo e dar feedbacks constantes.

Entender como comandar o tempo e as atividades é essencial quando o assunto é gestão de equipes. Isso porque times sobrecarregados podem atrasar com frequência as entregas de uma empresa, além de se desmotivarem pelo estresse gerado com o acúmulo de atividades.

Quando o tempo é gerido de forma eficiente, esse fator auxilia na produtividade da empresa. Outro fator que contribui para essa potencialização é a entrega de feedbacks constantes. Isso porque é, também, papel do líder sempre evidenciar os pontos fortes de cada colaborador e direcionar onde cada um pode melhorar.

É importante dar feedbacks construtivos, chamando cada colaborador individualmente para conversar sobre pontos que podem ser melhorados. E, se você quer fazer isso de uma forma mais “fácil” e eficiente, leve sempre exemplos para pontuar as observações, dando, inclusive, dicas de como essa evolução pode acontecer. E, claro, não deixe de dar devolutivas positivas, para que cada um entenda que os esforços realizados são reconhecidos. Isso pode ser feito individualmente, em reunião ou até mesmo em e-mail coletivo. Elogios são a melhor ferramenta de motivação para a equipe. E, claro, não deixe de comemorar cada conquista da empresa com o time.

Se o time não trabalha com o máximo do potencial, pode apostar que existem falhas na comunicação interna da sua empresa. Por isso, é importante que cada gestor consiga ter esse diálogo transparente para manter os colaboradores sempre motivados e bem direcionados rumo ao que a empresa quer.

Leia também: E-commerce como um todo: a interdependência das partes para o sucesso do seu negócio